Free Trial

Desafios Semanais

Resolva o desafio, compartilhe sua solução e lidere nossa Comunidade!

Desafio #35: Aquela pesquisa confusa que a gente adora!

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá pessoal!

 

A solução do desafio passado está postada!

 

Quero agradecer @damc , @cpmonteiro  e @Malvim  por terem contribuído e também me desculpar pela inconsistência do resultado no arquivo inicial. Me desculpem por eu ter deixado vocês de cabelo em pé!

 

O desafio dessa semana deveria ser chamado de "Do pesadelo da preparação de dados ao sonho de uma pesquisa bela e formosa – baseado em fatos reais". Hahaha! Você já vai entender...

 

Uma empresa está organizando um encontro de usuários para o próximo ano e precisa obter informações sobre as necessidades de acomodação e refeição dos participantes. Você está responsável por analisar os dados e passar as informações recebidas para a área de eventos que cuidará de toda a logística. Assim que o prazo para inscrições encerrou, você extraiu o relatório do sistema e... adivinha? Como sempre, elas vieram em um formato confuso e nada amigável!

 

giphy

 

Seu desafio é analisar e organizar os dados de pesquisa para que o nome, sobrenome, área de ocupação e solicitações especiais de cada participante sejam alinhados em um único arquivo e a área de logística possa entender as solicitações de cada um.

 

Um ótimo desafio para quem quer testar uma macro simples!

 

Até mais!

Sylvia
damc
Bólide

Olá,

 

Encaminho uma proposta de solução

 

Saqueador
A minha idéia inicial era de não ter que selecionar as colunas indesejadas e nem renomear os campos manualmente, mas como a lógica que me veio à cabeça para a nomeação automática depende da posição das colunas (as impares são as perguntas e as pares são as respostas) acabei abusando da ferramenta de Texto para colunas...rs

desafio_35_damc.JPG

[ ]´s

 

Malvim
Bólide

Apanhei das Macros, fui sem! Mas vou tentar aprender as macros essa semana só de raiva!

 

Saqueador
Malvim_0-1601469784722.png

 

cpmonteiro
Bola de fogo

Olá,

 

segue minha solução:

Saqueador
cpmonteiro_0-1601477255027.png

 

Att,

 

Cristiano

SylviaP
Moderator
Moderator

Hahaha @Malvim adoro sua persistência! 🙂

Eu também preciso aprender macros! É sempre um calcanhar de Aquiles pra mim.

@damc sabe que sua solução me fez pensar em outros caminhos??? @cpmonteiro e essa solução clean? Não dá pra brincar com você!

Obrigada gente por mais uma vez por estarem aqui comigo. O que seria de mim sem vocês?!

Um beijo!

Sylvia
damc
Bólide

@SylviaP  ❤️❤️❤️ (descobri que agora tem emojis na comunidade 😘)

FláviaB
Alteryx Community Team
Alteryx Community Team

Já que está todo mundo falando das queridas Macros, não deixem de acompanhar a nova série que o @fvilelabr está desenvolvendo para a nossa Comunidade. Já viram o Guia de Introdução à Macros: Parte I

Aproveitem para se inscrever na seção da Base de Conhecimento e receber as notificações quando publicarmos mais novidades. 😉

Flávia Brancato
rmassambane
Bola de fogo

35!

SylviaP
Moderator
Moderator

Uma máquina de responder desafios chamada Rafael @rmassambane ! 🙂

Tudo certinho!

Uma única observação que não muda nada o resultado, mas que pode ser legal para o futuro, tente deixar as colunas sem valores como Nulas e não vazias, porque lembra que o nulo pode ser substituido por algo no futuro (ele funciona como um placeholder), enquanto o vazio é um valor em si.

Mas é só uma pequena observação. 😉

Sylvia