Free Trial

Fórum

Fórmula duplicadas

Isabelle17
Átomo

Boa noite, tenho um fluxo com varias linhas e preciso usar uma fórmula igual para todas essas linhas, consigo colocar um único ícone para usar como “duplicado”? Sem que eu precise ficar alterando todas as fórmulas dentro de todas? (Detalhe: preciso todos os dias alterar a fórmula, porém de todas eu faço cópia e cola)

9 RESPOSTAS 9

Olá Isabelle tudo bem?

Consegue compartilhar seu flow como exemplo??

Isabelle17
Átomo

Isabelle17_0-1666389012601.png

Eu faço a mesma formula várias vezes, consigo atualizar todas de uma vez?

 

Ranyaky-Vilela
Bólide

@Isabelle17 boa noite, tudo bem?

 

Você pode criar uma macro e colocar no lugar dessa formula, já que é a mesma expressão para todas.  Quando for preciso atualizar esta formula, vc abre a macro, atualiza a expressão e salva.

 

A macro vai ser um workflow criado separadamente já com as regras que você aplica, e depois inserido no lugar da sua ferramenta Formula.

 

Qualquer duvida fico disposição.

 

Abraços.

Isabelle17
Átomo

@Ranyaky-Vilela

 

Poderia me ajudar, por favor? Nunca mexi com macro no alteryx. 

Anexei meu fluxo para visualização, nessa caso devo substituir por qual das macros abaixo?

Isabelle17_0-1666392176269.png

 

Obrigada pela atenção.

Olá @Isabelle17 

O @Ranyaky-Vilela e eu vamos tentar fazer um exemplo para te mostrar

Ranyaky-Vilela
Bólide

@Isabelle17 você poderia compartilhar a base de dados?

 

Para fazer isso você tem que exportar o workflow. Com seu workflow aberto, vai em Options > Export Workflow > marque a sua base de entrada e depois Save. Assim você vai exportar o seu workflow com a base dentro no formato yxzp.

 

RanyakyVilela_0-1666393926043.png

 

Att.

Isabelle17
Átomo

Segue.

 

Attm

Ranyaky-Vilela
Bólide

Bom dia @Isabelle17 , tudo bem?

 

Construímos 2 modelos para você resolver este problema.

Conforme você mencionou aplica a mesma condição para todas as contas, então pensamos em colocar a ferramenta Formula antes de você filtrar as contas. Reparamos também que você aplica uma condição para filtrar as contas e depois realizar o output.

RanyakyVilela_0-1666620252404.png

Na mesma formula que você cria o campo "variação %" já usamos a forma de converter o valor em String adicionando %, assim você economiza no Select e outra formula.

Para diminuir a quantidade de filtros que você utilizou, criamos uma Flag com as condições de cada filtro e na ferramenta Output para você gerar seus arquivos, utilizamos a opção "Obter nome do arquivo/Tabela de campo" e selecionamos a coluna Flag desmarcamos a opção "manter o Campo na Saída".

RanyakyVilela_1-1666620346372.png

O 1º modelo ficou estruturado assim:

RanyakyVilela_3-1666620545645.png

Obs: Quando você aplicar esta configuração no output, você vai gerar um arquivo para cada flag da configuração, com essa base que você mandou e com as condições do filtro, foram gerados 9 arquivos, sendo 8 deles com as condições e 1 sem, onde informei "Fora".

RanyakyVilela_9-1666621437104.png

 

 

2º Agora se você tiver a necessidade de aplicar um filtro para cada conta, criamos a Macro, onde você pode editar separadamente e depois ao usar o fluxo onde ela se encontra, ela já vai estar atualizada.

O formato da macro é uma Batch Macro:

RanyakyVilela_4-1666620651497.png

Segue um exemplo de como ficou a configuração do workflow, repare que não é necessário nenhuma configuração:

RanyakyVilela_6-1666620749080.png

Para você ver e modificar a macro sempre que precisar você clicar com botão direito nela e vai nas opções "Open Macro":

RanyakyVilela_7-1666620929787.png

Segue a configuração da macro:

RanyakyVilela_8-1666621020757.png

 

Estou enviando um anexo onde você vai encontrar o fluxo separado por 2 container cada um com seu modelo.

 

Espero ter ajudado, qualquer duvida fico a disposição.

FláviaB
Alteryx Community Team
Alteryx Community Team

Super obrigada pela ajuda, @Ranyaky-Vilela e @nicolascorreiacolombo

@Isabelle17, você conseguiu dar uma olhada nos modelos compartilhados? Nos avise se ainda precisa de ajuda. 😉

Flávia Brancato
Rótulos