Free Trial

Desafios Semanais

Resolva o desafio, compartilhe sua solução e lidere nossa Comunidade!

Desafio #17: Visualização em linhas

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá pessoal, bom dia!

 

A solução do desafio passado está postada!

 

Eu adoro compartilhar casos reais e esse é um desafio relativamente simples, mas que mostra com facilidade como o Alteryx pode ser usado na maioria dos problemas de transformação de dados.

 

Nosso cliente, Amâncio Boa Gente, é exportador de café. Ele possui quatro tipos de produtos direcionados a diferentes mercados. Amâncio reuniu dados desde 2005, com uma projeção até 2021 dos valores de exportação para cada tipo de café, porém o conjunto de dados está meio bagunçado e apresenta as informações sobre cada produto na parte superior da tabela (cada coluna contém linhas de informações do cabeçalho).

 

Amâncio deseja visualizar as informações sobre cada produto em linhas e, além disso, gostaria de saber qual de seus produtos (A, B, C, D) tem maior valor de venda.

 

Que tipo de café tem mais saída? Você acha que Amâncio deveria parar de exportar algum tipo para dedicar esforços ao produto mais vendido? (Considere a informação apenas quantitativa, pois é a disponível no momento).

 

Como a ferramenta Transpor pode ser usada como uma das alternativas para a solução, aproveito para compartilhar o artigo fresquinho da nossa série Domínio de Ferramentas. Corre lá pra conferir!

 

Boa semana!

Sylvia
damc
Bólide

Olá,

 

Segue uma proposta de solução.

 

Com relação à pergunta: o somatório das vendas do produto D é o maior, mas se visualizarmos graficamente a tabela que geramos com as informações de cada produto por linha vamos observar que ele foi o produto mais vendido até o final de 2014 e, a partir daí, ocorre uma mudança no comportamento das séries (se, por exemplo, considerarmos apenas os dados de 2015 pra frente vamos ver que os valores totais de venda por produto são bem mais próximos entre sí e que o produto C foi o mais vendido). Por isso, eu desaconselharia focar no produto mais vendido.

 

[ ]´s

 

 

Saqueador
desafio_17_damc.JPG

Somatório do valor de venda por produto de 2015 em diante:

2015_diante.JPG


 

 

carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

Fala Galera... tudo bem com você? Olha eu aqui novamente após algum tempo. kkkkk

Vamos lá. Confesso que a solução da @damc eu acredito ser a melhor. Demorei um tempinho até criar um aoutra solução diferente da dela.

Mas como diria JACK o ESTRIPADOR, VAMOS POR PARTES. KKKK

Criei um workflow que é um pouco maior que o da @damc porém chegamos no mesmo resultado.

Minha idéia aqui é demonstrar uma outra forma de resolver o problema.

Espero que curtam minha solução...

 

Saqueador
carlosteixeira2005_1-1590586132144.png

 

PS - As macros que utilizo para validação dos meus workflows você encontra elas nesse link abaixo:

https://community.alteryx.com/t5/Alteryx-Designer-Knowledge-Base/CReW-Macro-Support/ta-p/465740

Abraços à todos

Carlos A Teixeira

Oi pessoal 

 

Desta vez não olhei as soluções já postadas para não deixar me influenciar. Segue o resultado.

 

Abs

 

Saqueador
desafio_semanal_17.png
cpmonteiro
Bola de fogo

 

Olá,

 

segue proposta de solução para o desafio:

 

Saqueador
cpmonteiro_1-1590593041902.png

 

Quanto a deixar de exportar algum produto, olhando pelo valor médio de vendas por ano de cada produto, o produto A foi o que mais perdeu valor de mercado ao longo dos anos. Os produtos C e D, mesmo perdendo valor, vão representar o maior valor médio de vendas, e o produto B não mostra tanta alteração. Então se fosse pra escolher um para parar de exportar, seria o produto A, com base nestes dados

 

cpmonteiro_0-1590593020891.png

 

Att,

 

Cristiano

 

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá @damc,

Sua solução foi bem sucinta e eficaz! Adorei sua análise sobre o produto mais vendido e o momento atual. Olhar apenas para os números ou gráficos, sem análise mais profunda, muitas vezes nos leva a conclusões duvidosas e até erradas.

Obrigada pelas contribuições!

Sylvia
SylviaP
Moderator
Moderator

@carlosteixeira, obrigada pelo link das macros.

É sempre legal ver diferentes soluções para o mesmo problema.

Bom final de semana! 🙂

Sylvia
SylviaP
Moderator
Moderator

@filipe_quintieri A-ha!

Você está me saindo melhor que a encomenda hein rapaz?!

Sua solução foi ótima e adorei seu auto-challenge de não olhar as outras soluções postadas.

O Designer é super democrático e temos espaço pra tudo. Feliz de ver sua evolução!

Abraços!

Sylvia
SylviaP
Moderator
Moderator

@cpmonteiro como pode ser tão eficiente?

Até gráfico apresentou! Amei!

Eu também faria uma escolha parecida, assim como sugeriram você e a @damc, porém seria legal entender porque o produto A tão bem vendido nos primeiros anos foi perdendo mercado. Qualidade? Preço? Prazo de entrega?

Enfim, ser um analista/cientista de dados é um mundo de oportunidades.

Excelente final de semana! 

Sylvia
cpmonteiro
Bola de fogo

Obrigado Sylvia! O mérito é todo do Alteryx Designer, com tantos recursos disponíveis .

Pois é, podem existir outros fatores de mercado aí que vão influenciar na decisão, enquanto aqui estamos avaliando apenas uma dimensão do problema.

Bom fim de semana!