Free Trial

Desafios Semanais

Resolva o desafio, compartilhe sua solução e lidere nossa Comunidade!

Desafio #29: Data com formato de 12h

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá pessoal, tudo bem?

 

Primeiramente quero agradecer nossos colaboradores do desafio passado @damc  e @Malvim  e aproveito para dizer que a solução está postada. Muito obrigada!

 

Outra coisa é que temos um novo artigo sobre ferramenta Correspondência Parcial (Fuzzy Match) na nossa base de conhecimento. Corre lá pra dar uma olhada, pois sei que muitos são fãs dessa ferramenta.

 

Nosso desafio de hoje é simples, mas tenho certeza de que muitos de vocês já enfrentaram esse problema. Os professores de uma universidade estão preparando o calendário de cursos para os próximos semestres e precisam planejar a utilização das salas de aula de modo que todos os cursos tenham espaço disponível. Como analista de dados, você foi chamado para ajudar nesse planejamento.

 

A universidade envia os horários dos cursos no formato de 24 horas sem separadores, mas os professores querem que você modifique os campos horário de início e horário de término para o formato de 12 horas. Isso significa que se um curso está previsto para terminar as 16h30, ele deve aparecer no calendário como 4h30. Eles também gostariam de saber a duração em minutos de cada aula.

 

Qual a forma mais fácil de resolver o problema?

Sylvia
Malvim
Bólide

Olá @SylviaP!  A descrição do desafio dentro do arquivo ainda está em inglês. 😃

Malvim
Bólide

Não sei se foi a melhor solução... Aguardar o pessoal pra coletar mais ideias!

 

Saqueador
Malvim_0-1597780779988.png

 

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá @Malvim,

Muito obrigada pelo heads-up, já corrigi o arquivo inicial.

E, a propósito, sua solução ficou ótima. Vamos aguardar nossos usuários para ver quais são as outras possíveis soluções.

:))

Sylvia

Ai, Syl, vi o desafio hoje de manhã e fiquei com vontade de brincar também! Pode?

Tentei jogar tudo numa ferramenta Fórmula, pra treinar expressões:

 

Saqueador

29_AM.JPG

 

P.S.: não acredito que já temos quase 30 desafios e eu não tinha tentado nenhum! 

SylviaP
Moderator
Moderator

@Angela_Menegassi preciso dizer que você é mais do que bem-vinda?

Nossa comunidade é muito inclusiva e você pode tentar todos os desafios que quiser!

E BTW, arrasou na solução!

 

Sempre desafio os nossos usuários a usar uma única ferramenta. A Fórmula é uma das queridinhas, junto com Regex!

:)))

Sylvia
damc
Bólide

Olá,

 

Segue minha proposta de solução. Pelo que vi segui o mesmo caminho da @Angela_Menegassi. Confesso que tentei diminuir o número de cálculos necessários, mas a complexidade (e ilegibilidade das fórmulas) estava crescendo bastante, então resolvi voltar atrás...rs

 

[ ]´s

 

Saqueador
desafio_29_damc.JPG
Malvim
Bólide

Era exatamente isso que a @damc  e a @Angela_Menegassi  fizeram que eu queria ver! Pq apanhei nos parâmetros das Fórmulas de data! O que aprendi:

Saqueador
%H%M é o 'jeito certo' na hora do Data Parse. E o %I:%M já faz a conversão direta pro sistema das 12h horas e minutos no Data Format

Obrigado demais!!

Haha, @Malvim, eu não sei isso de cabeça não, sempre tenho que consultar a lista de especificadores das funções de Data e Hora, senão não rola!

Tá aqui: https://help.alteryx.com/current/designer/datetime-functions

 

Sempre me ajuda muito! Abração!

damc
Bólide

É bem por aí... funções de data/hora e de manipulação de string só com a documentação aberta. 

 

[ ]´s

😃