Community Spring Cleaning week is here! Join your fellow Maveryx in digging through your old posts and marking comments on them as solved. Learn more here!
Free Trial

Desafios Semanais

Resolva o desafio, compartilhe sua solução e lidere nossa Comunidade!

Desafio #75: Quantos dias úteis tem o ano de 2021?

SylviaP
Moderator
Moderator

Oi pessoal, tudo bem com vocês?

 

Acho que todo mundo já sabe que temos novas lições na Academia né?

Então se você já está pronto para aprender sobre Modelos Preditivos, corre lá pra ver o que eu preparei para vocês!

 

giphy

 

Nossa desafio de hoje é bem gostoso de fazer e mexe com datas, feriado e dias úteis, um assunto bastante comentado no fórum da nossa Comunidade.

 

Desafio:

 

Olhando para o ano de 2021, seu desafio é criar uma tabela para sua equipe mostrando os dias úteis para esse ano. Dois funcionários seguem a programação de feriados dos Estados Unidos e um funcionário segue a programação de feriados do Brasil. Sua saída deve ser um arquivo Excel mostrando os dias úteis com feriados para os três funcionários.

 

Pergunta bônus: Que país tem mais dias úteis? Brasil ou Estados Unidos?

 

Bom desafio!

Sylvia
Malvim
Bólide

Hey!

 

Engraçado por que passei por essa questão de "tratamento de dias úteis" recentemente aqui no trabalho. Vou até deixar como sugestão pra um próximo desafio no final da resposta.

 

Pra esse desafio eu tentei incrementar de maneira dinâmica a criação de uma coluna pra cada funcionário, a partir da quantidade de funionários especificados por país em uma nova entrada.

 

Saqueador
Malvim_0-1622561183761.png

 
E pra minha surpresa, a pergunta bônus mostra o Brasil com mais dias úteis ("umzinho" a mais) que os Estados Unidos. Talvez seja só esse ano, e por causa de alguns feriados caírem no domingo, mas essa é uma investigação pra uma outra hora...

**Deixo como sugestão um "Transformador para o próximo dia útil". Exemplo: Toda vez que a data de um pedido cair no sábado ou domingo, ela seja transformada pra próxima segunda feira.

 

😃

 

Marcus Alvim

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá @Malvim  esse é o caminho mesmo!

Isso é uma coisa que sempre vejo pergunta na Comunidade, então ótimo você ter deixado a sugestão! :))

Abraços!

Sylvia
atiritan
Asteroide

Feito, exercício muito bom! 🙂

 

Talvez desse para melhorar algumas partes, mas na correria aqui. 

tcruz
Meteoro

Olá, pessoal !

 

Anexo minha solução para este desafio.

 

Obrigado! 😃

 

O horário não deixou eu conseguir pensar em um fluxo mais otimizado asuhasuhashushu

 

Com certeza alguns steps ai foram desnecessários, mas, segue a solução.

SylviaP
Moderator
Moderator

Muito legal comparar a solução de vocês e ver como usaram caminhos diferentes para chegar ao mesmo resultado! 🙂

 

@atiritan  usou mais Junção e União para juntar os dados, enquanto @tcruz usou Encontrar e Substituir, já o @CainãClímaco  deixou de lado a Tabela de Referência Cruzada e só usou Sumarizar! 

 

Obrigada pessoal! Agora toda vez que a gente ver a pergunta "Como eu calculo os dias úteis???", podemos dar o link desse desafio e o usuário pode ter 4, 5, 6 jeitos diferentes! :))

 

Sylvia
RaulVale
Meteoroide

Segue solução!

Me deparo com esse tipo de situação todo dia hehe, como realizo projeções preciso contabilizar apenas dias uteis.

SylviaP
Moderator
Moderator

Oi @RaulVale sua solução está certinha!

Eu faria duas coisinhas, apenas para deixar o resultado final mais assertivo:

 

1) No final da primeira Junção eu desmarcaria as colunas desnecessárias, principalmente as duplicadas.

2) Na segunda Junção eu usaria uma sumarizar para contar os dias úteis por país.

 

Anexei pra você dar uma olhadina.

Obrigada por participar dos desafios.

 

Abraços!

Sylvia
RaulVale
Meteoroide

É verdade @SylviaP, não me atentei que era pra somar todos os dias uteis do ano, pensei que era mes a mes rs.

Obrigado pelas orientações, ficarei atento para as próximas!