Community Spring Cleaning week is here! Join your fellow Maveryx in digging through your old posts and marking comments on them as solved. Learn more here!
Free Trial

Desafios Semanais

Resolva o desafio, compartilhe sua solução e lidere nossa Comunidade!

Desafio #57: Uma maneira esquisita de marcar pontos

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá pessoal!

Nosso desafio traz hoje a temática de jogo e pontuação!

 

Você já ouviu falar em um jogo chamado Catan? Vou deixar aqui essa dica de um jogo de tabuleiro muiiito legal que combina estratégia, colaboração e competição. Ele lembra o Age of Empires e aqui em casa é nosso preferido! 😉

 

giphyDesafio:

 

Uma turma de amigos se reuniu para jogar na sexta-feira à noite. Porém, não fazendo parte do mundo da análise de dados, eles desenvolveram uma técnica um tanto esquisita para pontuar os ganhadores em cada rodada. No jogo há 5 jogadores (a, b, c, d, e – que representa a primeira letra de seus nomes) e eles jogaram o total de 5 rodadas. Para cada inicial minúscula do nome do jogador, ele ganha 1 ponto e para cada inicial maiúscula, 1 ponto é subtraído da pontuação do jogador. (Exemplo: a=1 e A=-1)

 

 

Até agora eles estão tentando descobrir a pontuação dos jogadores em cada rodada e seus respectivos totais. VOCÊ é o único capaz de usar o Alteryx para descobrir rapidinho quem fez a maior pontuação da noite. E aí, quem é o vencedor? Essa resposta não está no resultado esperado e é um cálculo adicional ue você deverá executar. (Coloque sua descoberta no spoiler!)

 

 

 

Bom desafio!

Sylvia
Thableaus
17 - Castor
17 - Castor

Olá,


Segue minha solução:

 

Saqueador
Thableaus_0-1615301308259.png


Para a pontuação, eu usei o método Tokenize do Regex para separar as letras em linhas, assim ficando mais fácil de contabilizar os pontos
Com relação aos jogadores e as iniciais, eu criei um dataset com as letras maiusculas e incluí no dataset original.
Aí só foi fazer o Join, adicionar uma fórmula pra identificar se era maiúscula ou não (pra contar os pontos corretamente) e utilizar a ferramenta de Cross Tab para somar e ordenar o dataset.

Desafio gostosinho de fazer!

Abraços,

SylviaP
Moderator
Moderator

Muito obrigada @Thableaus!

E quem ganhou a jogatina da noite? 🙂

Sylvia
Thableaus
17 - Castor
17 - Castor

Opa @SylviaP 

 

Esqueci! Segue agora com o ganhador!! 😁

 

Saqueador
É a Elisa, parabéns Elisa 😅

 

Abs,

 

 

Malvim
Bólide

Hey!

 

Essa aqui foi a solução que encontrei:

 

Saqueador
E por aqui a campeã da noite foi a Elisa também! 😃
Malvim_0-1615548637211.png

 

Abraços,

 

Marcus Alvim

 

 

fmvizcaino
17 - Castor
17 - Castor

Oi pessoal,

 

Segue a resposta do meu desafio.

Saqueador
A Elisa foi a ganhadora com 8 pontos.
fmvizcaino_0-1617129635260.png

 

Abs,

Fernando Vizcaino

SylviaP
Moderator
Moderator

Obrigada @fmvizcaino , como sempre, brilhante!

Acho muito legal a simplicidade com que você resolve os desafios. :))

Boa semana!

Sylvia
dougperez
Quasar

Bom dia

 

Segue minha solução para o desafio

 

Saqueador
A Elisa foi a grande ganhadora da noite!
Andressa
Meteoro

Segue minha resolução!

SylviaP
Moderator
Moderator

Isso mesmo @dougperez , a Elisa venceu a jogatina!

Soluções interessantes!

Douglas, ali na ferramenta Selecionar você poderia ter deixado o nome dos jogadores, assim cortaria uma ou duas etapas posteriores.

Mas o que eu mais amo no Designer é isso, a possibilidade de vários caminhos! 🙂

Sylvia