Free Trial

Fórum

NÃO CONSIGO IMPORTAR VÁRIAS PLANILHAS PARA MONTAR UM ARQUIVO

jessicatocci
Átomo

Eu consegui importar uma planilha, o programa leu e importou certinho. 

As outras duas planilhas que tento importar têm exatamente a mesma formatação e o programa informa a mensagem:

"The file "C:/ xxxx"  has a different number of fields than the 1 st file in the set and will be skipped."

 

Na hora que eu vou solicitar a inclusão das outras planilhas eu Inclui o asterisco para puxar todos os arquivos da pasta.

Na pasta onde busco tem apenas os três arquivos que tento importar. Já tentei importar como .CSV e como .XLSX.

 

Podem me ajudar?

4 RESPOSTAS 4
carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

Bom dia @jessicatocci tudo bem?

Tenta usar essa técnica. Você le um diretório pegando todos os nomes dos arquivos, e le cada um deles independente usando o dinamic input.

Neste caso a única coisa que pode mudar é o nome do arquivo, o nome da planilha terá que ser o mesmo em todos os arquivos.

carlosteixeira_0-1636458864851.pngcarlosteixeira_1-1636458901728.png

 

Caso o nome das planilhas internas mudem precisará fazer de uma outra forma.

 

OK?

 

Abraços

 

Carlos A Teixeira
marcusblackhill
12 - Quasar
12 - Quasar

Oi @jessicatocci !

 

Dá uma olhadinha se a solução do grande @carlosteixeira já não resolve aí a sua situação.

 

Alternativamente, o que posso te sugerir primeiramente para o caso dos arquivos em CSV é fazer como tentou antes, importar eles usando o wildcard ( * ), mas mesmo sendo CSV escolhe como formato de importação o Flat file:

marcusblackhill_0-1636462248355.png

Ao fazer isso, se no campo 5 File/field layout não estiver como "[Has value]", clica nos "..." que tem na direita

marcusblackhill_1-1636462311135.png

Na tela que vai abrir, deixa tudo marcado aqui e dá OK

marcusblackhill_2-1636462342323.png

 

Isso vai importar tudo como sendo 1 campo só, mas como se trata de um CSV, você consegue depois disso separar por colunas usando a ferramenta de Text to columns, assim mesmo que tenham colunas diferentes de fato, ele vai importar tudo, só recomendo que também habilite no input na opção 4 para trazer o nome do arquivo que ele está pegando aquele registro, assim você consegue rastrear melhor.

marcusblackhill_3-1636462498032.png

 

Para arquivos XLSX pode ser um pouco mais complicado se tiverem colunas diferentes de fato que apenas não esteja identificando ou mesmo pode ser que no excel tenham colunas que estão "vazias" mas por carregar alguma formatação ou mesmo um simples espaço dentro da célula, pode estar fazendo o alteryx perceber como uma coluna com valor e acusando a diferença de layout. Nesse caso recomendaria uma solução um pouco mais chata, fazer uma batch macro que vai ler arquivo por arquivo individualmente só consolidando deles.

 

Espero que tenha ajudado!

 

jessicatocci
Átomo

Marcus, obrigada pela ajuda! 

 

Eu consegui importar todas as planilhas em CSV, conforme explicou, mas deu erro na planilha.

Envio um print de tela com o erro.

 

Podem me ajudar como resolver esse erro?

 

 

 

marcusblackhill
12 - Quasar
12 - Quasar

Oi @jessicatocci !

 

Parece que apesar de ter importado como CSV, continua carregando como um arquivo excel, é assim que costuma parecer quando você vê o "texto" do excel quando não importado realmente como excel.

 

Dá uma olhadinha nesses vídeos que tenho, acredito que te ajudem:

 

O primeiro provavelmente é o que vai mais se aplicar para você poder consolidar todos os arquivos excel.

Rótulos