Free Trial

Fórum

SOLUCIONADO

Como duplicar linhas ao identificar um campo null?

Joker_Hazard
Bólide

Boa tarde pessoal!

Gostaria de uma ajuda. Preciso agrupar(usando o CNPJ como chave) as linhas de um dataset, com um outro dataset. Ao detectar que a proxima linha é outro CNPJ, entao COPIAR todas as minhas do dataset 2 (IBOVESPA). Acabei fazendo a união de ambos usando um JOIN tool porém existe a necessidade de copiar e colar as mesmas linhas por CNPJ. Exemplo:

Dados do Ibovespa: Total 249 registros

Joker_Hazard_0-1631467750099.png
Dados do meu segundo dataset:

Joker_Hazard_1-1631467786095.png

Como podem notar, são fundos de investimento. Meu objetivo é copiar e colar as linhas e colunas do primeiro dataset para COMPARAR as datas de ambos. O problema esta ai. Tentei fazer o uso de uma multirow mas não funcionou.

Joker_Hazard_2-1631467894072.png

 

 

Para ficar mais claro, imaginem um Excel normal. Eu quero COMPARAR a rentabilidade do FUNDO X com o IBOV e para isto preciso que ambos tenham as mesmas datas nas mesmas linhas, para calcular a covariância. (objetivo do trabalho)

É possível ajustar isso? 

Obg

 

8 RESPOSTAS 8
dougperez
Quasar

Você já tentou fazer o join dessa forma?

dougperez_0-1631509538292.png

Não entendi muito bem seu problema, sua fórmula final não compara as datas, somente verifica se a data está nula

Joker_Hazard
Bólide

Fala Doug, ficou confuso mesmo!


Meu objetivo é pegar a data do CNPJ (fundo) exemplo 13/09/21 e pegar a data do IBOVESPA exemplo 13/09/21, calcular a rentabilidade de ambos individualmente (isto já foi feito) e equipara-los. 

Dessa forma teríamos uma seguinte tabela: 

CNPJ 113/09 IBOVESPA 13/09
CNPJ 1 14/09 IBOVESPA 14/09
CNPJ 213/09 IBOVESPA 13/09
CNPJ 214/09 IBOVESPA 14/09
   


E por ai vai. Só posso equalizar as datas de ambos, se tanto a data do fundo quanto a data do ibovespa forem iguais. 

Eu consigo fazer isso no excel, se quiser posso fazer um SAMPLE para você ver o resultado final, ajudaria?

Vou tentar fazer o join dessa forma para ver o resultado! Ja retorno em breve
Valeu!






carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

@Joker_Hazard tudo bem?

 

Nesse caso você só precisa fazer o JOIN usando as datas. Ou simplifiquei demais?

 

carlosteixeira_0-1631538193982.png

Para cada CNPJ que tiver a data na tabela de rentabilidade ele traz a coluna com a rentabilidade daquela data

 

Abraços

 

Carlos A Teixeira
Joker_Hazard
Bólide

Obrigado pessoal, tentei dificultar algo que nao precisava. Esqueci que dava para juntar via JOIN pela data hahah

So uma duvida... 

Joker_Hazard_0-1631539305425.png

vejam que alguns CNPJs possuem menos datas que o resto. Logo, assumindo que o dataset do IBOV tem 249 datas, como que ele faz o join nesse caso? 

É possivel dizer para o alteryx GERAR as linhas com informações iguais de D-1 quando ele nao encontrar a data neste caso?

Valeu

 

dougperez
Quasar

Bom dia Joker!

 

Segue workflow, essa parte "a mais" cria a listagem de dias e gera com base no valor anterior do campo.

dougperez_0-1631542173823.png

 

Verifique se isso te ajuda.

 

Atenciosamente

carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

@Joker_Hazard 

Segue um exemplo com o seu dataset

Veja se é isso que vc precisa.

 

Abraços

Carlos A Teixeira
Joker_Hazard
Bólide

Excelente @carlosteixeira @dougperez !

Fico imensamente grato. Neste caso, vocês me deram duas soluções, é contra as regras avaliar como solução duas vezes o mesmo post?

Agradeço, 

Abs

carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

Oi @Joker_Hazard nao, não é. Até pq as duas serviram para você.

😉

 

Abraços

Carlos A Teixeira
Rótulos