Community Spring Cleaning week is here! Join your fellow Maveryx in digging through your old posts and marking comments on them as solved. Learn more here!
Free Trial

Desafios Semanais

Resolva o desafio, compartilhe sua solução e lidere nossa Comunidade!

Desafio #50: Signo, Star Wars, esporte, comida e bebida... Dá pra gerar alguma conclusão?

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá Comunidade Alteryx,

 

Essa semana teremos algumas novidades relacionadas a Trilha de Aprendizagem. Aguardem para saber mais!

 

A solução do desafio passado está postada e essa semana para comemorar nosso desafio de número 50, temos um exercício pra lá de desafiador!

 

Recentemente, uma pesquisa sobre preferências de consumidores foi realizada pela SurveyMonkey. Os dados foram exportados para um arquivo de Excel, mas infelizmente eles não estavam super confusos para gerar um dashboard no Tableau. Alguém disse "confuso"?

 

 

Nos dados da pesquisa você vai observar que existem grupos repetidos para as categorias Comida, Bebida e Pontos, além de também conter amostras de comidas harmonizadas com bebidas. A solicitação do cliente é separar os dados e criar uma coluna única para cada uma dessas categorias, considerando também os resultados separados das harmonizações entre comida e bebida.

 

Como uma pergunta bônus, você consegue tirar alguma conclusão da pesquisa realizada? Conseguiria fazer um gráfico ou relatório com as principais conclusões?

 

Bom desafio!

Sylvia
Malvim
Bólide

Oi!

 

Adoro quando tenho que usar uma Macro pra facilitar o fluxo! 😃

 

Segue minha proposta:

 

Fluxo:

Saqueador
Malvim_0-1611594643054.png

 

Macro pra tratar os campos 'Harmonização'

Saqueador
Malvim_1-1611594697084.png

 

 

Marcus Alvim

SylviaP
Moderator
Moderator

Oi meu querido @Malvim!

Olha que nossa solução nem tem macro.

Arrasouuuu!

Sylvia
cpmonteiro
Bola de fogo

Olá,

 

os atrasados serão perdoados...

Achei um tempo aqui para responder o desafio e descobri que coxinha com guaraná tem tudo a ver com o Mestre Yoda!

 

Saqueador
cpmonteiro_0-1612357825574.png

 

Aproveitei pra usar umas ferramentas de relatório para os gráficos (Não uso tableau):

 

Saqueador
cpmonteiro_1-1612357896449.png

 

E obtive este resultado:

Desafio semanal_50_cpmonteiro.png

Att,

Cristiano

 

Thableaus
17 - Castor
17 - Castor

Olá,

 

Minha solução utilizou um pouco de REGEX e as ferramentas de transform.

 

Saqueador
Thableaus_0-1615666299586.png


Teve um pouco de diferença com a solução final do exercício pois eu filtrei registros com Pontos nulos, visto que acho que o objetivo é medir a pontuação da harmonização.

No gráfico a conclusão que eu tirei, que não sei se é útil, é que pessoas de 30-39 anos harmonizam melhor a comida. E pessoas de Libra também kkk.

 

Abraços,

SylviaP
Moderator
Moderator

Engraçadinho esses Librianos né @Thableaus ?

Muito obrigada pela solução sempre bem harmonizada com uma explicação. 🙂

Sylvia
LeonardoCouto
Meteoroide

Segue minha solução: 

LeonardoCouto_0-1627492546678.png

 

 

 

Questão Bonus:

 - Melhores comidas disparadas são Coxinha e Churrasco acompanhadas de Guaraná e Skol nas bebidas e essas mesma pessoas gostam em sua maioria do Han Solo e do Yoda.

SylviaP
Moderator
Moderator

Opa @LeonardoCouto mandou muito bem no fluxo e na análise das informações! 🙂

Sylvia
thiago_belarmino
Asteroide

Segue a solução que eu apliquei para este desafio.

 

Um dado interessante que vi aqui é que todas as pessoas que comem churrasco, bebem caipirinha ou skol.

E os que comem coxinha, bebem coca-cola ou guaraná.

E em ambos os casos de comida, independente da bebida de preferência, a maioria gosta do mestre Yoda, curtem vôlei, é do signo de libra e está na faixa de idade de 30-39 anos.

 

 

Saqueador
thiago_belarmino_0-1628339979653.png

 

SylviaP
Moderator
Moderator

Isso é o que chamo de um verdadeiro Data Analyst @thiago_belarmino !

Mandou benzaço, na solução e nas análises! 🙂

Sylvia