Free Trial

Fórum

Dúvida na união de tabelas

iuri_valverde
Meteoro

Boa tarde Pessoal,

Estou começando agora no Alteryx e tenho uma dúvida até meio básica. Tenho uma tabela com 70 mil linhas e tenho mais três tabelas com condições que uso para, através de procv e concatenação, chegar no resultado que preciso e excluir as linhas que não irei utilizar.

Minha dúvida é como condicionar esses dados no alteryx.

 

Obrigado pela ajuda.

 

Iuri Valverde

FIS - Brasil

9 RESPOSTAS 9
carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

Olá @iuri_valverde tudo bem?

Bem vindo à comunidade Alteryx, você está no lugar certo.

 

Dá uma olhada nessa página que eu acho que vai te ajudar. Acho que o Find Replace irá ajudar você nesse caso.

 

https://help.alteryx.com/pt-br/20213/designer/find-replace-tool

 

Se você puder compartilhar com a gente alguns exemplos das suas tabelas, sempre com dados FAKE, fica mais fácil de a galera te ajudar. ok? Mas isso não é uma regra.

 

Outra dica é: Em quase todas as ferramentas você tem um exemplo de como usala, basta clicar com o botão direito do mouse em cima da ferramenta que você vai usar e selecionar a opção exemplo. Assim ele vai abrir um exemplo de como usar a ferramenta para você ok?

 

Fique a vontade para perguntar o que quiser. Estamos aqui para ajudar.

 

Grande Abraço

Carlos A Teixeira

ACE

Carlos A Teixeira
Garabujo7
Alteryx
Alteryx

Olá @iuri_valverde, você pode usar o encontrar e substituir para isso:

 

Garabujo7_0-1630682822190.png

 

 

Aí pode clicar no link de abrir exemplo e tem uma explicação de como funciona como dados de prova e tudo mais.

 

Também poderia usar a junção:

 

Garabujo7_1-1630683098026.png

 

 

Na junção você poderia tirar os campos que não precisar clicando no check de cada campo:

 

Garabujo7_2-1630683153229.png

 

 

iuri_valverde
Meteoro

Boa tarde Pessoal, obrigado a todos pelas respostas...mas acho que não me expressei direito...rs...desculpem.

Estou anexando as planilhas que estou trabalhando para ver se ajuda.

A planilha "LIsta Base" é a minha tabela principal, que tem por volta de 80 mil linhas, as outras 3 planilhas são as condiçoes que tenho que buscar na planilha base, caso qualquer uma delas seja verdadeira, devo utilizar a linha com a informação.

Hoje em excel faço atrasvés de "vlookup" e "IF", em colunas concatenadas com as informações que preciso e que estão nas planilhas de condição, e no Alteryx não estou sabendo juntar essas condições.

 

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda. Espero em breve poder ajudar alguém da mesma forma que estou sendo ajudado.

 

Iuri

carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

@iuri_valverde 

Qual é a formula que vc tá usando no vlookup e IF?

 

Posta aqui pra gente.

 

Assim consigo fazer um de-para com as tabelas que vc enviou e com a explicação que vc fez.

 

😉

 

 

Carlos A Teixeira
iuri_valverde
Meteoro

Bom dia Carlos,

 

Segue arquivo com as fórmulas. O "produto final" que extraio da base é tudo aquilo que na coluna "AM" está como verdadeiro. 

 

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

 

Iuri

Garabujo7
Alteryx
Alteryx

@iuri_valverde , aquí está um exemplo que crie com seus dados.

Usei o campo Company para fazer a junção de tabelas com a ferramenta de junção.

 

Garabujo7_0-1630938348452.png

O fluxo fica em anexo também.

Me disse se esso é o que você precisar.

 

 

iuri_valverde
Meteoro

Olá Garabujo7,

 

Rodei o fluxo com os dados "originais" e não sei se estou fazendo algo errado...rs...mas o número de registros ficou maior do que o original...

Vou ver se estou fazendo algo errado...obrigado pela ajuda.

FláviaB
Alteryx Community Team
Alteryx Community Team

@iuri_valverde, faz os testes e nos avise se ainda tiver alguma dúvida. 

Flávia Brancato
iuri_valverde
Meteoro

Boa tarde pessoal, obrigado pela ajuda de todos.

Olhando os fluxos e pensando melhor no que deveria ser o produto final que precisaria utilizei parte dos modelos que me indicaram e consegui chegar no resultado esperado.

Fiz os "JOINS" todos partindo da tabela principal, pois eu poderia ter resultados verdadeiros nos três itens de comparação, e qualquer um verdadeiro eu precisava. Enfim, acho que estou complicando a resposta...rs...desculpe...rs...mas o importante é que funcionou e só comsegui com dicas de vocês. Mais uma vez, obrigado a todos pela ajuda.

 

Iuri

iuri_valverde_0-1631822518522.png

 

 

 

Rótulos