Free Trial

Desafios Semanais

Resolva o desafio, compartilhe sua solução e lidere nossa Comunidade!

Desafio #7: Investir em um novo guindaste?

SylviaP
Moderator
Moderator

Oi @mateuslucasxcrsilvei,

Verdade, eu não tinha pensado por esse prisma. Só tinha pensado no tempo em que os dois juntos tinham sido alugados.

Por isso é bom a gente ouvir as recomendações e não apenas ver os números, porque cada um tem uma forma de analisar.

Valeu! 🙂

Sylvia
cpmonteiro
Bola de fogo

Olá,

 

Esse desafio é bem interessante já que envolve a análise dos resultados.

cheguei ao número da solução, mas confesso que olhei a resposta por que não estava batendo em função da questão da continuidade de um ano para outro que não havia pensado. 

 

Quanto a análise, temos 36.6% do tempo onde os dois guindastes estão alugados ao mesmo tempo (405 dias). Não sabemos qual é a demanda, mas considerando que Maximus ficou disponível 283 dias e Tiny Tim ficou em manutenção por 284 dias, eu não recomendaria a compra de um terceiro guindaste. Talvez considerasse a troca do guindaste que dá mais manutenção, e tentaria melhorar a oferta dos serviços para reduzir a disponibilidade, ou seja, dias parados de guindastes.

 

Saqueador
 
 

Capture.PNG

 

 

 

 Capture2.PNG

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá @cpmonteiro.,

 

Obrigada por sua contribuição. Sim, essa questão de carregar uma parte do ano é bem desafiadora. Eu mesma demorei um tempo para responder.

Quanto a sua análise, essa seria minha decisão inicial também, não comprar um novo guindaste, mas como nossos colegas disseram acima, talvez nos falte informações mais detalhadas para uma real decisão.

De qualquer forma, esse é o objetivo, ganhar confiança no uso das ferramentas e exercitar nossas habilidades na análise de dados.

Obrigada mais uma vez!

Boa semana!

Sylvia
Mateus
Asteroide

Iae pessoal!

 

Esse desafio estava muito divertido, pude aprender sobre algumas ferramentas que me ajudarão muito nos próximos exercícios.

 

A minha interpretação a respeito do "Comprar ou não", acredito que seja para "Não". Pois, a soma de dias que os guindastes estão disponíveis (juntos ou não) ultrapassam a quantidade de dias que estão sendo alugados juntos.

 

Contudo, como foi dito pelo pessoal dos comentários (que me ajudaram muito de uma forma involuntária), acredito que seria necessário afunilar essa questão com mais informações. 

 

Abraços!

Malvim
Bólide

Gostei muito da solução do @Thableaus. Não é só ir a fundo na resposta, mas gerar a análise de todos os outros status possíveis. Ficou claro que o problema é melhor analisado quando não olhamos somente pra ele.

Saqueador
Malvim_0-1597958148594.png

 

E lendo a opinião dos colegas me coloco em cima do muro. Acho complicado fazer uma análise de um item tão caro sem mais opções na mesa. Já que se trata de 'comprar' alguma coisa, variáveis incluindo dinheiro teriam que estar presentes para um decisão mas certa.

leo3
Meteoro

Segue minha resolução para esse caso.

SylviaP
Moderator
Moderator

Oi @leo3, tudo bem?

Sua análise está certinha, tenho duas coisinhas para comentar:

 

1) Nosso número de dias não bateu. Na nossa solução os guindastes foram alugados 405 dias, enquanto na sua foram 401. Acho que foi somente um único step na última ferramenta Fórmula que ficou faltando. Dá uma olhadinha e qq dúvida me fale!

2) Eu vi que você usou a Fórmula para formatas as datas. Fantástico! Algumas pessoas não sabem que isso pode ser feito. A outra opção seria usar a Data e Hora mesmo, que pode te ajudar a simplificar. Mas do jeito que você fez está ótimo! 

 

É isso!

Muito obrigada por estar participando por aqui. 🙂

Sylvia

Oi Sylvia, 

Segue mais um.

O Airton ainda não precisa de um 3º guindaste, apenas se surgir uma bela oportunidade de mercado hahahaha

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá @CainãClímaco!

Sim, concordo com sua resposta e seu fluxo mostra por A + B que não seria uma boa hora para comprar outro guindaste, já que ele pode tentar otimizar a utilização dos que já tem e isso seria way less expensive! 🙂

Sylvia

Mais um!

Sobre a avaliação a necessidade de comprar um novo guindaste ou manter o aluguel, não temos dados suficientes para chegar nessa tomada de decisão. Creio que avaliar a data de compra de cada um dos guindastes, o custo da diária, o custo de compra de um novo guindaste e também o preço de cada manutenção seriam fundamentais para essa decisão.

Saqueador
Matheus_Rodrigues_1-1625699291216.png