Community Spring Cleaning week is here! Join your fellow Maveryx in digging through your old posts and marking comments on them as solved. Learn more here!
Free Trial

Desafios Semanais

Resolva o desafio, compartilhe sua solução e lidere nossa Comunidade!

Desafio #90: Você gosta de serviços customizados por faixa etária?

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá pessoal, tudo bem?

 

Sei que hoje é feriadão aí no Brasil e que muitos devem estar aproveitando para relaxar.

Então que tal um desafio bem simples, leve e rapidinho de resolver?

 

Esse aqui é pra testar as habilidades de quem já sabe muito (te desafio a usar no máximo 3-4 ferramentas) e também as habilidades de quem está aprendendo (pode usar quantas ferramentas quiser pra chegar no resultado)! Esse desafio foi enviado pelo nosso colega @cpmonteiro! Super obrigada Cristiano! 🙂

 

Desafio: Temos um Sr. muito simpático que é dono de uma rede de restaurantes. Ele deseja descobrir a idade média dos clientes que frequentaram dois ou mais restaurantes na última semana. Aproveita e responde também a pergunta do título: "Você gosta de serviços customizados por faixa etária?" ou pra você não faz a menor diferença?

 

PS: Não há informações na caixinha Saída, pois a ideia é você chegar a uma das alternativas do desafio. Não esqueça de colocar sua resposta no modo "Spoiler" ou  "Estraga Prazer". Esse iconezinho com o ponto de exclamação no meio. 😊

 

Bom desafio!

Sylvia
Malvim
Bólide

Hey!

 

 

Segue minha solução:

 

Saqueador
Aqui (arredondadno) deu letra C. média de 43 anos.

Malvim_0-1631112583162.png

 

😃

 

Marcus Alvim

Boa tarde pessoal, tudo bem?

 

Segue minha contribuição utilizando 4 ferramentas.

 

Arredondando é 43.

 

@Malvim top sua solução. Muito bem pensado o count distinct. Acabei usando uma fórmula para unir os nomes.

90.PNG

andreoa
Átomo

 

Olá, 

 

Segue a minha solução.

 

Saqueador
andreoa_0-1631131599760.png

 

Sobre se gosto de serviço personalizado pela idade, pra mim não faz tanta diferença.

 

abs,

 

André

Malvim
Bólide

@nicolascorreiacolombo 

 

Eu confesso que tinha feito igual você pra juntar o nome como sobrenome com medo de surgir algum problema na hora de agrupar por nome e sobrenome separados! Aí deletei a fórmula toll e testei e tava dando certo, então larguei sem mesmo...

 

Mas contei os restaurantes com 'distinct' com medo de ter algum cliente fiel demais pra ter ido exatamente no mesmo restaurante mais de uma vez nas últimas duas semanas! haha

 

 

Marcus Alvim

lemuelcastro
Bólide

Segue minha solução!

3 tools e muito suor.... rsrs (anexo 2)!

Saqueador
lemuelcastro_1-1631194052091.png

 


 

kendi
Bólide

Eu fiquei desde de ontem de manhã tentando achar um jeito de fazer só com 3 tools.

 

Hoje finalmente consegui!!

Não tá a coisa mais limpa mas está valendo. hahaa

 

Saqueador
kendi_1-1631221602856.png

 

SylviaP
Moderator
Moderator

Hahaha! Adorei a parte do suor @lemuelcastro !

Cara, eu NUNCA, JAMAIS, teria a sacada de usar a Fórmula de Múltiplas Linhas com IIF para organizar os clientes e as idades. Bela sacada!

Suei só para entender a solução! 🙂

Sylvia
SylviaP
Moderator
Moderator

Olá @nicolascorreiacolombo e @Malvim 

Olha, eu adorei as duas soluções! 🙂

Esse é bem o tipo de exercício que cai na prova da certificação Core e o intuito é esse mesmo, resolver rápido usando 4 ou 5 ferramentas no máximo.

Mandaram super bem!

Sylvia
SylviaP
Moderator
Moderator

Oi @andreoa sua solução está corretíssima!

 

Em relação a resposta dos serviços personalizados eu não ligo muito também, mas percebo que esse é o grande objetivo das empresas com suas análises de dados - criar cada vez mais aderência dos serviços prestados ao perfil do cliente. 🙂

 

Mas pra falar bem a verdade acho que a gente não liga porque nossos desejos/necessidades estão sendo cada vez melhor atendidos e as empresas estão fazendo isso sem a gente perceber, você concorda? 

 

Abraços!

Sylvia