Free Trial

Fórum

SOLUCIONADO

Média móvel dos últimos 6 meses

douglas_hnk
Meteoro

Amigos

 

Por favor, peço apoio ! Bem, estou iniciando meus estudo na ferramenta Alteryx e não sei como executar o cálculo de média móvel.

 

Exemplo;

 

Tenho que considerar a data do pedido e retroagir 180 dias, considerando o tipo de material e valor unitário. 

5 RESPOSTAS 5
lemuelcastro
Bólide

Douglas, vc poderia colocar uma amostra desses dados?
a média móvel pode ser feita a depender da estrutura de dados que você tem.

douglas_hnk
Meteoro

Amigo, segue o banco de dados. Obrigado pelo apoio

douglas_hnk
Meteoro

Amigo, anexo em excel  o modelo que estou buscando criar em Alteryx

kendi
Bólide

Boa tarde Douglas,

 

Fiz uma Macro Iterativa para fazer esse cálculo, que já é um recurso mais intermediário para avançado.

Caso queira aprender um pouco mais sobre macros e macro iterativa (no caso), segue um learning muito bom do Alteryx:

https://community.alteryx.com/t5/Interactive-Lessons/tkb-p/interactive-lessons/label-name/Macros

 

Basicamente o que fiz foi criar um loop que pega um pedido por vez e compara com os outros pedidos, se é o mesmo produto, se a data dos outros pedidos é dentro de 180 anteriores ao pedido base. Após isso é realizado o cálculo da média móvel.

Não está a coisa mais organizada do mundo e talvez nem otimizado, mas funcionando.

 

Uma coisa que tem que ficar atento é que para a macro iterativa é necessário colocar um limite de iterações, que no caso coloquei 20000. Se você tiver umas base com mais de 20000, ela não vai calcular a média móvel de todas, somente das 20000 primeiras linhas. Mas isso é ajustável.

 

Eu havia construído todo o fluxo e macro com base no primeiro arquivo que você enviou, fiquei com preguiça de ter que alterar todos os nomes das colunas do arquivo novo, então só fiz algumas alterações na segunda base rsrs.

douglas_hnk
Meteoro

Amigo, obrigado!

 

Rolou exatamente como desejado e agradeço o link enviado ! 

Rótulos