Community Spring Cleaning week is here! Join your fellow Maveryx in digging through your old posts and marking comments on them as solved. Learn more here!
Free Trial

Fórum

SOLUCIONADO

API RD Station

Tafarel
Meteoroide

Boa tarde,

 

Preciso fazer uma API para automatizar a interface entre o sistema de entrada de Leads (RD Station) e o Alteryx.

 

Alguém já fez ou sabe me explicar como posso fazer?

3 RESPOSTAS 3
carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

Bom dia Tafarel, Tudo bem?

 

Bom basicamente você precisará utilizar poucas ferramentas dentro do Alteryx para acessar a API.

Não sei exatamente como é o seu acesso ao RD STATION, mas dei uma rápida olhada nesse link https://developers.rdstation.com/pt-BR/getting-started

e acredito que se você seguir as imagens abaixo conseguirá o seu acesso.

 

O exemplo abaixo eu mesmo construí utlizando a API de um app financeiro que uso para finanças pessoais, então já dá uma boa idéia de como acessar API´s.

 

Primeiramente você precisa localizar qual o endereçoo da API que você quer acessar, no meu caso foram 4 endereços distintos, e eu utlizei o TEXT INPUT

 

carlosteixeira2005_0-1572344661122.png

 

Após isso eu incluí a ferramenta DOWNLOAD TOOL onde você precisará configurar o seu e-mail (User-Agent) e incluir o seu TOKEN (Password). O token você provavelmente conseguirá dentro do enderço da API.

 

carlosteixeira2005_1-1572344970314.png

 

Pelo que eu consegui identificar no RD STATION ele vai devolver os dados para você com JSON então você irá utlizar a mesma ferramenta que eu utilizei no meu fluxo JSON Parse.

carlosteixeira2005_2-1572345063114.png

 

Após isso você já consegue realizar o download de seus dados conforme você pode ver na imagaem abaixo:

 

carlosteixeira2005_3-1572345154355.png

 

no meu caso eu incluí um DATA CLEANSING após JSON PARSE para já ir tratando os espaços em branco e outras caracteristicas dos dados.

 

Acho que com isso você consegue fazer o que você precisa.

 

Lembre-se nem todas as APIS sãp iguais, então recomendo você a dar uma lida (acho que já deve saber tudo) no link do RD STATION API que mencionei acima, lá você conseguirá todas as informações que precisa. Talvez você precise adaptar o workflow que incluí aqui para as caracteristicas da API do RD STATION então acerdito que você terá que quebrar um pouquinho a cabeça caso seja diferente, mas já dá pra ter uma idéia.

 

Estou incluindo o Fluxo com as ferramentas que utilizei, assim você pode substituir os dados do WORKFLOW pelos seus dados.

 

Grande abraço - Se tiver dúvidas pode me chamar.

 

Carlos A Teixeira

Carlos A Teixeira
Tafarel
Meteoroide

@carlosteixeira Muito obrigado pelas dicas e fluxo, vou fazer as adequações.

FláviaB
Alteryx Community Team
Alteryx Community Team

Muito obrigada pela ajuda, @carlosteixeira!

 

@Tafarel, nos avise se continuar com alguma dúvida.

Flávia Brancato
Rótulos