Free Trial

Desafios Semanais

Resolva o desafio, compartilhe sua solução e lidere nossa Comunidade!

Desafio #31: Vamos recriar as joins do SQL no Designer?

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá pessoal, tudo bem?

 

O desafio da semana passada foi muito empolgante e adorei ver como vocês usam as fórmulas de maneira tão assertiva. Quero agradecer @damc, @fmvizcaino, @Malvim e @marcelotr , que contribuíram com suas soluções. Agradecimento especial àqueles que responderam a pergunta bônus, dando sugestões à escola de como dividir melhor os alunos para não haver superlotação. Outro obrigada vai para a @Angela_Menegassi  que junto com a solução sempre posta uma explicação instrutiva. Não menos importante, dá uma olhadinha na nossa solução para ver como resolvemos o desafio.

 

Saqueador
Usamos uma - única - macro!

Bom, agora vamos ao desafio de hoje que é simples pra você que é usuário de SQL (ou pelo menos foi em uma vida passada) e conhece bem as junções ou joins. Olhando a imagem abaixo, sua tarefa será recriar todas as junções SQL com as ferramentas da categoria Junção e as bases de dados fornecidas por nós.

 

Image_Weekly_Challenge.png

Dica: Se você é iniciante e ainda não conhece bem as ferramentas da categoria Junção dá uma olhada nos links a seguir:

 

Boa semana!

Sylvia
fmvizcaino
17 - Castor
17 - Castor

Oi,

 

Segue minha solução,

Saqueador
fmvizcaino_0-1598996248950.png

 

 

Abs,

Fernando Vizcaino

damc
Bólide

Olá,

 

Segue minha solução para o desafio. Como a idéia foi recriar o diagrama dos Joins SQL habilitei a opção sem fio das conexões para não ficar poluído.

 

[ ]´s

 

Saqueador
desafio_31_damc.JPG

@SylviaP apenas um detalhezinho: no diagrama dos joins SQL a junção completa externa está igual à junção interna. Bjs

Malvim
Bólide

 

Saqueador
Malvim_0-1599015088023.png

 

Teia de aranha!

 

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá @fmvizcaino e @Malvim aranha :), adorei o jeito que vocês usaram Junção e União poucas vezes criando os resultados esperados.

@fmvizcaino, só faltou o resultado da Junção completa externa (FULL OUTER JOIN)! Pra continuar reforçando que, sim, eu olho, as soluções de vocês! :-))

Sylvia
SylviaP
Moderator
Moderator

@damc, menina você arrasa muito. Que organização!

Adorei que você usou as conexões sem fio, ficou show!

Quanto à observação não sei se entendi... Você diz que a imagem está igual ou o resultado?

Beijos!

Sylvia
damc
Bólide

Olá @SylviaP, tudo bem?

 

Eu me referia à figura dos Joins que você postou. Marquei nela a questão dos diagramas iguais que comentei. Dá só uma olhadinha: 

 

A figura está certa para a junção interna, mas para a junção completa externa ficar certinha basicamente tem que inverter as cores dela: a interseção dos conjuntos fica cinza e o restante vermelho.

 

figuras.JPG

Beijos

fmvizcaino
17 - Castor
17 - Castor

Oi @SylviaP ,

 

Eu acabei deixando a última opção de fora pois full join e full outer join representam o mesmo agrupamento. 

https://www.dofactory.com/sql/full-outer-join

 

No caso do L + R, não consegui encontrar qual seria o nome dessa junção, acho que foi essa que ficou faltando né?

 

Abs,

Fernando Vizcaino

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá @damc

Obrigada! Tudo corrigido agora! :))

Sylvia

Diver! Tentei deixar um visu mais didático:

Saqueador
__desafio31.JPG

 

Syl, cuida que na imagem que você anexou a junção direita (RIGHT) está igual à junção externa esquerda (LEFT OUTER). 
Uma boa próxima semana pra todo mundo! 🙂