Free Trial

Desafios Semanais

Resolva o desafio, compartilhe sua solução e lidere nossa Comunidade!

Desafio #30: Volta às aulas com novas regras

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá meus queridos usuários!

 

Chegamos ao desafio #30!!!

 

Difícil de acreditar que nossa Comunidade de aprendizagem começou pra valer em Fevereiro e já temos tantas coisas boas pra compartilhar. Sou muito grata por ter gente tão legal comigo nessa trajetória, incluindo vocês todos, é claro!

 

O desafio de hoje é especial e foi feito à seis mãos. Meus colegas @fvilelabr e @Zuccatti participaram dessa jornada comigo (pois posso chamar assim!) até que a solução do desafio estivesse redondinha. Obrigada mais uma vez parceiros! ❤️

 

E pra celebrar esse desafio vou fazer uma chamada para todos os usuários que já participaram aqui pelo menos uma vez. 

Vamos movimentar essa sessão, como nunca fizemos antes!

 

Ai vai a chamada pra todo mundo: 

@alexander1@AlterLuix@CarlosAugusto10050@carlosteixeira@cpmonteiro@damc@dougperez@epdrumond@fabioabr@filipe_quintieri@fmvizcaino@Luciano-Vasconcelos@Malvim@marcelotr@Mateus@mateuslucasxcrsilvei@Matheus_Rodrigues@msam90@r-rossi@Tafarel@Thableaus@VitorPaulino@vroque@Angela_Menegassi 

 

Chega de blá blá blá e vamos lá!

 

O momento em que vivemos não trouxe apenas novas formas de pensar, mas acima de tudo novas formas de agir. Para as crianças, esse novo estilo de vida ainda está nebuloso e as escolas estão tentando saber como as aulas presenciais serão daqui pra frente.

 

Uma escola de Ensino Médio precisa descobrir quantas turmas de cada matéria e nível deverá formar para o reinício das aulas em Setembro. Porém, a Secretária de Educação impôs uma regra de que cada turma não poderá ter mais do que 15 e nem menos do que 10 alunos. Portanto, nesse cenário, quantos alunos por turma e matéria essa escola deverá ter?

 

Bônus: Gosto sempre de trazer um desafio a mais para vocês pensarem. Considerando o número de turmas e os dias da semana, quais são os dias mais movimentados? Que solução você daria para a escola funcionar com metade da capacidade de alunos?

 

Aguardo as soluções mais criativas dos usuários mais queridos dessa Comunidade!

 

Ahhhh, quase me esqueci de dizer que a solução do desafio passado está postada! Quero agradecer imensamente @damc, @Malvim, @Angela_Menegassi , @cpmonteiro e @filipe_quintieri que trouxeram soluções maravilhosas.

 

Mais uma vez obrigada! :))

Sylvia
damc
Bólide

Que bacana o marco comemorativo @SylviaP! Parabéns pra você e para o time envolvido!

 

Segue uma proposta de solução para o desafio.

 

Essa semana uma sinusite raptou minha cabeça e está dose de olhar pro fluxo por muito tempo... assim que eu conseguir negociar o resgate pretendo revisitar para dar uma olhada no desafio adicional...rs

 

PS: alguém sabe dizer se tem como habilitar "dark mode" no Alteryx? Procurei nas opções, mas só consegui alterar a cor do canvas

 

[ ]´s

 

Saqueador
desafio_30_damc.JPG

 

 

FláviaB
Alteryx Community Team
Alteryx Community Team

Obrigada por ainda com a "cabeça raptada" vir aqui participar, @damc! 😉 

 

Quanto ao Dark Mode, ainda não temos a ferramenta específica mas já recomendo que você curta essa ideia que foi sugerida no ano passado para a nossa equipe de produto avaliar com carinho. E sim, a cor do canvas é a alternativa que temos para o momento. 

 

 

 

Flávia Brancato
damc
Bólide

Muito obrigada pelo retorno @FláviaB

 

[ ]´s

fmvizcaino
17 - Castor
17 - Castor

Oi,

 

Segue a minha resposta. 🙂

Saqueador
fmvizcaino_0-1598497672510.png

 

 

Abs,

Fernando V.

Malvim
Bólide

Não consegui chegar na mesma formatação de 'alunos por sala' do que a resposta, mas cheguei em algum lugar certo.

 

Saqueador
Malvim_0-1598505509804.png

 

Sobre o Bônus:

Saqueador
Levando em conta que os dias de maior movimento são segunda e terça, e isso devido as matérias mais populadas que são Português e Matemática, minha sugestão seria associar os dias da semanas ao ano letivo ao invés de manter essa associação com as matérias, espalhando assim português e matemática por todos os dias.
SylviaP
Moderator
Moderator

Olá @damc, espero que esteja se sentindo melhor!

Menina do céu, mesmo com sinusite e tudo arrasou nas fórmulas!

Já adianto que nossa solução tem uma macro! :))

Sylvia
SylviaP
Moderator
Moderator

Olá @fmvizcaino, vi que usou o caminho das fórmulas também.

Ficou muito bom! Eu só daria uma limpadinha para deixar os dados mais clean, mas tirando isso, perfeito!!! :)))

Sylvia
SylviaP
Moderator
Moderator

Olá @Malvim, sim você chegou ao lugar certo com certeza! :)))

Ali na sua última ferramenta Selecionar você traz exatamente o que o exercício pede.

Com relação ao bônus, adorei sua sugestão! Veremos o que nossos colegas vão falar.

Sylvia
fmvizcaino
17 - Castor
17 - Castor

Oi @SylviaP ,

 

Tive uns problemas na validação das fórmulas e acabei terminando muito tarde, quando bateu o resultado fiquei tão feliz que esqueci de limpar os dados hahahaa 😞 mas fico feliz que você tenha baixado o desafio e verificado (achei que ninguém olhava de verdade rs)

 

Segue uma nova versão com a limpeza das colunas e a resposta do desafio adicional.

 

Saqueador
Em relação ao desafio adicional, os dias mais movimentados são segunda e terça-feira. 
Para a escola trabalhando com metade da capacidade de alunos e partindo do pressuposto que a escolha precisa possuir os 3 períodos (matutino, vespertino e noturno) em sua grade, agruparia todas as turmas e matérias de forma a eliminar algum dia da semana (já que temos dias com + de 90 turmas e existem salas suficientes para determinada realocação), com o objetivo de reduzir os custos operacionais da escola.