Community Spring Cleaning week is here! Join your fellow Maveryx in digging through your old posts and marking comments on them as solved. Learn more here!
Free Trial

Fórum

SOLUCIONADO

Input, Alteração e Output - Arquivo .txt

Douglas-s
Átomo

Possuo um arquivo .txt semelhante a este exemplo:

 

Douglass_1-1623946035382.png

 

 

Ele é um arquivo com o separador tido como "|", sendo iniciados por registros (Exemplo: 0000,0150 etc). Precisaria aplicar a seguinte logica:

 

Efetuar a separação desses registros para conseguir alterar campos especificos e depois salvar as alterações e retornar o arquivo novamente em .txt sem a quebra de linha conforme apontada na foto abaixo:

 

Douglass_2-1623946150403.png

 

Tendo em vista que cada grupo de registro possue uma quantidade de campos diferentes que os outros, como efetuar esse procedimento de quebra do arquivo, alteração e depois o output dele ?

 

Desde já, muito obrigado.

 

4 RESPOSTAS 4
marcusblackhill
12 - Quasar
12 - Quasar

E aí @Douglas-s , tudo bem?

 

Imagino que isso seja para SPED né? É uma utilização bem comum mesmo e certamente tem diversas soluções ta, mas em anexo to colocando uma forma.

 

Apenas num entendi bem e também não me recordo ao certo, se precisa ter o "|" no começo e final de cada linha, ao que me lembro precisa ter.

 

De toda forma, se não precisar deles, é só ir nesse summarize abaixo, clicar no campo de concat, que na parte inferior vai encontar um | no começo e final, é só apagar eles deixando só como separator, se não, deixa como está.

 

Summarize

Saqueador

marcusblackhill_0-1623948099631.png

marcusblackhill_1-1623948113362.png

Espero que isso te ajude!

 

Se resolver, lembre de marcar aqui como solução para poder encerrar o tópico.🙂

 

 

carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

Boa tarde @Douglas-s 

 

Tudo bem?

Só complementando a resposta do meu grande amigo @marcusblackhill (que é fera por sinal). Acho que seu probelma está na hora em que vc vai gravar os dados no output como txt.

 

O problema é que, A ferramenta de saída ao gravar arquivos de texto delimitado por vírgula terminará cada linha que contém dados com um caractere de linha final baseado no estilo de finalização de linha selecionado.

 

A opção padrão para isso é usar o final de linha no estilo do Windows, que adicionará um retorno de carro e um caractere de avanço de linha a cada linha, resultando em uma linha vazia no final do arquivo.

 

Você pode selecionar finais de linha no estilo Unix ou Mac, mas ambas as opções resultam no mesmo comportamento com uma linha vazia no final do arquivo.

Para referência, o estilo Unix termina todas as linhas com um único caractere de alimentação de linha. Onde o estilo Mac termina todas as linhas com um único caractere de retorno de carro.

 

Porém, entretanto e contudo, como o ALTERYX é uma P**A ferramenta a gente tem um workaround pra usar.

 

Segue o Workflow do @marcusblackhill porém melhorado.

 

Adicionei as ferramentas de Convert Blob e Output Blob, assim vc tem a saida conforme esperado sem o marcador de final de arquivo.

 

carlosteixeira_0-1623949075288.png

 

carlosteixeira_0-1623949160251.png

 

Abraços

Carlos A Teixeira
Douglas-s
Átomo

Perfeito, agradeço a ajuda de todos.

Sim, realmente o maior empecilho era esta questão do marcador final no arquivo de Output.

Fala @Douglas-s, tudo certo?

 

Como o @carlosteixeira e @marcusblackhill comentaram é isso mesmo!

 

Com o Alteryx conseguimos fazer de formas diferentes e chegar no mesmo resultado.

 

Eu, para a quebra e retorno dos arquivos SPED eu sempre levo em consideração a hierarquia dos registros, ainda mais na hora de realizar o retorno.

Assim já fica certinho para a validação no PVA/Programa da Receita.

 

Diferente do Carlos, eu faço o output do arquivo em csv, porém, no nome do arquivo fica como txt mesmo e nunca tive problema na validação do arquivo na receita.

Só tem que ficar esperto com as regras do manual da obrigação acessória.

Desse jeito:

 

tempsnip.png

 

Espero ter complementado a solução 🙂

 

Rótulos