Community Spring Cleaning week is here! Join your fellow Maveryx in digging through your old posts and marking comments on them as solved. Learn more here!
Free Trial

Fórum

SOLUCIONADO

Condicional com data, para iniciar fluxos diferentes e um deles é ler um arquivo .xlsx

DanOnofre
Átomo

Eai pessoal, espero que todos estejam bem!

Preciso de uma ajuda!
Estou tentando criar uma condição aonde ela identifica que uma certa data esta faltando no arquivo e se essa data faltar ele inicia um fluxo aonde ele vai buscar em um outro arquivo os dados com essa data.

Exemplo:
Tenho uma lista de pessoas de entraram na empresa e cada uma delas recebem a data do ultimo dia do mes, ou seja, todos que entraram em abril recebem a data: 2021-04-30, na coluna "Entrada Mensal" .

Sendo assim, o que estou tentando fazer é uma condicional que identifique se existe um "grupo mensal"(baseado na data da coluna "Entrada Mensal") faltando.
Se sim, vai buscar num arquivo e o Union junta eles; Se nao, o fluxo encerra.
(a tendencia é que o "grupo ausente" sempre seja a do mes anterior que estou, devido a mudanca de base do fechamento do mes) 

Ficou muito confuso? rsrsrs
Agradeço a ajuda desde ja.

5 RESPOSTAS 5
marcusblackhill
12 - Quasar
12 - Quasar

Oi @DanOnofre ! Tudo bem?

 

Não vou mentir, assumo que fiquei um tanto confuso rs

 

Bom vou tentar colocar aqui o que entendi do fluxo que descreveu e ai você me corrige onde estiver errado, ok?

  1. Você tem um input com os dados de todos os funcionários da firma, onde tem uma coluna que leva o último dia do mês em que entraram;
  2. Então procura pelos funcionários que não tem essa data no campo, deve estar nulo ou blank imagino;
  3. Você possui um outro arquivo onde terão esses funcionários novos com suas datas de entrada;
  4. Aplica aos funcionários do primeiro arquivo que estavam com a data vazia, a data que tem nesse segundo arquivo e aí aponta o último dia do mês relativa a essa data que foi colocada

É mais ou menos por aí? 😅

DanOnofre
Átomo

Ola Marcus, obrigado pelo seu tempo!

É realmente ficou confuso como expliquei. Desculpe.

A questão é que esse admitidos do mes anterior "somem" (devido a certas limitaçães do sistema) ou seja, nao é somente a data na coluna "Entrada Mensal" que some, é a linha toda em si.
Esse problema se repete todo inicio de mês, ou seja, a cada novo mês, os profissionais do mês anterior some.
Por isso que preciso identificar se eles estao ausente com uma condicional.

marcusblackhill
12 - Quasar
12 - Quasar

Sem problemas, estamos aqui pra ajudar!

 

Ta, então a parte diferente doq falei é que você não tem os funcionários na lista apenas com a data em branco, na verdade você não tem esses funcionários na lista, dai o objetivo é comparar os 2 arquivos, se nesse arquivo 1 com a lista de todos os funcionários, não tiver algum funcionário do arquivo 2, é pra adicionar esse funcionário, seria isso então né?

DanOnofre
Átomo

Isso!

marcusblackhill
12 - Quasar
12 - Quasar

Show! Agora ficou mais claro hehehe

 

Nesse caso, imagino que tenha algum campo chave como uma matrícula ou algo assim para identificar os funcionários de forma única e não confundir funcionários diferentes que tenha o mesmo nome.

 

Partindo desse pressuposto, você fazer os seguintes passos:

  1. Cria 2 input data, 1 pra lista completa e outro pros novos;
  2. Liga eles com 1 join, digamos que o completo no left e os novos no right e usa essa matricula como key pro join;
  3. Na saida right vai ter apenas os funcionário novos de fato, que não existem nessa lista do arquivo completo, ai você garante que não vai duplicar;
  4. Depois disso, cria um unio pegando a lista completa (antes de entrar no join) com a saída right do join, assim você terá tudo da lista completa mais a lista de funcionários realmente novos

Espero que isso ajude! se ficar confuso também avisa 😁

 

Se resolver, não esquece de marcar o tópico como resolvido para encerrar o tópico

Rótulos