Community Spring Cleaning week is here! Join your fellow Maveryx in digging through your old posts and marking comments on them as solved. Learn more here!
Free Trial

Fórum

SOLUCIONADO

Não gerar TXT se a base vier vazia

andressasousa
Átomo

Boa tarde!

 

Eu sou nova na comunidade Alteryx, e estou tentando reconstruir um fluxo que atualmente faz uma consulta no Hive e salva o resultado num txt, mas algumas vezes a base do Hive da problema e fica vazia e isso impacta na minha rotina de dados.

Estou tentando criar um fluxo em que exista uma verificação nos dados antes de salvar em txt, porém estou com dificuldades nisso, olhei em vários exemplos e não consegui reproduzir, poderiam me ajudar por gentileza?

Segue print de exemplo do fluxo

4 RESPOSTAS 4
marcusblackhill
12 - Quasar
12 - Quasar

Oi @andressasousa !

 

Olha, acredito que poderia ter algumas abordagens para esse problema, uma caminho seria adicionar isso após entre sua ferramenta do hive e o output:

marcusmontenegro_0-1618940559103.png

Faça nessa ordem:

  1. Conecta o Hive em um Union Tool
  2. Conecta o Hive em um count record em paralelo
  3. Conecta o count records no Union tool
  4. Configura o Union tool assim:
Saqueador
- Auto Config by Name
- Ignore - Continue Processing Records
- No output Order, marca o "Set a Specific Output Order"
- Deixa o #2 acima do #1( usa as setas da direita pra isso)
marcusmontenegro_1-1618940643210.png

5. Liga um Error message no union tool e configura assim

 

 

Saqueador
- Marca o "Before Rows where expression is True"
- Usa a formula [Count]=0
- No message Type coloca o "Error - And Stop..."
- No message expression escolhe o que quer mostrar, por exemplo o "erro"
marcusmontenegro_3-1618940861280.png

6. Clica em alguma parte do canva para ver as configurações do workflow

7. Clica em Runtime

8. Na parte de baixo, marca o "Cancel Running.."

Saqueador
marcusmontenegro_4-1618941064197.png

Espero que esse passo a passo te ajude, assim ele vai gerar um erro quando não tiver dados e vai parar o fluxo antes de tentar salvar. Quando tiver dados, vai existir a linha do count lá, mas pode tirar de varias formas, como ela vai ser sempre a primeira linha pode por exemplo usar um Sample tool após o error message configurado para pular a primeira linha.

Saqueador
marcusmontenegro_5-1618941189268.png

 

Se essa solução tiver resolvido o caso, lembra de marcar como solução para facilitar que outros encontrem essa resposta, caso contrário, continue postando aqui até conseguirmos te ajudar melhor!

 

 

 

 

 

 

 

 

andressasousa
Átomo

 

 

 

marcusblackhill
12 - Quasar
12 - Quasar

Fico feliz em ajudar @andressasousa !

 

Sempre conte aqui com a comunidade 😉

FláviaB
Alteryx Community Team
Alteryx Community Team

Seja bem-vinda à Comunidade Alteryx, @andressasousa

Como você viu, estaremos sempre aqui à disposição. Aproveito para convidá-la a explorar alguns recursos muito úteis que podem te ajudar com as ferramentas e os fluxos de trabalho. Dê uma olhada na nossa série Domínio de Ferramentas e também nas Lições Interativas da Academia! 

Flávia Brancato
Rótulos