Community Spring Cleaning week is here! Join your fellow Maveryx in digging through your old posts and marking comments on them as solved. Learn more here!
Free Trial

Desafios Semanais

Resolva o desafio, compartilhe sua solução e lidere nossa Comunidade!

Desafio #44: Que tal usar interpolação espacial para completar o grid?

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá pessoal,

 

Muito obrigada a todos que participaram do desafio passado e me ajudaram a melhorar o enunciado. A solução está postada é é muito parecida com o que muitos compartilharam.

 

Novamente, atendendo a pedidos, o exercício desta semana apresenta um processo tipicamente usado em análise espacial: a interpolação. Interpol... o quê?

 

Imagem_Post.png

 

Ao abrir o arquivo você verá duas entradas: um polígono representando a ilha de Mauí (já está nevando por aqui, então entendam minha escolha!) e uma tabela de valores que representa as medições de elevação em um grid de 500m x 500m. No entanto, algumas células do grid contêm o valor “zero”. Seu objetivo é usar algumas ferramentas espaciais para interpolar, ou estimar, os valores das células contendo “zero” tomando como base os valores das células vizinhas (ou células circundantes).

 

Primeiro, construa um grid de 500m x 500m ao redor da ilha de Mauí. Em seguida, interpole os valores ausentes usando a média das medições conhecidas das células vizinhas. Use dados das 8 células vizinhas mais próximas. No exemplo abaixo, a vizinhança de uma célula contendo “zero” é destacada em azul e neste caso o novo valor interpolado da célula central seria 61,5. Se um valor “zero” estiver localizado na borda do grid, use apenas as células mais próximas em uma direção cardeal exclusiva, mesmo se 8 valores não forem usados para o cálculo.

 

Imagem 2.png

 

Dica: no grid, a célula Grd37_68 significa que a é coluna 37 e a linha é 68. A ferramenta Criar Grade começa com a coluna 0.

 

Boa sorte!

Sylvia
damc
Bólide

Olá,

 

Encaminho uma proposta de solução.

 

Saqueador
desafio_44_damc.JPG

[ ]´s

 

Malvim
Bólide

Eu não usei 'interpretação espacial', 😬  serve?

 

Saqueador
Malvim_0-1607303858071.png

 

Mas a criação do Grid com a ferramenta espacial me ajudou a achar alguns erros pelo caminho!

Sempre dá ruim inverter linhas com colunas sem querer!

 

Marcus Alvim

Malvim
Bólide

@damc  bem bacana sua lógica simples e eficaz! Eu não ia pensar nessa possibilidade tão cedo! Troco 100 ferramentas minhas por 4 suas! haha

 

😄

cpmonteiro
Bola de fogo

Olá,

 

segue minha proposta de solução:

 

Saqueador
cpmonteiro_0-1607377352377.png

 

Att,

Cristiano

 

 

SylviaP
Moderator
Moderator

Obrigada pelas resposta de vocês!

Adoro ver as soluções como as do @cpmonteiro e da @damc porque soam como músicas aos meus ouvidos de tão organizadas e limpas, parece até música clássica. E adoro ver soluções como as suas @Malvim , que me lembram sempre que o Designer é democrático e permite a qualquer pessoa chegar em uma solução!

Sylvia
damc
Bólide

Obrigada @Malvim!

 

Olha, não troco não, pois sempre tento arrumar um tempinho pra ver como você resolveu. Gosto muito dessa troca, de ver formas diferentes de pensar.

 

[ ]´s e sucesso pra você!

cpmonteiro
Bola de fogo

Haha, de música classica sou praticamente analfabeto, mas nada como uma boa sinfonia.

Eu estava indo por um caminho totalmente diferente e complicado, criando um grid dentro do outro, aí vi no menu aquela ferramenta prontinha no  de distancia dos  vizinhos...

 

Boa @damc  e @Malvim !!

Sds,

 

 

Cristiano

 

 

 

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá @cpmonteiro,

Adorei o uso da ferramenta. Não conhecia essa! 🙂

Sylvia
rmassambane
Bola de fogo

44