Free Trial

Fórum

SOLUCIONADO

Ferramenta ação Atualização de Filtro após Formula

Gabriel_Brandao
Asteroide

Olá, bom dia!

Estou construindo um App que receberá parâmetros de data, a partir da data recebida preciso usar a ferramenta de "formula" para usar um "DateTimeAdd()" no valor recebido e atualizar filtros a partir dos resultados. 

Minha dúvida é como realizar a atualização dos valores do filtro com a ferramenta de "ação" sendo que a ferramenta de "formula" não se conecta diretamente com a "ação".   

 

No Exemplo a nexo a entrada de texto seria trocado por uma entrada dinâmica de Data.

E o objetivo final é calcular a variação da coluna "Valor" seguindo as as datas da obtidas com "DateTimeAdd()".

 

 

9 RESPOSTAS 9
fmvizcaino
17 - Castor
17 - Castor

Oi @Gabriel_Brandao ,

 

Aqui está um exemplo de como configurar a ferramenta ação. Você pode utilizar a ferramenta ação com qualquer ferramenta do alteryx, a fórmula também pode ser conectada.

fmvizcaino_0-1627310661194.png

 

Um outro detalhe, a data precisa estar no formato yyyy-mm-dd para que seja considerada válida no alteryx.

 

Abs,

Fernando Vizcaino

 

 

 

Gabriel_Brandao
Asteroide

Olá @fmvizcaino !
Na verdade a ideia não seria a ferramenta "Ação" alterar o valor da formula, mas sim o contrário!

O que for gerado na ferramenta formula virar o novo parâmetro de filtro das ferramentas filtros. 

 

Seguindo o exemplo feito pelo @Matheus_Rodrigues , recebendo apenas um valor de data pela ferramenta "dinâmica de data" eu encontraria novas datas com o "DateTimeAdd()" e adicionaria eles como os valores dos filtros. 

 

Obrigado pelo diga da formatação da data!! 

@Gabriel_Brandao Você pode conectar a ferramenta "Date" na ancora "Q" das ferramentas, assim você passa o valor diretamente sem precisar usar a ferramenta "Action".

Normalmente só uso "Action" para situações mais complexas 🙂

Caso essa solução te atenda, me avisa!

Matheus_Rodrigues_0-1627311186390.png

Estou enviar em anexo o fluxo.

Gabriel_Brandao
Asteroide

Olá @Matheus_Rodrigues, a ideia é quase essa, mas no caso os campos que seriam calculados na ferramenta "formula" ("6Meses", "12meses"  e etc) teriam que virar os novos valores para os filtros. 

Após calculados usaria a ferramenta  "Ação" para atualizar os diversos "filtros"


@Gabriel_Brandao Nesse caso você vai precisar calcular esses campos e adicioná-los ao seu dataset principal.

Para isso, use o "Append Fields"

 

Matheus_Rodrigues_0-1627319188299.png

 

Gabriel_Brandao
Asteroide

Olá, obrigado @Matheus_Rodrigues , excelente saída, funcionou perfeitamente. 

Fico feliz @Gabriel_Brandao !! Obrigado por ter marcado como solução, sempre que precisar estaremos por aqui!

Gabriel_Brandao
Asteroide

Aproveitando, bate em mais um problema aqui, talvez você já tenha visto problema semelhante. 

A entrada de "interface de data" aceita qualquer dia da semana, mas caso seja selecionado um Final de semana ou feriado isso resultaria em problema. O mesmo para as datas geradas pela ferramenta "formula" com o "DateTimeAdd" . 

tenho uma macro que gera uma lista com os dias úteis, a ideia é validar  dentro desse range e caso não exista, pegar uma data de 1 dia.  

Gabriel. nesse caso você pode usar a ferramenta "Test" para analisar se a data é um final de semana ou feriado.

Tentei abrir a macro aqui, mas ela tem dependências de outras macros 😕

Matheus_Rodrigues_1-1627346545128.png

Além do exemplo de dentro do Alteryx você pode consultar esse post: https://help.alteryx.com/pt-br/20212/designer/test-tool

 

 

Rótulos