Community Spring Cleaning week is here! Join your fellow Maveryx in digging through your old posts and marking comments on them as solved. Learn more here!
Free Trial

Desafios Semanais

Resolva o desafio, compartilhe sua solução e lidere nossa Comunidade!

Desafio #26: Pegue-me se for capaz!

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá pessoal, espero que todos estejam bem!

 

Primeiro, vamos dar boas-vindas aos estreantes do Desafio Semanal @epdrumond @Mateus sejam bem vindos!

Espero que tenham boas chances de aprender e desenvolver suas habilidades.

 

Segundo, quero agradecer aos nossos contribuidores da semana passada @damc @carlosteixeira @Malvim@epdrumond. Todos vocês acertaram a quantidade de anagramas (24). Fiquem à vontade para fazer o upload de seus fluxos para que tenhamos eles em nosso histórico e outros usuários possam consultá-los futuramente.

 

Agora chega de blá blá blá e vamos trabalhar!

 

De acordo com uma pesquisa da Forbes a preparação de dados constitui, aproximadamente,  80% do trabalho de um profissional da área.

Vocês concordam/discordam? Conte um pouco da sua experiência e das barreiras que você encontra no dia a dia para ter essa etapa resolvida com eficiência. Vou adorar saber!

 

O desafio dessa semana traz uma situação real de um cliente (dos EUA) que possui uma base de dados com vários campos desconhecidos e registros de dados que mudam frequentemente. Nosso cliente também possui uma lista especificando os nomes dos campos, pois a ideia é que esses nomes sejam usados para agilizar o entendimento das informações. Após cada execução deste fluxo de trabalho, os 3 arquivos de entrada são alterados, o que os torna um pouco mais complicado de configurar.

 

Uma dica valiosa: Ao ver campos desconhecidos, pense dinamicamente!

 

Aproveitem para checar o artigo na base de conhecimento sobre a ferramenta Ordenar, uma das minhas queridinhas também.

 

Bom desafio!

Sylvia
Malvim
Bólide

Boa noite!

 

  Não consegui deixar todas as colunas exatamente na mesma ordem que a resposta, mas consegui chegar até o final. Vou esperar as respostas do pessoal pra ver se descubro qual o segredinho!

 

Saqueador
Malvim_0-1595989162976.png

 

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá @Malvim,

Mais uma vez obrigada por sua contribuição! 🙂

Duas coisinhas...

Não tem como a ordem do seu resultado ser a mesma do output, pois esse é um fluxo dinâmico e todas as vezes que você executá-lo ele vai te gerar um resultado diferente.

Você poderia anexar seu fluxo como um pacote Alteryx no formato .yxzp? Assim, podemos ter acesso a todo pacote - dados de entrada e macros.

Obrigada!

 

Sylvia
Malvim
Bólide

Agora sim! Foi até bom pra aprender como que 'criava' .yxzp

Eu tava bem por fora disso!

 

Saqueador
Malvim_0-1596046883731.png

 

😃

damc
Bólide

Olá!

 

Segue minha proposta de solução. Não sei dizer se é a mais otimizada, mas aprendi bastante sobre as ferramentas que usei e os artigos sobre elas foram os meus melhores amigos no processo...rs.

 

Com relação ao pareto que o artigo menciona, em ciência de dados é bem aderente mesmo, se considerarmos a fase de "preparação" como um guarda-chuva para atividades relativas ao entendimento/ transcrição do problema e à obtenção/exploração/escolha/pre-processamento dos dados para inputar nos modelos.

 

A etapa que olha para o problema de negocio é determinante para para as demais e para o sucesso do projeto em si, então não faz muito sentido tentar enxugar o tempo dela. Já na etapa referente aos dados é comum atividades que envolvam repetição/iteração e, na prática, identificar e otimizar esse tipo de atividade é o que me dá margem pra diminuir o tempo gasto na preparação.

 

[ ]´s

 

Saqueador
Lógica da solução: Após obter a lista de colunas em comum ao arquivo de entrada e à lista de nomes, criei com a ferramenta de fórmula uma coluna com os novos nomes e uma coluna auxiliar, indicando com a flag "1" que esses são os campos do dataset de entrada que quero manter. A 1a ferramenta de renomeação dinâmica adiciona a flag à descrição no metadado do dataset de entrada, que por sua vez é usada pela ferramenta de seleção dinâmica. Por fim, a 2a ferramenta de renomeação dinâmica cuida da mudança dos nomes dos campos.

desafio_26_damc.JPG
cpmonteiro
Bola de fogo

Olá,

 

segue minha solução aqui tirando o atraso, mas fiz sem olhar nenhuma das soluções enviadas nem a resposta, pra pensar livremente sem viés.

 

Saqueador
cpmonteiro_2-1598301251241.png

 


 


 

Att,

 

Cristiano

 

 

carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

Fala Galera!!! Responde 3 no dia pode pedir música no Fantástico? kkkkkk

 

Segue mais um pra coleção.

 

Saqueador
carlosteixeira2005_0-1598453298501.png

 

Abraços

Carlos A Teixeira
SylviaP
Moderator
Moderator

@carlosteixeira Pode pedir!

Qualé a múúúúsica? 🙂

Sylvia

Fiquei impressionado na solução oficial! As ferramentas que são Dynamic possuem um poder incrível!

 

Também achei interessante o uso da macro para gerar bases dinâmicas.

 

Saqueador
Matheus_Rodrigues_0-1626731984533.png

 

rmassambane
Bola de fogo

26! Peguei.