Community Spring Cleaning week is here! Join your fellow Maveryx in digging through your old posts and marking comments on them as solved. Learn more here!
Free Trial

Fórum

Dúvida | Sugestão Ferramenta texto para colunas

thiago_tanaka
Asteroide

Pessoal, bom dia. Espero que estejam bem.

 

Não sei se estou seguindo os passos corretos, mas quanto ao uso da ferramenta de texto para colunas eu tive alguns contratempos com relação ao cabeçalho. Normalmente, meu arquivo já chegava com o cabeçalho no lugar do cabeçalho, porém, ao delimitar todas as informações vão pra coluna correta, exceto o cabeçalho. No início eu estava renomeando manualmente, bem a contragosto (rs). Encontrei uma sugestão em outro tópico do fórum onde foi dada a dica para deixar o cabeçalho na primeira linha, para delimitar junto com as outras e depois transformar a primeira linha como cabeçalho.

 

A dúvida/sugestão é: não tem essa opção direta na ferramenta de texto pra coluna, né? Caso não tenha, acredito que, como ideia/sugestão acredito que economizaria um ou dois passos nesse sentido.

 

Obrigado e abraços

 

Thiago Tanaka

5 RESPOSTAS 5
carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

Bom dia @thiago_tanaka.

 

Não sei se eu entendi bem o seu problema, mas uma possivel solução seria tratar os cabeçalhos em uma etapa e os dados em outra e depois juntar eles com o Union.

 

Faz sentido?

 

Consegue compartilhar um arquivo pra gente ver qual é o problema?

 

Abraços

Carlos A Teixeira
thiago_tanaka
Asteroide

Olá @carlosteixeira , obrigado pelo pronto retorno.

 

Então, eu já usei essa opção também, mas gostaria de que já houvesse algo num só preset, pensando em perfomance e uso menor de ferramentas para chegar a um fim.

 

Infelizmente não tenho um arquivo de exemplo aqui agora, mas seria algo do tipo:

 

*Na ferramenta de entrada eu já inseri as informações da primeira linha como cabeçalho

 

Cabeçalho | 1 | 2 | 3

Produto 1 | 1 |2 | 3

 

No texto pra coluna, a primeira linha não delimita pelo "|" (ou qualquer outro delimitador), só por já estar como cabeçalho;

A segunda linha, OK

 

As vezes eu não deixo o cabeçalho como cabeçalho; deixo como informação da primeira linha. Depois uso "Renomeação dinâmica" (se não me engano), para usar a primeira linha como cabeçalho, mas como eu disse: são mais passos para o mesmo fim.

 

Brigadão

 

Abs

FláviaB
Alteryx Community Team
Alteryx Community Team

Oi, @thiago_tanaka. Lembrei também dos nossos artigos do Domínio de Ferramentas onde você pode revisar mais detalhes sobre cada ferramenta. Aqui está a Texto para Colunas😉

Flávia Brancato
thiago_tanaka
Asteroide

@FláviaB Muito obrigado pelo pronto retorno.

 

Sim, normalmente eu passo por toda fonte de informação disponível, mas não encontrei nada nesse sentido (ou não me atentei quando apareceu). Mesmo assim vou dar uma revisada. Em todo caso, também, já deixei como sugestão na página de ideias.

 

obrigado

FláviaB
Alteryx Community Team
Alteryx Community Team

Perfeito, @thiago_tanaka

Flávia Brancato
Rótulos