Free Trial

Fórum

Ajuda para calcular prazo de entrega

tcastello2019
Meteoro

Olá Pessoal, tudo bem?

Preciso de uma ajuda de vocês. Estou fazendo um relatório para calcular o prazo que temos para entregar uma mercadoria, o calculo é o seguinte:

Data e criação no sistema (ex, 11/01/2021) e o prazo para entregar na cidade específica (ex: Porto Alegre 4 dias)

Preciso fazer uma fórmula para somar a data de criação + o prazo de entrega, nesse caso, ficaria o prazo de entrega (lead time) para o dia 15/01/2021.

Tem um detalhe, preciso desconsiderar finais de semana e feriado.

Poderiam me ajudar?

Obrigado.

21 RESPOSTAS 21
carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

Olá @tcastello2019 tudo bem?

Na verdade a gente usa de uma forma um pouco diferente.

 

No workflow que enviei vc vai ver que eu criei um campo que determina qual é o dia da semana da data, e aí a gente exclui sábado e domingo.

 

Faz sentido?

 

Abraços

Carlos A Teixeira
marcusblackhill
12 - Quasar
12 - Quasar

Exatamente o que o @carlosteixeira disse. No Alteryx não temos uma formula direta como o workdays do excel, temos que operacionalizar de forma mais lógica essa questão como por exemplo usando a datetimeformat para pegar o dia da semana e excluir apenas os finais de semana. 

 

No fluxo que te passei, pode reparar que utilizei ela para verificar se ao pegar o dia do pedido+5, vai cair em um final de semana ou passar por um final de semana, ele já compensa os dias e adiciona no prazo, mas isso só consegue ocorrer através dessa checagem de qual é o weekday mesmo.

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá @marcusblackhill e @carlosteixeira, tudo bem?

Estou acompanhando de perto essa discussão porque vou criar um desafio semanal baseado nesse problema trazido pelo @tcastello2019 .

 

O que ainda não ficou claro pra mim é como calcular a data de entrega sabendo que ele tem prazo (em dias) pré-estabelecido para cada cidade. Por exemplo, para Manaus são 10, enquanto para Boa Vista são 5 dias úteis. Acho que meu problema está na ferramenta de Fórmula de Múltiplas Linhas.

Anexei meu fluxo para vocês saberem até onde caminhei.

 

Obrigada por toda ajuda!

 

Abraços!

Sylvia
carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

Oi @SylviaP @marcusblackhill e @tcastello2019 

 

Vamos lá. Silvinha seu fluxo está muito bom, no caso você só precisaria agrupar os dados no multirowformula por dia util e cidade para ele fazer a contagem correta.

 

Porém, parei um pouco aqui para pensar melhor a respeito desse problema, e construí um fluxo um pouco diferente, e um pouco maior mas que dá o resultado esperado (pelo menos eu acho que tá certo kkkkk)

 

Estou anexando ele aqui para a avaliação de todos vocês. Espero que ajude.

carlosteixeira2005_0-1610717126215.png

 

 

 

Carlos A Teixeira
SylviaP
Moderator
Moderator

Olá @carlosteixeira muito obrigada pela ajuda!

Como sempre, sem palavras para agradecer toda parceira e ajuda que você dá para essa Comunidade.

Abraços e tenha um excelente final de semana!

Sylvia
tcastello2019
Meteoro

Olá @SylviaP @marcusmontenegro e @carlosteixeira 

 

Eu usei aqui com uns dados fictícios que tenho e acho que deu certo o fluxo do @carlosteixeira .

Vou agora ver como ele funciona, tentar entender direito, pois sou bem novo no Alteryx e usar o arquivo que de fato preciso para saber as informações no fluxo.

Por enquanto, muito obrigado pela ajuda de todos vocês, só nessa questão já aprendi bastante coisa em relação ao Alteryx.

Obrigado mesmo.

Abrs.

Thiago Castello 

SylviaP
Moderator
Moderator

Fico feliz Thiago @tcastello2019!

Tenha um ótimo final de semana! 🙂

Sylvia
tcastello2019
Meteoro

Olá @carlosteixeira , tudo bem?

 

Desculpe a demora, mas estava tentando fazer alguns ajustes no seu fluxo com alguns dados que tenho aqui, mas estou jogando a toalha...kkkk

Seguinte, eu tenho as informações no arquivo em anexo, que são informações que vou usar de fato.

Tentei fazer alguns ajustes mas nada....será que você consegue me ajudar mais uma vez?

Obrigado.

Abrs.

marcusblackhill
12 - Quasar
12 - Quasar

Oi @tcastello2019 !

 

Desculpe a ausência aqui. Dei uma ajustada no fluxo que tinha te passado, não tinha entendido inicialmente que os fretes eram variáveis.

 

Transformei o fluxo em uma macro iterativa, que vai realizar todo o calculo para cada pedido que tiver da sua base. N macro vc precisa entrar uma base de pedidos, uma base de feriados e uma base de informações de frete.

 

Dá uma olhadinha no fluxo anexo pra ver se é isso que precisa.

 

Abraço!

tcastello2019
Meteoro

Olá @marcusblackhill , desculpe, mas não consegui abrir essa macro.

Obrigado.

Abrs,

Rótulos