Community Spring Cleaning week is here! Join your fellow Maveryx in digging through your old posts and marking comments on them as solved. Learn more here!
Free Trial

Fórum

SOLUCIONADO

Como duplicar linhas ao identificar um campo null?

Joker_Hazard
Bólide

Boa tarde pessoal!

Gostaria de uma ajuda. Preciso agrupar(usando o CNPJ como chave) as linhas de um dataset, com um outro dataset. Ao detectar que a proxima linha é outro CNPJ, entao COPIAR todas as minhas do dataset 2 (IBOVESPA). Acabei fazendo a união de ambos usando um JOIN tool porém existe a necessidade de copiar e colar as mesmas linhas por CNPJ. Exemplo:

Dados do Ibovespa: Total 249 registros

Joker_Hazard_0-1631467750099.png
Dados do meu segundo dataset:

Joker_Hazard_1-1631467786095.png

Como podem notar, são fundos de investimento. Meu objetivo é copiar e colar as linhas e colunas do primeiro dataset para COMPARAR as datas de ambos. O problema esta ai. Tentei fazer o uso de uma multirow mas não funcionou.

Joker_Hazard_2-1631467894072.png

 

 

Para ficar mais claro, imaginem um Excel normal. Eu quero COMPARAR a rentabilidade do FUNDO X com o IBOV e para isto preciso que ambos tenham as mesmas datas nas mesmas linhas, para calcular a covariância. (objetivo do trabalho)

É possível ajustar isso? 

Obg

 

8 RESPOSTAS 8
dougperez
Quasar

Você já tentou fazer o join dessa forma?

dougperez_0-1631509538292.png

Não entendi muito bem seu problema, sua fórmula final não compara as datas, somente verifica se a data está nula

Joker_Hazard
Bólide

Fala Doug, ficou confuso mesmo!


Meu objetivo é pegar a data do CNPJ (fundo) exemplo 13/09/21 e pegar a data do IBOVESPA exemplo 13/09/21, calcular a rentabilidade de ambos individualmente (isto já foi feito) e equipara-los. 

Dessa forma teríamos uma seguinte tabela: 

CNPJ 113/09 IBOVESPA 13/09
CNPJ 1 14/09 IBOVESPA 14/09
CNPJ 213/09 IBOVESPA 13/09
CNPJ 214/09 IBOVESPA 14/09
   


E por ai vai. Só posso equalizar as datas de ambos, se tanto a data do fundo quanto a data do ibovespa forem iguais. 

Eu consigo fazer isso no excel, se quiser posso fazer um SAMPLE para você ver o resultado final, ajudaria?

Vou tentar fazer o join dessa forma para ver o resultado! Ja retorno em breve
Valeu!






carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

@Joker_Hazard tudo bem?

 

Nesse caso você só precisa fazer o JOIN usando as datas. Ou simplifiquei demais?

 

carlosteixeira_0-1631538193982.png

Para cada CNPJ que tiver a data na tabela de rentabilidade ele traz a coluna com a rentabilidade daquela data

 

Abraços

 

Carlos A Teixeira
Joker_Hazard
Bólide

Obrigado pessoal, tentei dificultar algo que nao precisava. Esqueci que dava para juntar via JOIN pela data hahah

So uma duvida... 

Joker_Hazard_0-1631539305425.png

vejam que alguns CNPJs possuem menos datas que o resto. Logo, assumindo que o dataset do IBOV tem 249 datas, como que ele faz o join nesse caso? 

É possivel dizer para o alteryx GERAR as linhas com informações iguais de D-1 quando ele nao encontrar a data neste caso?

Valeu

 

dougperez
Quasar

Bom dia Joker!

 

Segue workflow, essa parte "a mais" cria a listagem de dias e gera com base no valor anterior do campo.

dougperez_0-1631542173823.png

 

Verifique se isso te ajuda.

 

Atenciosamente

carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

@Joker_Hazard 

Segue um exemplo com o seu dataset

Veja se é isso que vc precisa.

 

Abraços

Carlos A Teixeira
Joker_Hazard
Bólide

Excelente @carlosteixeira @dougperez !

Fico imensamente grato. Neste caso, vocês me deram duas soluções, é contra as regras avaliar como solução duas vezes o mesmo post?

Agradeço, 

Abs

carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

Oi @Joker_Hazard nao, não é. Até pq as duas serviram para você.

😉

 

Abraços

Carlos A Teixeira
Rótulos