Community Spring Cleaning week is here! Join your fellow Maveryx in digging through your old posts and marking comments on them as solved. Learn more here!
Free Trial

Desafios Semanais

Resolva o desafio, compartilhe sua solução e lidere nossa Comunidade!

Desafio #60: Quantas pessoas fazem aniversário no mesmo dia que você?

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá pessoal, tudo bem?

 

Hoje nosso desafio será no mínimo divertido!

 

Se você estivesse em uma sala agora com mais 23 pessoas qual seria a chance de haver mais uma pessoa com a mesma data de nascimento que a sua?

 

giphy

 

Pois é... Isso se chama “paradoxo de aniversário” e ele simplesmente se refere ao fenômeno de que, se você reunir 23 pessoas em uma sala, as chances de duas pessoas fazerem aniversário no mesmo dia são de 50-50. A gente pode calcular isso facilmente, mas por que não montar e simular centenas de milhares de pessoas em segundos para provar isso?

 

 

 

Desafio:

Construir uma tabela que aumente o tamanho dos grupos de 2 pessoas para 50 pessoas. Em cada um desses tamanhos de grupo, execute 1000 testes aleatórios e veja qual porcentagem de grupos tem pelo menos um conjunto de pessoas compatível. Por que 1000? Teoricamente, quanto mais tentativas você executar, maior será a probabilidade de obter uma porcentagem refinada (por exemplo, jogar uma moeda quatro vezes pode não refletir uma chance perfeita de 50-50 (cara ou coroa), sendo muito mais provável de acontecer perto ou depois de 1000 jogadas).

 

Devido à natureza deste desafio, você precisará gerar seus próprios dados! Fornecemos um exemplo de saída, mas como estamos atribuindo aniversários aleatoriamente, você pode encontrar pequenas diferenças em comparação com a minha resposta.

 

Bônus: Que tamanho de grupo excedeu 75% de chance? E 90% de chance?

Use o modo spoiler para postar seu fluxo e suas respostas.

 

Bom desafio!

Sylvia
fmvizcaino
17 - Castor
17 - Castor

Oi pessoal,

 

Seguindo a ideia de somente utilizar macros quando for realmente necessário, segue o meu monstrinho.

 

Saqueador
fmvizcaino_1-1617121591654.png

 

fmvizcaino_0-1617121439249.png

 

Abs,

Fernando Vizcaino 

SylviaP
Moderator
Moderator

Aêê garoto! Obrigada por sua contribuição @fmvizcaino 

Sabe que esse é o conceito de "parcimônia" né?

Manter o mais simples possível, economizar, poupar!

Sylvia
Malvim
Bólide

Olá!

 

Não consigo fugir das Macros! =P

 

Saqueador
Malvim_0-1617303297156.png
Malvim_2-1617303437723.png

Malvim_1-1617303396163.png

 

Abs, Marcus Alvim

SylviaP
Moderator
Moderator

Oi @Malvim, não há problema nenhum em usar Macros! 

Aliás essa é outra forma bem prática de resolver o exercício.

A única coisa é que fiquei sem saber o que significa a tabelinha que você colocou logo abaixo.

Boa semana pra ti!

 

Sylvia

Segue minha solução.

Não consegui pensar em uma solução muito diferente, então aproveitei para transformar em um App.

Saqueador
Matheus_Rodrigues_0-1617894416765.pngMatheus_Rodrigues_1-1617894434219.png

 

SylviaP
Moderator
Moderator

Uau!!! @Matheus_Rodrigues  Arrasou!

Esse exercício até agora foi respondido por três pessoas com três soluções completamente diferentes.

Fala se o Alteryx não é demais??? Amei! 🙂

Sylvia
kendi
Bólide

Muito bom esse desafio!

Segue minha solução!

 

(admito que depois que terminei vi a solução do pessoal e me deu a ideia de mudar o input da quantidade do grupo de Text Input para Generate Rows)

 

Fluxo e resposta da probabilidade > 75% e 90%

Saqueador
kendi_0-1632745445342.png

 

Macro

Saqueador
kendi_1-1632745508011.png

 

Gráfico

Saqueador
kendi_2-1632745547613.png

 

SylviaP
Moderator
Moderator

Oi @kendi por alguma razão seu fluxo veio quebrado pra mim. Dá uma olhadinha na imagem  abaixo:

 

SylviaP_0-1632864056381.png

 

Sylvia
kendi
Bólide

ixii, vou mandar novamente o package e as macros separadas.