Community Spring Cleaning week is here! Join your fellow Maveryx in digging through your old posts and marking comments on them as solved. Learn more here!
Free Trial

Fórum

Delimitador de texto Ferramenta de Entrada ou Texto para Colunas | Dúvida / Sugestão

thiago_tanaka
Asteroide

Pessoal, bom dia. Espero que estejam bem

 

Eu tenho aqui comigo, bases em que existem no cadastro, campo aberto para registro, o que algumas vezes resulta em inserção indevida de caracteres que são delimitadores. Portanto, quando vou usar um delimitador "|", por exemplo, quando chega nesses campos, ele acaba delimitando "indevidamente" essa coluna, fazendo ela pular as demais pra frente.

 

Usei algumas soluções sugeridas aqui no forum, mas gostaria de saber se existe a possibilidade, como sugestão ou ideia, de ter essa opção já na ferramenta de entrada ou na ferramenta de texto para colunas, onde eu consiga "desprezar" a coluna em que eu já sei que possam existir caracteres especiais, como delimitador, por exemplo.

 

Obrigado e abraços

 

Thiago Tanaka

4 RESPOSTAS 4
fmvizcaino
17 - Castor
17 - Castor

Oi @thiago_tanaka ,

 

A única opção que conheço é a de ignorar delimitadores que estão entre aspas. Geralmente (infelizmente não sempre), as colunas do csv que possuem a possibilidade de ter esse problema são inclusas no arquivo entre aspas pra garantir que possamos ignorar automaticamente.

fmvizcaino_0-1651587366827.png

 

 

Abs,

Fernando Vizcaino

thiago_tanaka
Asteroide

Olá, @fmvizcaino . Tudo bem? Obrigado pelo pronto retorno.

 

Realmente, é uma das formas que eu uso também. Mas como vc disse: nem sempre os .csv vem como as aspas isolando esses casos.

 

Eu usei em uma das vezes, a formula Trim, mas deu um trabalhão.

 

Abrir aqui um tópico de ideias/sugestões, para ver se algo mais simples pode ser aprimorado ao que já existe.

 

Valeu

Fala Thiago, tudo bem?

 

Você consegue mandar um exemplo? Assim posso tentar ajudar.

 

Talvez uma solução seria importar sem delimitador e tratar isso de uma forma diferente.

 

Abraço,

thiago_tanaka
Asteroide

Oi @nicolascorreiacolombo , muito obrigado por sua resposta.

 

Infelizmente eu não tenho aqui mais essa base. Mas em resumo seria algo do tipo

 

Cabeçalho | 1 | 2 | 3

Produto X|Y|Z | 1 | 2 | 3

 

O "Produto X|Y|Z"  deveria ficar numa coluna só, mas como é campo aberto e alguém cadastrou assim, na hora delimitar, ele salta essas colunas indevidamente. Como o Fernando citou, nem todo o .csv vem como as "" para poder ignorar no preset. Eu mesmo já usei a formula de Trim, para tentar superar esse problema, mas gostaria de uma solução mais simples  e com menos passos, pensando em performance.

 

Valeu

Rótulos