Free Trial

Desafios Semanais

Resolva o desafio, compartilhe sua solução e lidere nossa Comunidade!

Desafio #8: Vamos atualizar o mapa do Brasil?

SylviaP
Moderator
Moderator

Oi pessoal,

 

Essa semana nosso desafio é mais do que especial!

Como você deve saber nosso Brasil é o maior país da América do Sul. Algumas expressões como “Massa”, “Super legal”, “Tri legal”, “Maneiro” são faladas por muitas pessoas em estados diferentes e isso, além de outras coisas, faz da gente um país incrivelmente diversificado. Nossas regiões geográficas são únicas e por isso tivemos a ideia de trazer o mapa do Brasil para o desafio dessa semana, portanto se prepare para trabalhar com dados geográficos.

 

O mapa utilizado é um pouco antigo, de 1920, e infelizmente não mostra todos os 27 estados (26 e o Distrito Federal) do nosso país, porém aí é que vem a parte mais interessante. Sua tarefa é usar os dados fornecidos para atualizar o mapa existente e incluir todos os 26 estados mais o Distrito Federal.

 

Além disso, a capital do país foi alterada em 1960, deixando de ser o Rio de Janeiro para ser Brasília. Portanto, sua segunda tarefa nesse mapa de 1920 é atualizar o estado Rio de Janeiro que deve recuperar as terras ocupadas pelo Distrito Federal.

 

Aproveite para acessar a solução do desafio da semana anterior.

 

Boa sorte!

Sylvia
Thableaus
17 - Castor
17 - Castor

Olá,


Segue minha solução. Spatial não é meu forte, mas acho que cheguei na resposta.

 

Saqueador
Desafio Semanal - 8 - Solução.PNG
carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

Fala Galera!

 

Segue minha Solução do desafio. Não está tão bonita quanto a do nosso amigo @Thableaus mas dá pro gasto.

 

To trazendo duas soluções. Uma usa as ferramentas espaciais e a outra não usa ferramentas espaciais (mas usa fórmula com as funções espaciais)

 

Espero que gostem

Saqueador
Capturar.PNG

Abraços

Carlos A Teixeira
SylviaP
Moderator
Moderator

@Thableaus 

OMG! Muito legal sua solução!

Adorei a combinação das ferramentas. 😉

Sylvia
SylviaP
Moderator
Moderator

@carlosteixeira 

Whaaaaat? Sua solução tá linda!

O importante não é a beleza e sim o resultado. 

Valeu Carlão por estar sempre por aqui contribuindo!

Sylvia
damc
Bólide

Compartilhando minha solução.

 

[ ]´s

 

PS: @SylviaP eu só lembro de dar uma olhada no desafio quando eu vejo seu post no feed do Linkedin. Obrigada por postar lá.

 

Saqueador
desafio_8_damc.JPG
FláviaB
Alteryx Community Team
Alteryx Community Team

Obrigada por compartilhar sua solução @damc.

 

Apenas para lembrar que você pode se inscrever na página dos Desafios Semanais (assim como em qualquer outra seção da Comunidade, como o Fórum, Lições interativas, Blog, etc) e receber notificações quando algo novo é publicado. 😉 

 

Na página Desafios Semanais, por exemplo, clique em "Opções" e selecione "Inscrever-se":

 

Screen Shot 2020-03-25 at 8.56.40 AM.png

Flávia Brancato
cpmonteiro
Bola de fogo

Oi,

 

segue minha resposta para o Desafio #8.

 

Atenciosamente,

 

Cristiano Monteiro

damc
Bólide

Feito. Muito obrigada pela lembrança @FláviaB! Nem tinha me tocado nisso.

FláviaB
Alteryx Community Team
Alteryx Community Team

Perfeito @damc. Realmente muita gente esquece que temos essa opção! 😉 

Flávia Brancato