Community Spring Cleaning week is here! Join your fellow Maveryx in digging through your old posts and marking comments on them as solved. Learn more here!
Free Trial

Fórum

SOLUCIONADO

Ferramenta ação Atualização de Filtro após Formula

Gabriel_Brandao
Asteroide

Olá, bom dia!

Estou construindo um App que receberá parâmetros de data, a partir da data recebida preciso usar a ferramenta de "formula" para usar um "DateTimeAdd()" no valor recebido e atualizar filtros a partir dos resultados. 

Minha dúvida é como realizar a atualização dos valores do filtro com a ferramenta de "ação" sendo que a ferramenta de "formula" não se conecta diretamente com a "ação".   

 

No Exemplo a nexo a entrada de texto seria trocado por uma entrada dinâmica de Data.

E o objetivo final é calcular a variação da coluna "Valor" seguindo as as datas da obtidas com "DateTimeAdd()".

 

 

9 RESPOSTAS 9
fmvizcaino
17 - Castor
17 - Castor

Oi @Gabriel_Brandao ,

 

Aqui está um exemplo de como configurar a ferramenta ação. Você pode utilizar a ferramenta ação com qualquer ferramenta do alteryx, a fórmula também pode ser conectada.

fmvizcaino_0-1627310661194.png

 

Um outro detalhe, a data precisa estar no formato yyyy-mm-dd para que seja considerada válida no alteryx.

 

Abs,

Fernando Vizcaino

 

 

 

Gabriel_Brandao
Asteroide

Olá @fmvizcaino !
Na verdade a ideia não seria a ferramenta "Ação" alterar o valor da formula, mas sim o contrário!

O que for gerado na ferramenta formula virar o novo parâmetro de filtro das ferramentas filtros. 

 

Seguindo o exemplo feito pelo @Matheus_Rodrigues , recebendo apenas um valor de data pela ferramenta "dinâmica de data" eu encontraria novas datas com o "DateTimeAdd()" e adicionaria eles como os valores dos filtros. 

 

Obrigado pelo diga da formatação da data!! 

@Gabriel_Brandao Você pode conectar a ferramenta "Date" na ancora "Q" das ferramentas, assim você passa o valor diretamente sem precisar usar a ferramenta "Action".

Normalmente só uso "Action" para situações mais complexas 🙂

Caso essa solução te atenda, me avisa!

Matheus_Rodrigues_0-1627311186390.png

Estou enviar em anexo o fluxo.

Gabriel_Brandao
Asteroide

Olá @Matheus_Rodrigues, a ideia é quase essa, mas no caso os campos que seriam calculados na ferramenta "formula" ("6Meses", "12meses"  e etc) teriam que virar os novos valores para os filtros. 

Após calculados usaria a ferramenta  "Ação" para atualizar os diversos "filtros"


@Gabriel_Brandao Nesse caso você vai precisar calcular esses campos e adicioná-los ao seu dataset principal.

Para isso, use o "Append Fields"

 

Matheus_Rodrigues_0-1627319188299.png

 

Gabriel_Brandao
Asteroide

Olá, obrigado @Matheus_Rodrigues , excelente saída, funcionou perfeitamente. 

Fico feliz @Gabriel_Brandao !! Obrigado por ter marcado como solução, sempre que precisar estaremos por aqui!

Gabriel_Brandao
Asteroide

Aproveitando, bate em mais um problema aqui, talvez você já tenha visto problema semelhante. 

A entrada de "interface de data" aceita qualquer dia da semana, mas caso seja selecionado um Final de semana ou feriado isso resultaria em problema. O mesmo para as datas geradas pela ferramenta "formula" com o "DateTimeAdd" . 

tenho uma macro que gera uma lista com os dias úteis, a ideia é validar  dentro desse range e caso não exista, pegar uma data de 1 dia.  

Gabriel. nesse caso você pode usar a ferramenta "Test" para analisar se a data é um final de semana ou feriado.

Tentei abrir a macro aqui, mas ela tem dependências de outras macros 😕

Matheus_Rodrigues_1-1627346545128.png

Além do exemplo de dentro do Alteryx você pode consultar esse post: https://help.alteryx.com/pt-br/20212/designer/test-tool

 

 

Rótulos