Free Trial

Desafios Semanais

Resolva o desafio, compartilhe sua solução e lidere nossa Comunidade!

Desafio #84: Participação feminina em jogos olímpicos

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá pessoal, tudo bem?

 

E aí, vocês estão conseguindo acompanhar as Olimpíadas? Confesso que o fuso horário japonês atrapalha um pouco, mas tenho tentado acompanhar nossos brilhantes atletas o máximo que posso.

 

Aliás!!!! Que conquista da nossa pequena gigante Rayssa Leal, né? Eu fiquei muito impressionada e me perguntei várias vezes o que eu estava fazendo aos 13 anos que não estava competindo em uma olimpíada! Hahaha, brincadeiras a parte, eu realmente torci muito por ela!

 

Rayssa Leal.jpg

 

E nosso desafio de hoje trata da participação das mulheres nos jogos olímpicos!

 

Você sabia que a primeira olimpíada realizada em 1896 (Atenas) tinhas apenas atletas do sexo masculino? Outros tempos né pessoal! Atletas mulheres começaram a participar em 1900, mas ainda assim eram excluídas de algumas modalidades. Hoje podemos dizer que para quase todas as modalidades temos participação masculina e feminina! ❤️

 

Nesse desafio vamos voltar um pouco ao passado e examinaremos dados entre 1900 a 1936.

 

Você tem disponível dois conjuntos de dados e dois desafios para solucionar:

  1. Encontrar o número de atletas do sexo feminino que participaram de cada olimpíada no período de 1900 a 1936 e criar uma representação gráfica desses números
  2. Criar um relatório das atletas que receberam medalha nas competições incluindo o ID olímpico, o nome da atleta, o país, a olimpíada que participou, a modalidade, as medalhas recebidas.

Bom desafio!

 

**EDIT**

 

Oi pessoal,

 

Uma coisa que notei foi que nomes de atletas aparecem duplicados na saída final e isso se deve a alguma razões:

  1. A coluna [Nome] ou [País] às vezes não está consistente. Olhe a linhas 8 e 9, parece ser a mesma competidora, com o mesmo tipo de medalha ganha, mas com o campo país marcado de duas formas diferentes.
  2. A atleta pode ter ganho medalhas na mesma modalidade, olhe as linhas 4 e 5. Na base de dados não está claro o tipo de sub-modalidade dentro da natação, por isso não podemos remover IDs duplicados e assumir que se trata da mesma medalha.
Sylvia
lemuelcastro
Bólide

Segue minha solução!

SylviaP
Moderator
Moderator

Gostei muito da sua solução @lemuelcastro!

Depois, dá uma olhadinha em nossa solução para ver como a ferramenta Tabela pode ser configurada para gerar o relatório. 🙂

Sylvia
biosartorelli
Asteroide

Olá pessoal, 

Segue a minha solução. 

 

Abraços!

Bom dia pessoal.

 

Segue minha solução.

 

O que ficou de diferente, foi que eu entendi que a última coluna é a quantidade de medalhas e pelo resultado me pareceu a posição que a pessoa ficou.

 

Muito obrigado!!

SylviaP
Moderator
Moderator

Oi Bianca @biosartorelli tudo bem?

Dei uma olhadinha na sua solução e ela está em parte certa.

Quando você inclui a ferramenta Junção (Join) para juntar o ID Olímpico, de certa forma você está duplicando seus dados e isso gera uma inconsistência na saída.

Super fácil de resolver!

Inclua uma ferramenta Exclusivo (Unique) logo depois da Selecionar (Select) no primeiro conjunto de dados, assim você evita duplicar ainda mais os IDs na saída! 😉

Do resto está tudo certinho!

Sylvia
SylviaP
Moderator
Moderator

Oi Nicolas @nicolascorreiacolombo,

 

Sim você está correto! Pra ser honesta retirei essa coluna da solução porque achei que estava fazendo "zero" sentido.

Os números representam apenas o tipo de medalha, mas não a quantidade. E pra que isso se já temos uma coluna dizendo o tipo de medalha, né?

 

Bom, sua solução ficou correta até... Você incluir a Sumarizar (Summarize) no final. Não precisa dessa ferramenta aí não.

Dá uma olhadinha em dois "edits" que eu fiz no post explicando porque o número 412 está correto. Se você parar ali na Filtrar, tudo fica perfeito!

Obrigada por sua contribuição!

 

PS: Quiz dizer que sua solução está correta, mas por conta de nosso conjunto de dados não estar 100% confiável é melhor não fazermos suposições. 🙂

Sylvia
kendi
Bólide

Esse desafio estava me deixando louco, não conseguia bater com a resposta, tive que olhar a solução para entender o porquê: 

 

Saqueador
o join é para ser feito por posição e não por match. Na minha opinião isso deveria estar indicado de alguma maneira, mesmo que nas entrelinhas. O único indicativo é que as duas bases tem o número de linha. 

Se a intenção era perceber isso, era um desafio mega difícil hahaha, pois só tem 1 solução correta e ele não é nem um pouco evidente. 

Então apesar de a base estar estranha (mesma Atleta com países um pouco diferentes) ela não atrapalha na resolução.

 

Das resoluções que vi,  ninguém fez assim, nem eu.

 

 

Ainda assim discordo da tabela de atletas por olimpíadas, pois foi considerada toda a base no  Summarize, mas há atletas que participaram em mais de uma modalidade e categoria na mesma modalidade, então essa atleta foi contabilizada mais de uma vez, o que eu acho que não deveria ocorrer.

 

Chorada minhas pitangas, vou enviar o que eu consegui fazer:

Saqueador
kendi_0-1633119943692.png

 

 

 

 

SylviaP
Moderator
Moderator

Sim @kendi esse desafio já deu uns bons panos pra manga!

Acho que sua interpretação está super correta, assim como seu fluxo. Na verdade são só maneiras diferentes de tratar/interpretar a base de dados (se quer considerar os duplicados ou não, se quer considerar as diferentes modalidades e por aí vai).

 

Sempre falo que 80% do trabalho está na limpeza da base, nesse caso talvez a pergunta pudesse ser um pouco diferente para não gerar essas divergências, mas eu adorei todas as discussões geradas. 😉

Sylvia
rmassambane
Bola de fogo

84!