Community Spring Cleaning week is here! Join your fellow Maveryx in digging through your old posts and marking comments on them as solved. Learn more here!
Free Trial

Fórum

SOLUCIONADO

Análise Combinatória

EduardoRombolli
Asteroide

Olá, por acaso alguém sabe se é possível gerar uma análise combinatória de valores com base em uma chave utilizando apenas o Alteryx? Atualmente chamo o Python para execução (faz teste apenas de um para n, não faz de n para n) mas queria saber se tem alguma tool para isso. Segue um exemplo:

 

Tipo  Valor

A         -2       

A         -3

A          4

A          1

A         10

A         8

Na minha base de dados eu tenho diversos tipos diferentes (A, B, C...) e preciso verificar quais valores com tipos iguais se zeram. Se eu utilizar apenas o Summarize não adianta pois o Tipo A não irá zerar pois tem outros valores que a soma não zera, então precisaria gerar uma análise combinatória para identificar que o -2 e o -3 vão se zerar com o 4 e o 1. Se for possível fazer 1 para N já é bom também.

Obrigado!

12 RESPOSTAS 12
FláviaB
Alteryx Community Team
Alteryx Community Team

Oi @Thableaus, @carlosteixeira, @vroque,

 

Algum de vocês teria alguma sugestão para essa questão? 

Flávia Brancato
vroque
Asteroide

Não entendi muito bem a questão, mas acho q a resposta é usar e abusar de gambiarras da criatividade e usar Summaraizes, Formulas outras ferramentas de Preparation (Multi-Row/ Multi-Field)

 

Ou ... 

Talvez integrar o que você está usando em Python no Workflow.

damc
Bólide

Olá @EduardoRombolli, tudo bem?

 

Creio que o Alteryx não possui nenhuma tool específica para combinatória.

 

No seu caso de uso o cálculo das combinações em Python é feito externo ao Alteryx ou já está no seu workflow?

 

Se for externo, acredito que a sugestão do @vroque de integrar o seu código ao workflow seria a solução mais direta,  daí você poderia criar a sua própria tool convertendo o fluxo em uma macro. 

 

Se for o caso de integrar o código, esse artigo pode ajudar:

 

https://community.alteryx.com/t5/Alteryx-Designer-Knowledge-Base/Tool-Mastery-Python/ta-p/197860

 

[ ]’s

 

 

 

 

EduardoRombolli
Asteroide

Ola damc, tudo e você?

Eu estou chamando o Python por bat, externo ao alteryx, mas essa solução de integração parece ser mais completa e mesmo, vou dar uma lida, obrigado por compartilhar o artigo!!

damc
Bólide

Por aqui tudo bem também @EduardoRombolli 

 

Sucesso aí pra você!

 

[ ]´s

FláviaB
Alteryx Community Team
Alteryx Community Team

Obrigada @vroque e @damc!

 

Oi @EduardoRombolli, nos avise se conseguiu resolver com as sugestões compartilhadas acima! E se resolveu, não esquece de marcar as respostas como soluções! 😉 

Flávia Brancato
EduardoRombolli
Asteroide

Oi Flavia, eu vou tentar integrar com base no artigo que a @damc compartilhou, obrigado pela ajuda!

FláviaB
Alteryx Community Team
Alteryx Community Team

Perfeito, @EduardoRombolli. Torcendo para dar certo! 

Flávia Brancato
vroque
Asteroide

@EduardoRombolli 

 

Confesso que ainda na entendi muito bem o seu problema, mas recentemente esbarrei num problema de análise combinatória. 

Como eu resolvi: 

Dado o dataset, com o que seria os campos A, B e C e valor, fiz coloquei um Append Fields que considerava tanto o Target quanto o Source vindos do mesmo input. 

 

Isso vai me retornar um novo dataset com o tipo (A,B, C) e valor originais e tipo (A,B, C) e valor repitidos. Se meu dataset original tem n, o novo vai ter n². 

 

Dai pra conseguir comparar, faço um filtro onde os tipos são iguais e os valores diferentes. Com isso tenho um arranjo combinando todos os registros para um determinado tipo. 

Pode ter ficado meio confuso, vou colocar um exemplo aqui, de um workflow na sequencia 

Rótulos