Free Trial

Desafios Semanais

Resolva o desafio, compartilhe sua solução e lidere nossa Comunidade!

Desafio #7: Investir em um novo guindaste?

SylviaP
Moderator
Moderator

Oi gente, tudo bem?

 

O desafio dessa semana está super legal e um pouquinho diferente dos demais, mas antes de resolvê-lo dá uma olhadinha na solução do exercício da semana passada e veja o que há de diferente em relação a sua solução.

 

Dessa vez quero desafiar seus conhecimentos com análise de dados sobre Data/Hora.

Aí vai!

 

Airton, cuja profissão anterior era gerente de construção civil, decidiu fazer uma transição de carreira e abriu um negócio próprio que aluga equipamentos de construção, como guindastes, empilhadeiras e escaveiradas. Atualmente ele possui apenas dois guindastes, mas tem visto a demanda por esses equipamentos crescer ano a ano. Por isso seu desafio é ajudar Airton a descobrir se ele deve investir em um terceiro equipamento ou não. Baseando-se em suas análises, qual seria sua recomendação para Airton?

 

Desafio: Investir em um novo guindaste?

 

Crie um fluxo de trabalho que mostre quantos dias os dois guindastes foram alugados ao mesmo tempo entre os anos de 2016 e 2018, que são os únicos anos em que ele tem um conjunto completo de dados para os dois guindastes.

 

Dica: se o intervalo for de 04/10/2018 até 07/10/18, são 4 dias.

 

Além do fluxo de trabalho postado, queria também que você escrevesse sua recomendação para nosso empreendedor, afinal de contas, quando analisamos dados, nossas conclusões e recomendações são tão importantes quanto a análise em si.

 

Boa sorte!

Sylvia
alexander1
Átomo

Boa tarde.

 

Segue minha contribuição para a solução.

carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

Fala Galera!!!

 

Segue a minha solução para este desfio.

Acredito que ele 'NÃO' deva comprar um novo guindaste. Se analisarmos que o exercício levou em conta apenas 3 anos em que os guindastes estiveram alugado juntos, 2016 à 2018, ele teve apenas 405 dias de locação simultânea. 

Se contarmos os dias desses 3 anos teremos 1095 dias e eles estevam, simultaneamente alugado apenas 36% do total de tempo total disponível.

Considerando que ainda temos dias em manutenção (55 dias) e dias disponível (60) chegaríamos a um total de 520 dias onde chegaríamos a um total de 47%, dessa forma restariam ainda 53% de tempo a ser locado os 2 simultaneamente.

 

Saqueador
carlosteixeira2005_0-1584386987581.png

 

 

Abraços

 

Carlos A Teixeira
FláviaB
Alteryx Community Team
Alteryx Community Team

Obrigada @alexander1

Aproveito para lembrar que temos também os Desafios Semanais na nossa Comunidade em espanhol caso queira mais diversidade 😉 

Flávia Brancato

Boa noite.

Concordo em parte com o Carlos.

Faltam dados para sabermos se vale a pena. Deixei a solução um pouco diferente.

Não sabemos se havia demanda nas datas que os dois estavam ocupados ou até quando um estava ocupado e outro em manutenção. Também não sabemos calcular quantos dias de ocupação justificam a compra ou não de um novo guindaste.

Segue a solução:

 

lucianosv_0-1584404603498.png

 

Thableaus
17 - Castor
17 - Castor

Olá pessoal,

 

Completei o desafio 7. Dessa vez, sem REGEX! Apenas manipulação de datas e agregações.

 

Saqueador
Desafio Semanal - 7 - Solução.PNG

Achei as contribuições de análise do @carlosteixeira e do @Luciano-Vasconcelos muito interessantes! Acho que é difícil mensurar se ele realmente precisa de um guindaste novo com estes dados. Olhando brutamente os números, eu concordo com o Carlão. Em menos da metade dos dias do período ele teve a ocupação completa dos guindastes. Muitos dias em que pelo menos um guindaste ficou disponível (422 no total). Acho que se houvesse mais variáveis como custo e faturamento, conseguiríamos ter uma conclusão melhor. Além do mais não dá pra saber se o Airton fechava aos finais de semana, por exemplo. Aí o cálculo muito provavelmente seria diferente. No mais, tampouco conheço o negócio de guindastes pra saber se isso é um número bom ou não.

 

Mas o desafio foi legal! Ansioso pelo próximo!

 

Abraços,

SylviaP
Moderator
Moderator

Oi Carlos,

 

Eu, particularmente, também não investiria em um novo guindaste, a priori.

Obrigada por sua contribuição!

Sylvia
SylviaP
Moderator
Moderator

Oi @Luciano-Vasconcelos ,

 

Você tem toda razão, não temos informações mais detalhadas. Porém o que quis exercitar aqui foi mais a questão da argumentação e não apenas os números, pois me deparo com muita gente achando que análise de dados é só apresentar números e relatórios. A gente sabe que não é isso que as empresas esperam. 

Mas concordo em número, gênero e grau contigo, toda vez que vamos fazer uma recomendação o ideal é que tenhamos o cenário completo, com todas as informações que precisamos.

Obrigada por sempre estar por aqui contribuindo!

Sylvia
SylviaP
Moderator
Moderator

Valeu @Thableaus!

Sylvia

Segue minha resposta.

 

Eu indicaria comprar mais um guindaste pois apenas 38% do tempo havia pelo menos um guindaste disponível para alugar.