Free Trial

Desafios Semanais

Resolva o desafio, compartilhe sua solução e lidere nossa Comunidade!

Desafio #91: Em quais regiões há mais terremotos?

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá pessoal, tudo bem?

 

Quero agradecer a participação dos usuários no desafio passado!

@Malvim @nicolascorreiacolombo @andreoa @lemuelcastro @kendi 

Eu adoro ver as soluções postadas (sim, abro todas!) e também ver que a cada dia nossa Comunidade cresce mais.

Obrigada mesmo por todas as contribuições! 😊

 

Vamos começar nosso desafio? Que tal usar as ferramentas da paleta Relatório e Geografia?

 

giphy.gif_cid=ecf05e473ahfpytvlxx0r58ftgxfwgwdibap6kg4n7thkvj8&rid=giphyO exercício dessa semana tem a ver com aquele fenômeno da natureza que não é, assim, muito comum no Brasil mas que acontece todos os dias em algum lugar da Terra – o TERREMOTO. Na verdade, temos alguns poucos terremotos no Brasil, entre 15 e 20 por ano, mas como a magnitude é bem pequena (entre 2,0 e 2,5) não sentimos os efeitos causados por eles

 

Mas se eles são comuns em outras partes do mundo, de quantos fenômenos estamos falando? Que tamanho eles têm?

 

Vamos descobrir já!

 

O conjunto de dados contém informações sobre terremotos ocorridos entre os dias 30/07/2021 e 06/082021 (uma semaninha só!).

 

 

 

 

Usando essas informações:

  • Crie um gráfico de barras para mostrar quantos terremotos ocorrem para cada escala de magnitude ("mag").
  • Crie um mapa que localiza esses terremotos.
  • Encontre os cinco países ou regiões com mais eventos sismográficos.

Abraços!

Sylvia
kendi
Bólide
Saqueador
kendi_1-1631653157635.png

 


kendi_0-1631653132936.png

 

Fala pessoal tudo bem?

 

Segue minha contribuição.

Em relação a resposta, no mapa, as minhas cores estão invertidas, maior grau está em vermelho.

 

Comentei as ferramentas que usei e como.

Obrigado pela oportunidade de aprender mais sobre as ferramentas de reporting.

 

91.PNG

 

 

lemuelcastro
Bólide

Segue minha solução!

 

Saqueador
lemuelcastro_1-1631732135702.png

 

 

 

Malvim
Bólide

Hey pessoal! =D

 

Queria deixar um truque pra vocês @nicolascorreiacolombo e @kendi : Pros nomes de Data saírem em português, basta acrescentar um 'pt' ou 'Português' no final da fórmula DateTimeFormat

 

Malvim_1-1631825676463.png

 

No mais foi ótimo apanhar do mapa novamente! haha Eu lembro que a aula interativa de mapas é muito boa, mas se a gente fica sem usar esquece os detalhes!

 

Eu até tinha esquecido que o próprio mapa já faz o agrupamento por blocos, mas isso eu só percebi depois que já tinha usado a ferramenta de Bloco! E melhor que a ferramenta blocos ela 'detalha' inclusive os agrupamentos por 'intervalo' e por 'registros iguais', coisa que a ferramenta Bloco só faz no 'Agrupamento Inteligente'.

 

Ah e @nicolascorreiacolombo , eu tb achei melhor deixar o vermelho pras magnitudes mais altas! Afinal 'Vermelho' é igual a problemas! haha

 

Belo desafio @SylviaP !! Adorei!!

 

 

Saqueador
Malvim_0-1631825494128.png
Malvim_2-1631826829904.png

 

 

Malvim_3-1631826885519.pngMalvim_4-1631826976046.png

 

 

Marcus Alvim

 

 

Fala @Malvim , obrigado pela dica.

 

Acredito que essa opção esteja aparecendo em uma versão mais atual do Alteryx, estou com a 2019.3 e fui testar e não rolou.

 

Qual sua versão?

 

Tem a opção de eu não estar conseguindo mesmo, beleza? hahuahuhuahuaa.

 

Abraço.

 

 

lemuelcastro
Bólide

Ótima dica do idioma da data! 😉

kendi
Bólide

@Malvim ,valeu pela dica!!!

 

Mas aconteceu a mesma coisa que a do @nicolascorreiacolombo, não deu certo. Fala que tem uma quantidade errada de parâmetros para a fórmula DateTimeFormat.

kendi_0-1631833693213.png

Minha versão é 2019.3, igual a do Nicolas.

 

Dei uma olhada na documentação e não encontrei nada falando se é apartir de alguma versão. Só informa que a documentação é da versão 2021.3.

Malvim
Bólide

@kendi  e @nicolascorreiacolombo 

 

De fato, essa opção é a partir da versão 2020.2.

 

Atualizações da versão 2020.2 

 

😃

SylviaP
Moderator
Moderator

Galeraaaaa @kendi @Malvim @lemuelcastro @nicolascorreiacolombo 

Olhei todas as soluções e seguiram um caminho bem parecido.

 

Obrigada Marcus por ter alertado nossos colegas sobre usar o "pt" ou "português" na fórmula para gerar os dias das semana no nosso idioma.

 

Meninos que estão com a versão antiga... A razão de vocês estarem com esta versão é por conta de homologação interna do software? Estou perguntando porque todos os upates do Alteryx são gratuitos e vocês podem baixar anytime. Estamos na versão 2021.3.2.

 

Qualquer duvida me avisem. 😉

Sylvia