Free Trial

Fórum

Brainstorming - Abertura do SKYPE via Alteryx e envio de mensagens scriptadas automatizada

Joker_Hazard
Bólide

Saudações amigos.

Estou tentando automatizar algumas tarefas diárias e tive uma ideia.

Problema

Diariamente, tenho que enviar mensagens para outros membros da equipe sobre impostos bancários e correlatos. Já faço isso há 3 anos e é muito cansativo. Ainda assim, tem que ser feito pelo skype ou outro aplicativo do mesmo tipo que tenha permissão de compliance.

Solução Prospectada

O Alteryx possui algumas ferramentas capazes de abrir aplicativos com CMD (Run Command). Com isso em mente, acho que é possível abrir o skype. O próximo passo seria enviar mensagens.

Para enviar mensagens poderíamos tentar criar um validador que valide o nome de uma pessoa ou o registro de e-mail vinculado à sua conta skype para que não envie mensagens aleatórias para pessoas que não devem receber informações privadas.

Com isso em mente, venho a esta comunidade para debater ideias para tornar isso possível.

Muito obrigado galera!

7 RESPOSTAS 7
carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

@Joker_Hazard tudo bem?

 

@Matheus_Rodrigues construiu algo parecido com isso há um tempo atras que usuava o Telegram para enviar mensagens e executar os workflows diretamente por ele, usando bots.

 

@Matheus_Rodrigues pode dar uma palhinha?

 

Abraços

Carlos A Teixeira
Joker_Hazard
Bólide

Carlão, voce tem o contato desse rapaz? 

Valeu! 

carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

@Joker_Hazard tenho sim... me manda um private message!

Carlos A Teixeira
dougperez
Quasar

Cara, teoricamente teria como fazer via API - https://docs.microsoft.com/en-us/skype-sdk/ucwa/sendmessage_ref

Precisa estudar essa documentação do skype pra ver se consegue fazer isso nem que seja com Python e integrar com a Python tool 

Ranyaky-Vilela
Bólide

Boa noite, @Joker_Hazard  tudo bem?

 

Pegando o comentário do @carlosteixeira sobre o Telegram.

 

Pode se desenvolver um fluxo onde você dispara notificações para os usuários utilizando a API do Telegram. A utilização desse mensageiro é que sua API é gratuita e sua facilidade de criar Bots.

 

Diversas configurações podem ser realizadas, enviar uma única mensagem diretamente para um usuário, ou um grupo, você pode adicionar o Bot em canais também para que mande a mensagem por lá, ou pode se criar um fluxo onde identifica alguns usuários e fazer o Bot remover esses usuários do canal e informa-los e mandar uma notificação informando-os . Estes 3 exemplos que comentei o fluxo foi construído e validados por mim 🙃

 

Como comentado é necessário criar um BOT (https://core.telegram.org/bots).

Depois no fluxo criar os campos que serão os parâmetros da API onde ele faz a leitura de quem vai disparar a mensagem, quem são os usuários que vão receber a mensagem, e a mensagem que vai ser enviada.

Estes são alguns parâmetros obrigatórios: CHAT ID, BOT TOKEN, MESSAGE (https://core.telegram.org/api).

 

Necessário criar um  campo 'url' onde vai conter "API"+TOKEN+"/Parâmetro".

Com esse campo criado você utiliza a ferramenta Download para disparar, e na aba conteúdo você seleciona os campos que são os parâmetros necessários para que a API possa identificar, quem vai disparar a mensagem (BOT), quem vai receber(ID dos usuários), mensagem que será encaminhada(TEXT).

 

Fico a disposição para maiores esclarecimentos.

 

Ranyaky Vilela

Joker_Hazard
Bólide

@Ranyaky-Vilela Boa noite!

Agradeço imensamente seu comentário. 

Agora tenho uma ideia de como começar algo do tipo! imagino que o mesmo possa ser feito usando o Skype corporativo.

Deixe-me perguntar, você por acaso consegue me mostrar um workflow como "sample" sem dados confidenciais ou algo do tipo? 

Se nao puder, td bem, eu entendo. Tenho workflows que nao posso enviar tambem.

Agradeço,

Abs

Ranyaky-Vilela
Bólide

Boa noite, @Joker_Hazard 

 

Pesquisei um pouco na documentação da Microsoft e encontrei um artigo onde eles explicam como você pode criar um Bot para o Skype for Business utilizando o Framework (https://docs.microsoft.com/en-us/skype-sdk/skype-for-business-bot-framework/docs/overview).
Não entrei nos detalhes mais afundo para ter uma opinião final.

 

Estou anexando um exemplo de como pode ser configurado com os parâmetros necessários para você enviar notificação no Telegram.

 

Estou construindo um artigo para a comunidade onde vou mostrar um passo a passo em como criar o Bot no Telegram, como habilitar as notificações, coletar o ID único do usuário e poder remover usuários de canais onde você inseriu seu bot como administrador.

 

Fico a disposição para qualquer dúvida.

Rótulos