Free Trial

Fórum

SOLUCIONADO

Datas Automáticas

afprospero
Asteroide

Boa tarde pessoal.

Eu tenho 5 datas que preciso utilizar automaticamente. A primeira data é D-1, a segunda é D-2, a terceira é D-3, a quarta D-4  e a quinta é D-5.

Preciso automatizar essa inserção com uma fórmula para cada data. Além disso se alguma dessas datas for final de semana eu preciso ignorar elas e utilizar um dia útil anterior. Por exemplo, o D-1 cai no domingo (vou rodar a rotina na segunda). O meu D-1 deve utilizar a sexta feira, o D-2 a quinta e assim por diante. Ou seja, nunca deve utilizar sabados e domingos nas minhas datas, sempre utilizando dias úteis.

Alguém sabe como fazer isso no Alteryx?

Obrigado a todos

3 RESPOSTAS 3
thiagoangelis
Meteoro

Olá

 

Veja se a formula DateTimeAdd(DateTimeNow(),-1,"day") te ajuda a captar D-1 e as demais datas na sequencia. 

 

Abs

AZuc
Alteryx
Alteryx

Oi @afprospero ,

 

Creio que existam formas mais elegantes de se fazer isto do que a que vou mostrar, mas segue uma fórmula para calcular o D-2. Basta adaptar pra calcular os demais.

 

if DateTimeFormat(DateTimeAdd([data],-2,"days"),"%w") = "0" then
DateTimeAdd([data],-4,"days")
elseif DateTimeFormat(DateTimeAdd([data],-2,"days"),"%w") = "6" then
DateTimeAdd([data],-3,"days")
else
DateTimeAdd([data],-2,"days")
endif

 

Indique caso tenha dúvida.

 

AZ

André Zuccatti

Sales Engineer - LATAM -
Alteryx, Inc.


afprospero
Asteroide

OBrigado pela ajuda. Demorei pra responder pois entrou outra coisa na frente e tive que parar essa. rs. Mas funcionou bem para meu propósito.

Só fiz um ajuste para trazer a data original, ai verificar se ela -1d era um final de semana, e ai encadear as demais.

Valeu

Rótulos