Community Spring Cleaning week is here! Join your fellow Maveryx in digging through your old posts and marking comments on them as solved. Learn more here!
Free Trial

Fórum

Agrupar / Consolidar arquivos de excel

douglas_hnk
Meteoro

Por favor, preciso de apoio para o seguinte desafio. 

 

Tenho que consolidar o seguinte arquivo em excel "BD_2022.5" que está dentro da pasta 2022.05 juntos com outros arquivos em excel que não tenho interesse. Bem, todos os meses é gerado uma nova pasta  e um novo arquivo, sendo alterado o último número "BD_2022.x", ou seja,  "BD_2022.6"  e sucessivamente. No Alterix  posso determinar o nome e tipo de arquivo que quero consolidar, mesmo sendo dinâmico ?

 

 

2 RESPOSTAS 2
FláviaB
Alteryx Community Team
Alteryx Community Team

Obrigada pelo post, @douglas_hnk

Quem sabe algum dos nossos ACEs conseguem ajudar? @Thableaus @carlosteixeira @marcusblackhill@fmvizcaino 

Flávia Brancato
marcusblackhill
12 - Quasar
12 - Quasar

Fala @douglas_hnk !

 

Acredito que para seu caso você possa utilizar a ferramenta de directory tool combinada com formula e dynamic input.

 

Tente o seguinte, na ferramenta de directory, configure para pegar o diretório raiz onde essas pastas serão criadas. No file specification coloque qual a extensão que quer. (por exemplo, se quer apenas excel padrão, coloque *.xlsx)

marcusblackhill_1-1656540636053.png

 

É importante que vc marque a opção de Include subdirectories, isso permitirá a ferramenta analisar as subpastas também.

 

Isso irá gerar uma lista para você, nela precisará atualizar o campo de full path para incluir o nome da sheet usando formula

marcusblackhill_2-1656540682362.png

E na sequência um dynamic input usando o campo full path para pegar os arquivos.

marcusblackhill_3-1656540713714.png

 

Vai conseguir essa consolidação, independente de pastas.

marcusblackhill_4-1656540736531.png

Esse método vai funcionar se você tiver esses arquivos sempre com mesmo layout de tabela e com o mesmo nome de sheet. Se não for o caso, ao invés de uma dynamic input, precisará criar uma batch macro para essa consolidação e avaliar a lógica a ser usada na formula.

 

@FláviaB , obrigado por marcar a gente!

 

 

Rótulos