Free Trial

Desafios Semanais

Resolva o desafio, compartilhe sua solução e lidere nossa Comunidade!

Desafio #67: Especial anos 90!

SylviaP
Moderator
Moderator

Oi gente, tudo bem?

 

Você sabia que durante a pandemia (still in progress!!!) o número de pessoas que jogam videogame aumentou significativamente? Pois é! Tenho certeza de que muitos de nós fazemos parte dessa estatística e, se não a gente, nossos filhos ou parentes.

 

Enfim... Nosso desafio hoje é sobre isso!

 

giphyQuem aqui é “noventista” como eu deve se lembrar dos primeiros consoles: Atari, MasterSystem MegaDrive, GameBoy, SuperNintendo e por aí vai! Você chegou a ir na locadora para alugar game? (Acabei de me denunciar!!!)

 

Desculpe os mais novos, que com certeza conhecem pouco dessa era “antiga”! hahaha

 

Hoje podemos dizer que existem jogos para todas as idades e de tudo quanto é tipo. Se você quer empilhar balas, tem! Se você quer um boneco pulando, tem! Se você quer derrotar invasores, tem! Se você quer que plantas enfrente zumbis, tem! As plataformas também são variadas, é no celular, no console, no tablet, no computador... É tanta coisa que esse post poderia ter três páginas!

 

Massss, como eu não vim aqui pra ficar falando e sim pra desafiar vocês, o desafio desta semana é simples e a única coisa que você deve fazer é analisar o conjunto de dados fornecido e separá-lo em colunas.

 

Pergunta bônus: Que posição ocupa o Mario Kart 7 nas vendas globais?

 

Claro que, se você é um usuário mais avançado, pode fazer uns gráficos, uma análise preditiva dos jogos que mais cresceram e assim por diante.

Sylvia
Malvim
Bólide

Hey!

 

 É sempre bom poder praticar um RegEx! Ansioso pra ver quem mais vai responder pra eu aprender mais RegEx!

 

E eu sou 'noventista', mas eu só tive o super nitendo. É legal ver que tem uns jogos 'da minha época' que ainda fazem sucesso até hoje!

 

@SylviaP  Achei legal o Gif, ele me lembrou o Top Gear, esse jogo me marcou muito. Lembro de 'zerar' ele com meu pai!

 

Saqueador
A 'Regular Expression' que usei pra separar a galera foi essa aqui:
(\d+)(.+)\s(\w+)\s\((\d{4})\)\s\u{3}:(.+)\s\u{3}:(.+)\s\$(.+)\l{7},\s\$(.+)\l{7},\s\$(.+)\l{7},\s\$(.+)\l{7},\s\$(.+)\l{7}

E o Mario Kart 7 ocupa a quadragésima sétima posição!

Malvim_0-1618943073134.png

 



Marcus Alvim

SylviaP
Moderator
Moderator

Hahaha, você noventista @Malvim?

Na verdade você deve ter nascido nos anos 90! \o/

Eu já estava jogando muito MegaDrive nessa época! 🙂

 

Obrigada por sua solução!

Abraços!

Sylvia
ericknishimoto
Meteoroide

Muito legal o tema do desafio 😀

Segue minha solução.

SylviaP
Moderator
Moderator

Gostei de ver hein @ericknishimoto!

Respondeu pergunta bônus e tudo! Valeuuuuu! 🙂

Sylvia

Boa tarde pessoal, tudo bem?

 

Segue minha solução.

 

Esse desafio realmente me fez aprender RegEx! 

 

Acho que usei ferramentas demais rs, mas se puderem avaliar e dizer o que trocariam, será bem legal.

 

Abraço.

Ranyaky-Vilela
Bólide

Oi pessoal, boa tarde. Espero que todos estejam bem!

 

De fato a nostalgia veio a tona.. rsrs

 

Saqueador
Segue a expressão que utilizei:
^(\d{7})(.*?)\s(\w+)\s\((\d{4})\)\s\u{3}:(.*?)\s\u{3}:(.*?)\s[$](\d+.\d+|\d+).*?[$](\d+.\d+|\d+).*?[$](\d+.\d+|\d+).*?[$](\d+.\d+|\d+).*?[$](\d+.\d+|\d+)

RanyakyVilela_2-1629998095875.png

 


 

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá @nicolascorreiacolombo adorei sua solução!

Uma observações (que não interfere em absolutamente nada em sua solução, só para compartilhar mesmo!):

Ali quando você usa a RegEx, você já pode colocar nomes nas colunas geradas, evitando assim usar a Renomeação Dinâmica mais a frente.

🙂

Sylvia
SylviaP
Moderator
Moderator

Muito boa solução @Ranyaky-Vilela, acho que mais curta impossível! 😉

A Filtrar ali matou a pau! 🙂

Muito melhor que nossa solução. 

Sylvia
rmassambane
Bola de fogo

67!