Community Spring Cleaning week is here! Join your fellow Maveryx in digging through your old posts and marking comments on them as solved. Learn more here!
Free Trial

Desafios Semanais

Resolva o desafio, compartilhe sua solução e lidere nossa Comunidade!

Desafio #33: Vamos criar um gráfico interativo?

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá pessoal!

 

Essa semana começou agitada e logo mais teremos novos cursos disponíveis em nossa Academia . Aguardem as novidades!

 

Quero dar boas vindas ao nosso colega @davi_sylvestre que estreou como competidor e também parabenizar @Malvim , @damc  e @Angela_Menegassi  por estarem na lista dos top solvers dos últimos 30 dias. Essa seção só acontece se tivermos pessoas semanalmente contribuindo, então, meu muito obrigada!

 

A solução da semana passada já está postada!

 

_Gráfico_Desafio.pngPara o desafio dessa semana vamos analisar as taxas de emprego de homens e mulheres de um determinado país. O primeiro exercício será navegar na estrutura do arquivo de Excel que possui o cabeçalho um tanto confuso. O segundo, será gerar um gráfico com a porcentagem geral de homens e mulheres empregados formalmente no período de 1968 a 2015. Seu objetivo é tentar replicar o gráfico mostrado na saída, mas fique à vontade para gerar outros gráficos.

 

Para usuários mais avançados, que tal tentar um desafio a mais? Tente calcular a inclinação das taxas de emprego e, aproximadamente, em que ano essas inclinações devem se cruzar, assumindo que o crescimento será linear. Se possível, trace as linhas de tendência no gráfico do relatório também!

 

Se precisar saber mais, dá uma olhadinha na ajuda da ferramenta Gráfico Interativo.

 

Boa sorte!

Sylvia
Malvim
Bólide

Sem a parte avançada ainda... 

 

Saqueador
Malvim_0-1600286014412.png

 

 

damc
Bólide

Olá,

 

Encaminho uma proposta de solução.

 

Fiquei curiosa para saber a solução oficial das linhas de tendência @SylviaP rsrs😃

 

[ ]´s

 

desafio_33_damc.png

 

Saqueador
Confesso que foi uma solução bem preguiçosa  na etapa de cálculo das linhas de tendência, pois retirei manualmente o slope e o intercept dos relatórios das ferramentas de regressão para inserir na ferramenta de fórmula. Em algum momento pretendo revistar para colocar uma caixinha de código R automatizando esse passo 😃
desafio_33_damc_wf.JPG

 

 

cpmonteiro
Bola de fogo

Boa Noite,

 

andei sumido devido a carga de trabalho, que nessa época do ano é puxada pra mim devido ao ciclo de buget da empresa para os proximos tres anos. 

E adivinhe o que eu mais utilizei nestas ultimas semanas?? Alteryx na veia com direito a macros dentro dos fluxos!

Evolui um tanto e organizei meu trabalho!

 

Bem, segue minha proposta de solução:

Saqueador
cpmonteiro_0-1600555802514.png

 

o gráfico principal:

Saqueador
cpmonteiro_1-1600555864237.png

 

O ponto de cruzamento das tendencias lineares:

Saqueador
cpmonteiro_2-1600555929111.png

 

E o gráfico da tendencia linear dos percentuais de trabalho formal:

Saqueador
cpmonteiro_3-1600555993264.png

 

Bom domingo a todos!

 

Cristiano

 

damc
Bólide

Olá,

 

Revisitei a solução que postei anteriormente para colocar o código R que automatiza a construção das linhas de tendência:

Saqueador

desafio_33_damc.JPG

Achei que o tempo de execução ficou bem elevado, então resolvi resolvi testar uma abordagem sem ferramentas preditivas/ código, por se tratar de regressões lineares simples, que roda bem mais rápido:

 

Saqueador
desafio_damc_33_semR.JPG

[ ]´s

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá @Malvim @damc e @cpmonteiro,

 

Olha, dei uma olhada nas soluções e só tenho uma coisa a dizer... Não dá pra brincar com vocês não!!!

Trataram logo de colocar ferramentas preditivas e arrasaram nos gráficos. @cpmonteiro fiquei chocada com o cruzamento das linhas de tendência! OMG, teremos que esperar mais de 100 anos para ter uma equidade de gêneros para empregos formais.

Nossa solução não chegou a ir tão longe e 

 

@damc com relação ao tempo de execução, você tem razão, ficou "elevado" (a gente acha qualquer 2 minutos uma eternidade né?). Na minha máquina eu rodei a primeira vez sem o flag do AMP e demorou 2,03 minutos. Depois fleguei o AMP e demorou 28,3 segundos acredita??? \o/

A mesma coisa ocorrei com o fluxo do @cpmonteiro, na primeira execução demorou 1,13 segundos e na segunda 38.5 segundos.

 

Enfim, só uma constatação de que vale a pena usar!

:))

🙂

 

Sylvia
damc
Bólide

Oi @SylviaP ,

 

Muito obrigada por mencionar o flag do AMP, que eu já tinha ouvido falar mas nunca tinha utilizado.

 

Curiosamente na minha máquina o tempo de processamento do meu fluxo que contém as ferramentas preditivas é praticamente o mesmo com o AMP setado ou não (entre 38 a 40 segundos), mas é um ótimo lembrete pra eu dar um olhada em como essa engine funciona, pois cheguei a salvar alguns artigos e acabei nunca lendo.

 

Bjs

cpmonteiro
Bola de fogo

oi @SylviaP ,

 

fiz o teste do AMP aqui com este desafio e não mudou muita coisa na minha maquina. Deu uns 25s sem AMP e uns 23 com AMP.

Vou  testar com outros fluxos maiores e com mais dados que tenho rodado por aqui. Boa dica!

 

 

rmassambane
Bola de fogo

33