Free Trial

Desafios Semanais

Resolva o desafio, compartilhe sua solução e lidere nossa Comunidade!

Desafio #42: Quantos minutos de luz solar ganhamos nos útlimos 30 dias?

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá pessoal, tudo bem?

O desafio da semana passada foi divertido e a solução já está publicada.

 

Bom, aqui no hemisfério norte, onde moro, é aquela época do ano novamente ... As folhas já caíram, os dias estão mais fresquinhos (pra não dizer bem frio!) e a quantidade de luz do dia está ficando cada vez menor. Pra vocês terem ideia, 5 horas da tarde já está escuro!

 

Para quem está no Brasil é completamente diferente! Os dias estão ficando mais longos e quentes. Vocês podem desfrutar de passeios de bicicleta, caminhadas e corridas no parque. Como uma boa paulistana, sinto falta do Ibirapuera, da Avenida Paulista e do metrô. Sim, nosso metrô é espetacular em comparação com os que temos em Toronto (mera opinião!). 😀

 

Sei que essa pandemia talvez deixe esse verão diferente, ao menos no sentido de aglomeração de pessoas nos parques e muitos farão exercícios ao ar livre usando máscaras. Vida que segue!

 

A pergunta que quero fazer nesse desafio é: quanto de luz do dia as pessoas que vivem em São Paulo estão ganhando com a aproximação do verão?

 

Usando os dados de entrada fornecidos, calcule a quantidade de luz do dia para os últimos 30 dias, bem como as diferenças diárias da luz do dia e a diferença total no período de 10 de outubro a 10 de novembro de 2020.

 

* Se desejar usar um conjunto de dados para a sua cidade, você pode baixar os dados referentes ao nascer e pôs do sol no site: https://www.timeanddate.com/astronomy/brazil

 

giphy

 

Bom desafio! 🙂

 

Sylvia
damc
Bólide

@SylviaPnum piscar de olhos o White Christmas estará batendo à sua porta! 🎅

 

Peguei os dados da Cidade Maravilhosa para resolver o desafio.

 

 [ ]´s

 

PS: minha entrada possui uma linha a mais, pois pelo que vi não tem o dia 19/10 no dados de São Paulo.

Saqueador
desafio_42_damc.JPG

 

cpmonteiro
Bola de fogo

Olá,

 

segue minha proposta de solução, mais focada no resultado, com menos colunas auxiliares:

 

Saqueador
cpmonteiro_0-1605724007541.png

 

Atenciosamente,

 

Cristiano.

Malvim
Bólide

Parece que aqui em Brasília estamos ganhando um pouco menos de sol que no Rio e SP. 😃

 

Saqueador
Malvim_0-1605938949270.png

 

Marcus Alvim

SylviaP
Moderator
Moderator

Vocês @Malvim@cpmonteiro@damc A-R-R-A-S-A-R-A-M!

Muito legal terem pego dados de outros lugares!!! Amei!

E sim, meus dias estão curtinhos, curtinhos por aqui. Quando eu pisco já escureceu. Vamos assim até o dia 21/22 de Dezembro, depois os dias começam a alongar de novo.

Mas olha, não pensem que é fácil, porque quando dá 6 da tarde você já pensa que é 10 da noite e quer jantar e dormir. :)))))

Enfim, nada é perfeito né?

 

Muito obrigada novamente por vocês estarem sempre por aqui! ❤️

Sylvia

Segue minha solução:

Saqueador
Matheus_Rodrigues_0-1626272567410.png

 

rmassambane
Bola de fogo

42

dougperez
Quasar

Bom dia!

 

Segue minha solução

Alvimraquel
Asteroide
Saqueador
Alvimraquel_0-1669481897217.png

Utilizei os dados fornecidos no arquivo e observei a falta de dados do dia 19/10. Uma outra observação é que na solução parece não estar incluído o ganho de horas de luz do dia 10/10 para o dia 11/10, deixando a soma de horas de luz em 30 dias com 1h a menos. Além disso, na solução que propus é possível ver o acúmulo de horas desde o primeiro dia até qualquer dia observado.

Aqui está minha proposta de solução!