Free Trial

Fórum

EFD Fiscal

Prezados, estou com dificuldade para quebrar um arquivo de EFD FISCAL no alteryx. 

alguem poderia me ajudar ?

23 RESPOSTAS 23
Kruger
Átomo

Muito bom Fábio.

 

Esse seu fluxo vai funcionar perfeitamente para usar um único arquivo.

 

Além dessa lógica, eu ainda utilizo o seguinte:

  • Transformar o arquivo sped em blob e calcular um hash para ter um identificador único (isso me termite trabalhar com múltiplos arquivos simultaneamente)
  • Gravar esse Hash junto com o IDPai e IDSped
  • Usar esses três campos no JOIN (HASH, IDPai e IDSped) - isso permite trabalhar com múltiplos arquivos ao mesmo tempo.

 

Alguns tópicos ainda mais avançados são:

  • Baseado na quantidade de campos e alguns conteúdos do registro 0000 (HEADER) identificar de que arquivo estamos falando (Sped Fiscal, Contribuições, ECD ou ECF).
  • Ao invés de deixar a configuração de nome de campos num textInput, colocar como um arquivo de configuração. Assim você poderia ter um único arquivo de configuração com os campos de todas as obrigações que irá trabalhar (Ex: SPED Fiscal, Contribuições, ECD, ECF). 
  • Junto com o nome dos campos deixar a informação do tipo do campo: Numérico, String, Data, etc
  • Criar um fluxo dinâmico que ajusta os tipos de campos conforme essa configuração.

 

Enfim são algumas ideias de coisas que criei e uso no dia-a-dia e facilitam a vida de quem trabalha com arquivos SPED.

FláviaB
Alteryx Community Team
Alteryx Community Team

@Kruger, genial. Obrigada por compartilhar. Aliás, pensei que seria interessante termos um material mais detalhado sobre esse tópico. Topa escrever um artigo para o Blog ou mesmo um conteúdo um pouco mais aprofundado sobre o assunto para deixarmos como referência aqui na Comunidade?  

Flávia Brancato

@Kruger São pontos importantíssimos!!!

 

Por enquanto estou com duas aplicações que desenvolvi em cima do fluxo do Fábio, EFD Contribuições e Fiscal.

 


Além dessa lógica, eu ainda utilizo o seguinte:

  • Transformar o arquivo sped em blob e calcular um hash para ter um identificador único (isso me termite trabalhar com múltiplos arquivos simultaneamente)
  • Gravar esse Hash junto com o IDPai e IDSped
  • Usar esses três campos no JOIN (HASH, IDPai e IDSped) - isso permite trabalhar com múltiplos arquivos ao mesmo tempo.

Aqui existe alguma validação para não ler o mesmo arquivo duas vezes (HASH)? 

Criei um ID SPED para cada arquivo lido e está funcionando perfeitamente para ler diversos arquivos. Ainda agrupei cada registro com seu pai, avó, bisavó, etc em uma sheet de excel. (Ex: na sheet 0150, tem os campos 0001, 0140 e por fim o 0150. Isso para todos os registros. Acaba ficando mais fácil quando falamos de C100 x C170, etc.)

 


Alguns tópicos ainda mais avançados são:
  • Baseado na quantidade de campos e alguns conteúdos do registro 0000 (HEADER) identificar de que arquivo estamos falando (Sped Fiscal, Contribuições, ECD ou ECF).

Poderia compartilhar um pouco mais sobre isso? Seria um count de colunas (pipes: |) ? se tantas colunas ele segue um rumo no fluxo (Fiscal, por exemplo) se não vai pelo outro?

 

Alguns tópicos ainda mais avançados são:

  • Ao invés de deixar a configuração de nome de campos num textInput, colocar como um arquivo de configuração. Assim você poderia ter um único arquivo de configuração com os campos de todas as obrigações que irá trabalhar (Ex: SPED Fiscal, Contribuições, ECD, ECF). 
  • Junto com o nome dos campos deixar a informação do tipo do campo: Numérico, String, Data, etc
  • Criar um fluxo dinâmico que ajusta os tipos de campos conforme essa configuração.

 

Enfim são algumas ideias de coisas que criei e uso no dia-a-dia e facilitam a vida de quem trabalha com arquivos SPED.


Pode compartilhar algo sobre essa parte?

Criei macros para rename dos campos conforme manuais, porém meus outputs ficam todos em texto, todos os campos. Como fez para configurar de acordo com o campo?

 

Obrigado!

danielnobrega
Átomo

Muito bom, Fabio! Você consegue compartilhar o fluxo?

Rótulos