Free Trial

Desafios Semanais

Resolva o desafio, compartilhe sua solução e lidere nossa Comunidade!

Desafio #54: Já podemos viajar?

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá pessoal, tudo bem?

 

Para aqueles que tiveram um feriadão prolongado de Carnaval, espero que tenham aproveitado o descanso. 😊

Aqui no Canadá também tivemos um feriado na segunda-feira. Celebramos o Family Day e tivemos muita neve e muito frio. No domingo chegamos a uma temperatura de -18 e essa semana a friaca continua! 😱

 

Mas que tal começar a semana na quarta-feira com um desafio de nível avançado e que trabalha com análise preditiva? Você conhece a ferramenta Análise de Rede? Pois é dela que você vai precisar. Sua configuração é bastante simples e a parte mais desafiadora será preparar e estruturar os dados para que a ferramenta traga os dados que você quer.

 

Desafio:

Nosso conjunto de dados é composto por dois arquivos: o primeiro contém informações sobre os aeroportos espalhados pelo mundo e o segundo contém as rotas dos aviões saindo desses aeroportos. Seu objetivo é criar uma visualização de todos os voos domésticos (origem e destino) do Brasil usando a ferramenta Análise de Rede. Tenha em mente que como essa ferramenta traz uma visualização interativa, o tempo de processamento pode ser um pouco longo, pois o volume de dados é alto.

 

Usuários iniciantes: Visualize os 100 principais registros.

 

Usuários avançados: Em um primeiro momento analise todos os aeroportos do Brasil com ferramenta Análise de Rede e, em seguida, visualize novamente os aeroportos com maior tráfego (> = 100 graus). Você deve observar cerca de 72 aeroportos.

 

GIF_low.gif

 

Bom desafio a todos!

Sylvia
carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

Fala Galera. Tudo bem?

 

Esse foi dificil, primeiro para entender a ferramenta não é mesmo? Depois para montar os dados, risos 😰

 

Bom aqui vai uma dica.

Eu dei uma olhada aqui: Help > Sample Workflows > Predictive tool samples > Predictive Analysis > 25 Network Analysis Tool

 

Segue minha solução

Saqueador
carlosteixeira2005_0-1614174597713.png

 

 

Abraços

Carlos A Teixeira
SylviaP
Moderator
Moderator

Oi @carlosteixeira, sim essa ferramenta tem umas particularidades, mas você mandou super bem!

Obrigada também por colocar os caminhos de ajuda!

Valeuuu!

Sylvia
Thableaus
17 - Castor
17 - Castor

Olá,

 

Também demorei a entender essa ferramenta e conceito. Legal que o desafio me motivou a procurar um pouco mais sobre análise de redes. É um conceito ainda abstrato pra mim, mas estou entendendo melhor aos poucos.

Segue minha solução!

 

Saqueador
Thableaus_0-1615515974020.png



Basicamente a preparação dos dados é com objetivo de chegar em dois datasets: um com todos os aeroportos únicos que estão envolvidos nas ligações e outro com uma lista "from/to", ou seja, aeroporto de partida e destino. Aí precisa fazer alguns joins, até pensei em usar o código do aeroporto, mas estranhamente tem dois aeroportos no Brasil que possuem códigos diferentes (Santa Maria e Santa Terezinha), então usei o nome do aeroporto mesmo.
A ferramenta é só plugar e bala, sem muita configuração. 

Abraços,

Fala pessoal, como vocês estão?

 

Fiquei muito feliz em realizar esse desafio!!

Pouco tempo atrás, tive a matéria de análise de redes no MBA, e poder realizar esse tipo de análise aqui no Alteryx foi SENSACIONAL.

Nesse desafio além de estudar como funciona a network analysis, utilizei também o arrange (que não utilizo com tanta frequência)

 

54.PNG

SylviaP
Moderator
Moderator

Oi Nicolas @nicolascorreiacolombo,

 

Com um feedback desse eu só posso dizer que estamos no caminho certo! 🙂

Adorei a solução proposta, super consistente. 

Sylvia
rmassambane
Bola de fogo

54