Community Spring Cleaning week is here! Join your fellow Maveryx in digging through your old posts and marking comments on them as solved. Learn more here!
Free Trial

Fórum

SOLUCIONADO

Geografia - Distância

JuhOliv
Átomo

Estou fazendo uma análise de atividades de campo e queria saber se alguém pode me orientar em como faço para ter a distância calculada de uma linha pra outra.
Utilizei a ferramenta distância e configurei corretamente, porém a distância está calculada entre o ponto A e ponto B, depois ponto A e ponto C, depois ponto A e ponto D.

Eu preciso que seja do ponto A pro B, depois do B pro C, do C pro D e assim sucessivamente.

Os dados estão em linha e já tenho as coordenadas de lat/long nos dados iniciais, aí preciso do Alteryx fazendo o cálculo de KM Rodados de uma atividade para outra e não estou conseguindo. Anexei uma imagem do fluxo que montei e do resultado que obtive.
Alguém já fez algum estudo ou análise desse jeito ou sabe como fazer pra me ajudar?
Obrigada!

8 RESPOSTAS 8
fmvizcaino
17 - Castor
17 - Castor

Oi @JuhOliv ,

 

Fiz um exemplo aqui considerando que você tem uma coordenada por linha. Utilizei o multi-row para copiar a linha de baixo para cima e assim conseguir medir a distância em sequência.

 

Veja se faz sentido.

 

Abs,

Fernando Vizcaino

kendi
Bólide

@JuhOliv eu ia responder basicamente o que o @fmvizcaino respondeu rsrs.

 

Não me parece que o problema é como sua tabela está estruturada, pois a distância é calculada linha a linha, comparando dois centroides. Pelo que parece  a sua base está com um dos centroid fixo no ponto A, mais ou menos assim:

kendi_0-1666049911845.png

 

O que tem de ser feito então é ajustar para que o centroide da segunda linha (e assim por diante) seja o Centroide_2 da linha  decima (B) e não se repita sempre o Centroid_1 (A). 

Ai que entra o fluxo que o @fmvizcaino para você atualizar o centroide.

 

Qualquer dúvida, mande mais detalhes de como está a sua base para ajudarmos.

 

Abraço!

JuhOliv
Átomo

Oi Kendi, bom dia. Obrigada pelo seu retorno. Acabei de responder ao Fernando, o que acontece é que eu acredito que funcione a solução dele, porém não estou conseguindo executar o fluxo, sou uma usuária novata no Alteryx e estou tentando fazer uma análise na gestão de frota, onde eu consiga parametrizar o valor de combustível de acordo com cada OS dos técnicos de campo.
Em anexo segue uma base real (tirei alguns dados por serem sensíveis à LGPD), mas é basicamente assim que recebo os dados. As linhas parecem funcionar, porém não estou conseguindo fazer isso sem usar as ferramentas de criar pontos e de junção, aí o fluxo volta a me retornar mais de 1.3 milhões de linhas e tá executando há alguns minutos, por isso acho que tá fazendo de novo do ponto A para todos os demais.

 

Como você executaria esse fluxo? Se não for te dar muito trabalho, claro. Obrigada.

JuhOliv
Átomo

Oi Fernando, bom dia. Obrigada pelo seu retorno.
Acredito que funcione, porém não estou conseguindo executar o fluxo, sou uma usuária novata no Alteryx e estou tentando fazer uma análise na gestão de frota, onde eu consiga parametrizar o valor de combustível de acordo com cada OS dos técnicos de campo.
Em anexo segue uma base real (tirei alguns dados por serem sensíveis à LGPD), mas é basicamente assim que recebo os dados. As linhas parecem funcionar, porém não estou conseguindo fazer isso sem usar as ferramentas de criar pontos e de junção, aí o fluxo volta a me retornar mais de 1.3 milhões de linhas e tá executando há alguns minutos, por isso acho que tá fazendo de novo do ponto A para todos os demais.

 

Como você executaria esse fluxo (planilha em anexo)? Se não for te dar muito trabalho, claro. Obrigada.

Fala @JuhOliv.

Em relação ao seu problema tbm não consegui pensar diferente do @fmvizcaino.

Pensando em enriquecer sua análise, caso você queira. Por exemplo para:

- Ajuste de rota

- Área de cobertura

você pode utilizar as ferramentas poly-build e spatial info juntas ;)

 

Estou comentando porque percebi que você tem colunas como tempo na direção. Já fiz alguns projetos desse tipo e essas ferramentas me ajudaram.

 

Abraço.

JuhOliv
Átomo

Oi Nicolas, bom dia. Obrigada pelo seu retorno. Acabei de responder ao Fernando, o que acontece é que eu acredito que funcione a solução dele, porém não estou conseguindo executar o fluxo, sou uma usuária novata no Alteryx e estou tentando fazer uma análise na gestão de frota, onde eu consiga parametrizar o valor de combustível de acordo com cada OS dos técnicos de campo.
Em anexo segue uma base real (tirei alguns dados por serem sensíveis à LGPD), mas é basicamente assim que recebo os dados. As linhas parecem funcionar, porém não estou conseguindo fazer isso sem usar as ferramentas de criar pontos e de junção, aí o fluxo volta a me retornar mais de 1.3 milhões de linhas e tá executando há alguns minutos, por isso acho que tá fazendo de novo do ponto A para todos os demais.

 

Como você executaria esse fluxo? Se não for te dar muito trabalho, claro. Obrigada.

fvilelabr
Alteryx
Alteryx

Oi JuhOliv

 

Seguindo o raciocínio do @fmvizcaino , o fluxo ficaria como abaixo na imagem. O pulo do gato é, na ferramenta de multi linhas, usar a primeira coluna como chave de agrupamento. Então para cada cargo_tec, a fórmula vai criar uma nova coluna pegando o ponto geográfico da linha posterior e depois, com a ferramenta de distancia calcular a distancia entre os pontos. Importante considerar que o dado precisa estar corretamente ordenado antes de entrar na fórmula:

 

fvilelabr_0-1666094083953.png

 

 

Olá @JuhOliv .

 

Tentei criar um fluxo com base no que eu entendi.

De qualquer forma te mandei meus contatos por msg, se precisar posso ajudar.

 

Abraço.

Rótulos