Community Spring Cleaning week is here! Join your fellow Maveryx in digging through your old posts and marking comments on them as solved. Learn more here!
Free Trial

Fórum

SOLUCIONADO

Cálculo entre colunas, onde valores estão em linhas diferentes

Tary
Meteoroide

Bom dia pessoal,


Sou iniciante em Alteryx
Atuei por 15 anos com Cognos Planning e TM1 da IBM
Estou com dúvida, no projeto que estou fazendo utilizando Alteryx tenho como fonte de dados uma planilha (que será o template utilizado mensalmente), onde tenho algumas colunas Informativa (produto, canal, e outros) e outras colunas com % de representatividade por canal, sendo que o volume é valor total
Logo preciso fazer o cálculo deste volume com a representatividade, no entanto o volume está em uma linha (ex A1), e esses % iniciam na linha abaixo (ex A2), então levo para o Alteryx faço o transforme das linhas volumes (meses) para vertical, e os valores % e como as outras colunas se duplicam conforme a quantidade de meses, no entanto o VOLUME só duplica nas linhas totais, e não nas linhas folhas, e com isso não consigo fazer esse cálculo para distribuir o volume por canal
Alguém já passou por isso e tem alguma dica?

 

Segue exemplo:

 

 

Tary_0-1631879869898.png

 

Tary_1-1631879906192.png

 

Tary_2-1631879918481.png

 

Tary_3-1631879930892.png

 

Tary_4-1631879941144.png

 

Tary_5-1631879950945.png

 

11 RESPOSTAS 11
lemuelcastro
Bólide

Olá Tary!

Pode anexar a planilha ou a imagem dela pra exemplificar?

Tary
Meteoroide

Atualizado com exemplo.

 

Obg

carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

oI @Tary TUDO BEM?

 

Segue a minha solução. Nessa solução vc precisará usar a ferramenta multirow formula (12x uma para cada mes) transformando os nulos nos valores respectivos antes de fazer seus cálculo.

O que eu recomendaria para você caso seja possivel, trazer na sua planilha as colunas com os valores para poder somar e fazer o TOTAL no Alteryx mesmo, assim ficaria bem mais fácil de validar os numeros e não deixaria margem de errro de digitação.

 

carlosteixeira_0-1631883499662.png

 

Mas é apenas uma sugestão, veja se meu exemplo resolve pra vc. Lembrando vc vai precisar recriar mais algumas ferramentas de multirow formula. Isso é um problema caso você não tenha os 12 meses.

 

Abraços

 

Carlos A Teixeira
Tary
Meteoroide

Muito obrigada, Carlos essa sua solução, salvou a minha sexta rs.

 

Gratidão!!!

FláviaB
Alteryx Community Team
Alteryx Community Team

@Tary, bem-vinda à Comunidade Alteryx! Acho que com essa experiência vamos te ver cada vez mais por aqui! 
@carlosteixeira e @lemuelcastro, obrigada pela ajuda! 

Flávia Brancato
Tary
Meteoroide

Com certeza Flávia, serei presença na comunidade, e quero poder contribuir futuramente.

 

Obg 🙂

lemuelcastro
Bólide

Aproveitando os passos que vc já fez, você fazer um FILTER REGIAO="TOTAL", e fazer um JOIN(MESxMES) de TRUE(Linhas de Total) com a porção FALSE(Linhas de Regiões de Fato), e fazer o calculo FORMULA após isso.

lemuelcastro
Bólide

Em anexo exemplo.

lemuelcastro_0-1631884652309.png

 

Tary
Meteoroide

Muito obrigada, @lemuelcastro vou testar este também.

 

Gratidão!!!

Rótulos