Free Trial

Desafios Semanais

Resolva o desafio, compartilhe sua solução e lidere nossa Comunidade!

Desafio #57: Uma maneira esquisita de marcar pontos

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá pessoal!

Nosso desafio traz hoje a temática de jogo e pontuação!

 

Você já ouviu falar em um jogo chamado Catan? Vou deixar aqui essa dica de um jogo de tabuleiro muiiito legal que combina estratégia, colaboração e competição. Ele lembra o Age of Empires e aqui em casa é nosso preferido! 😉

 

giphyDesafio:

 

Uma turma de amigos se reuniu para jogar na sexta-feira à noite. Porém, não fazendo parte do mundo da análise de dados, eles desenvolveram uma técnica um tanto esquisita para pontuar os ganhadores em cada rodada. No jogo há 5 jogadores (a, b, c, d, e – que representa a primeira letra de seus nomes) e eles jogaram o total de 5 rodadas. Para cada inicial minúscula do nome do jogador, ele ganha 1 ponto e para cada inicial maiúscula, 1 ponto é subtraído da pontuação do jogador. (Exemplo: a=1 e A=-1)

 

 

Até agora eles estão tentando descobrir a pontuação dos jogadores em cada rodada e seus respectivos totais. VOCÊ é o único capaz de usar o Alteryx para descobrir rapidinho quem fez a maior pontuação da noite. E aí, quem é o vencedor? Essa resposta não está no resultado esperado e é um cálculo adicional ue você deverá executar. (Coloque sua descoberta no spoiler!)

 

 

 

Bom desafio!

Sylvia
Thableaus
17 - Castor
17 - Castor

Olá,


Segue minha solução:

 

Saqueador
Thableaus_0-1615301308259.png


Para a pontuação, eu usei o método Tokenize do Regex para separar as letras em linhas, assim ficando mais fácil de contabilizar os pontos
Com relação aos jogadores e as iniciais, eu criei um dataset com as letras maiusculas e incluí no dataset original.
Aí só foi fazer o Join, adicionar uma fórmula pra identificar se era maiúscula ou não (pra contar os pontos corretamente) e utilizar a ferramenta de Cross Tab para somar e ordenar o dataset.

Desafio gostosinho de fazer!

Abraços,

SylviaP
Moderator
Moderator

Muito obrigada @Thableaus!

E quem ganhou a jogatina da noite? 🙂

Sylvia
Thableaus
17 - Castor
17 - Castor

Opa @SylviaP 

 

Esqueci! Segue agora com o ganhador!! 😁

 

Saqueador
É a Elisa, parabéns Elisa 😅

 

Abs,

 

 

Malvim
Bólide

Hey!

 

Essa aqui foi a solução que encontrei:

 

Saqueador
E por aqui a campeã da noite foi a Elisa também! 😃
Malvim_0-1615548637211.png

 

Abraços,

 

Marcus Alvim

 

 

fmvizcaino
17 - Castor
17 - Castor

Oi pessoal,

 

Segue a resposta do meu desafio.

Saqueador
A Elisa foi a ganhadora com 8 pontos.
fmvizcaino_0-1617129635260.png

 

Abs,

Fernando Vizcaino

SylviaP
Moderator
Moderator

Obrigada @fmvizcaino , como sempre, brilhante!

Acho muito legal a simplicidade com que você resolve os desafios. :))

Boa semana!

Sylvia
dougperez
Quasar

Bom dia

 

Segue minha solução para o desafio

 

Saqueador
A Elisa foi a grande ganhadora da noite!
Andressa
Meteoro

Segue minha resolução!

SylviaP
Moderator
Moderator

Isso mesmo @dougperez , a Elisa venceu a jogatina!

Soluções interessantes!

Douglas, ali na ferramenta Selecionar você poderia ter deixado o nome dos jogadores, assim cortaria uma ou duas etapas posteriores.

Mas o que eu mais amo no Designer é isso, a possibilidade de vários caminhos! 🙂

Sylvia