Community Spring Cleaning week is here! Join your fellow Maveryx in digging through your old posts and marking comments on them as solved. Learn more here!
Free Trial

Desafios Semanais

Resolva o desafio, compartilhe sua solução e lidere nossa Comunidade!

Desafio #31: Vamos recriar as joins do SQL no Designer?

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá pessoal, tudo bem?

 

O desafio da semana passada foi muito empolgante e adorei ver como vocês usam as fórmulas de maneira tão assertiva. Quero agradecer @damc, @fmvizcaino, @Malvim e @marcelotr , que contribuíram com suas soluções. Agradecimento especial àqueles que responderam a pergunta bônus, dando sugestões à escola de como dividir melhor os alunos para não haver superlotação. Outro obrigada vai para a @Angela_Menegassi  que junto com a solução sempre posta uma explicação instrutiva. Não menos importante, dá uma olhadinha na nossa solução para ver como resolvemos o desafio.

 

Saqueador
Usamos uma - única - macro!

Bom, agora vamos ao desafio de hoje que é simples pra você que é usuário de SQL (ou pelo menos foi em uma vida passada) e conhece bem as junções ou joins. Olhando a imagem abaixo, sua tarefa será recriar todas as junções SQL com as ferramentas da categoria Junção e as bases de dados fornecidas por nós.

 

Image_Weekly_Challenge.png

Dica: Se você é iniciante e ainda não conhece bem as ferramentas da categoria Junção dá uma olhada nos links a seguir:

 

Boa semana!

Sylvia
fmvizcaino
17 - Castor
17 - Castor

Oi,

 

Segue minha solução,

Saqueador
fmvizcaino_0-1598996248950.png

 

 

Abs,

Fernando Vizcaino

damc
Bólide

Olá,

 

Segue minha solução para o desafio. Como a idéia foi recriar o diagrama dos Joins SQL habilitei a opção sem fio das conexões para não ficar poluído.

 

[ ]´s

 

Saqueador
desafio_31_damc.JPG

@SylviaP apenas um detalhezinho: no diagrama dos joins SQL a junção completa externa está igual à junção interna. Bjs

Malvim
Bólide

 

Saqueador
Malvim_0-1599015088023.png

 

Teia de aranha!

 

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá @fmvizcaino e @Malvim aranha :), adorei o jeito que vocês usaram Junção e União poucas vezes criando os resultados esperados.

@fmvizcaino, só faltou o resultado da Junção completa externa (FULL OUTER JOIN)! Pra continuar reforçando que, sim, eu olho, as soluções de vocês! :-))

Sylvia
SylviaP
Moderator
Moderator

@damc, menina você arrasa muito. Que organização!

Adorei que você usou as conexões sem fio, ficou show!

Quanto à observação não sei se entendi... Você diz que a imagem está igual ou o resultado?

Beijos!

Sylvia
damc
Bólide

Olá @SylviaP, tudo bem?

 

Eu me referia à figura dos Joins que você postou. Marquei nela a questão dos diagramas iguais que comentei. Dá só uma olhadinha: 

 

A figura está certa para a junção interna, mas para a junção completa externa ficar certinha basicamente tem que inverter as cores dela: a interseção dos conjuntos fica cinza e o restante vermelho.

 

figuras.JPG

Beijos

fmvizcaino
17 - Castor
17 - Castor

Oi @SylviaP ,

 

Eu acabei deixando a última opção de fora pois full join e full outer join representam o mesmo agrupamento. 

https://www.dofactory.com/sql/full-outer-join

 

No caso do L + R, não consegui encontrar qual seria o nome dessa junção, acho que foi essa que ficou faltando né?

 

Abs,

Fernando Vizcaino

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá @damc

Obrigada! Tudo corrigido agora! :))

Sylvia

Diver! Tentei deixar um visu mais didático:

Saqueador
__desafio31.JPG

 

Syl, cuida que na imagem que você anexou a junção direita (RIGHT) está igual à junção externa esquerda (LEFT OUTER). 
Uma boa próxima semana pra todo mundo! 🙂