Free Trial

Fórum

SOLUCIONADO

Filtrar por semana futura

cneves7
Asteroide

Pessoal,

 

Um suporte. Eu puxo em uma base de dados os 100 ultimos registros (inclui os que ocorremno dia corrente) e queria saber como consigo ir somando os dados diarios na semana corrente.

Exemplo: Hoje segunda, cada vez que rodo o alteryx puxo os dados de hoje, ai amanha queria somar com os dados de segunda e assim por diante ate sexta.........ai na proxima semana, começar tudo novamente

 

Ficou facil pra entender?

9 RESPOSTAS 9
Thableaus
17 - Castor
17 - Castor

Ola @cneves7 

 

Tem uma amostra dos dados ai pra gente poder te ajudar melhor?

 

Eu entendo que você deveria criar uma regra pra marcar a semana corrente com base na data.


Existe uma opção de que te traz o dia da semana usando a expressão DateTimeFormat (na formula Tool).

 

DateTimeFormat(Date,"%A")

 

Vai te trazer o dia da semana em inglês.

 

Na versão 2020.2 dá pra trazer em Português usando a ferramenta DateTime.

 

Thableaus_0-1592250295642.png

 

cneves7
Asteroide

Olha como esta atualmente....eu ja usei o DateTime para tirar o horario e ai gerou a coluna DateTime_Out so com as datas

La tem as ultimas 100 datas, inclusive a de hoje (so aparece ontem pq hj ainda n teve nada) ai queria que, a partie de toda segunda, que some os dados até a sexta, aí na segunda começar ate sexta novamente....e assim por diante 

 

cneves7_0-1592305918269.png

 

Andreo_silva
Meteoroide

Após o 'DateTime' você pode utilizar uma 'Formula' reconhecendo a semana do ano, que no alteryx começa no domingo, e utilizar como base do 'Running Total' a semana do ano.

 

No exemplo utilizei '%U', indicando a semana começa no domingo, você pode utilizar o '%W', indicando que a semana começa na segunda.

 

Andreo_silva_0-1592311684025.pngAndreo_silva_1-1592311717498.png

 

Thableaus
17 - Castor
17 - Castor

@cneves7 a dica do @Andreo_silva mata seu problema. Utilizando o %W ele vai te dar as semanas por número e como ele disse, é só fazer o Running Total por semana. 

 

Não esquece de marcar como solução caso dê certo e nos avise por favor!


Abs,

cneves7
Asteroide

Esta dando erro na formula...eu transformei data e time em data somente (formula) e depois String em em Data (DateTime) e ai usei a formula indicada, mas deu erro

 

cneves7_0-1592318064617.png

 

cneves7
Asteroide

Eu mudei a ordem e consegui rodar, mas surgiu outra duvida....Os dados de ontem 15/06 estao puxando como semana 24 e esta semana é 25

 

cneves7_0-1592320823463.png

 

Thableaus
17 - Castor
17 - Castor

@cneves7 

 

O ano começou numa quarta-feira e nesse caso o %W começa as semanas na segunda.

 

Portanto, a semana 01 começa no dia 06/01.

 

Deve ser por isso.

 

Abs,

FláviaB
Alteryx Community Team
Alteryx Community Team

Obrigada pela ajuda @Thableaus!
 

@cneves7 Conseguiu esclarecer a sua questão? 

Flávia Brancato
cneves7
Asteroide

Sim!obrigado ao time

Rótulos