Free Trial

Desafios Semanais

Resolva o desafio, compartilhe sua solução e lidere nossa Comunidade!

Desafio #26: Pegue-me se for capaz!

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá pessoal, espero que todos estejam bem!

 

Primeiro, vamos dar boas-vindas aos estreantes do Desafio Semanal @epdrumond @Mateus sejam bem vindos!

Espero que tenham boas chances de aprender e desenvolver suas habilidades.

 

Segundo, quero agradecer aos nossos contribuidores da semana passada @damc @carlosteixeira @Malvim@epdrumond. Todos vocês acertaram a quantidade de anagramas (24). Fiquem à vontade para fazer o upload de seus fluxos para que tenhamos eles em nosso histórico e outros usuários possam consultá-los futuramente.

 

Agora chega de blá blá blá e vamos trabalhar!

 

De acordo com uma pesquisa da Forbes a preparação de dados constitui, aproximadamente,  80% do trabalho de um profissional da área.

Vocês concordam/discordam? Conte um pouco da sua experiência e das barreiras que você encontra no dia a dia para ter essa etapa resolvida com eficiência. Vou adorar saber!

 

O desafio dessa semana traz uma situação real de um cliente (dos EUA) que possui uma base de dados com vários campos desconhecidos e registros de dados que mudam frequentemente. Nosso cliente também possui uma lista especificando os nomes dos campos, pois a ideia é que esses nomes sejam usados para agilizar o entendimento das informações. Após cada execução deste fluxo de trabalho, os 3 arquivos de entrada são alterados, o que os torna um pouco mais complicado de configurar.

 

Uma dica valiosa: Ao ver campos desconhecidos, pense dinamicamente!

 

Aproveitem para checar o artigo na base de conhecimento sobre a ferramenta Ordenar, uma das minhas queridinhas também.

 

Bom desafio!

Sylvia
Malvim
Bólide

Boa noite!

 

  Não consegui deixar todas as colunas exatamente na mesma ordem que a resposta, mas consegui chegar até o final. Vou esperar as respostas do pessoal pra ver se descubro qual o segredinho!

 

Saqueador
Malvim_0-1595989162976.png

 

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá @Malvim,

Mais uma vez obrigada por sua contribuição! 🙂

Duas coisinhas...

Não tem como a ordem do seu resultado ser a mesma do output, pois esse é um fluxo dinâmico e todas as vezes que você executá-lo ele vai te gerar um resultado diferente.

Você poderia anexar seu fluxo como um pacote Alteryx no formato .yxzp? Assim, podemos ter acesso a todo pacote - dados de entrada e macros.

Obrigada!

 

Sylvia
Malvim
Bólide

Agora sim! Foi até bom pra aprender como que 'criava' .yxzp

Eu tava bem por fora disso!

 

Saqueador
Malvim_0-1596046883731.png

 

😃

damc
Bólide

Olá!

 

Segue minha proposta de solução. Não sei dizer se é a mais otimizada, mas aprendi bastante sobre as ferramentas que usei e os artigos sobre elas foram os meus melhores amigos no processo...rs.

 

Com relação ao pareto que o artigo menciona, em ciência de dados é bem aderente mesmo, se considerarmos a fase de "preparação" como um guarda-chuva para atividades relativas ao entendimento/ transcrição do problema e à obtenção/exploração/escolha/pre-processamento dos dados para inputar nos modelos.

 

A etapa que olha para o problema de negocio é determinante para para as demais e para o sucesso do projeto em si, então não faz muito sentido tentar enxugar o tempo dela. Já na etapa referente aos dados é comum atividades que envolvam repetição/iteração e, na prática, identificar e otimizar esse tipo de atividade é o que me dá margem pra diminuir o tempo gasto na preparação.

 

[ ]´s

 

Saqueador
Lógica da solução: Após obter a lista de colunas em comum ao arquivo de entrada e à lista de nomes, criei com a ferramenta de fórmula uma coluna com os novos nomes e uma coluna auxiliar, indicando com a flag "1" que esses são os campos do dataset de entrada que quero manter. A 1a ferramenta de renomeação dinâmica adiciona a flag à descrição no metadado do dataset de entrada, que por sua vez é usada pela ferramenta de seleção dinâmica. Por fim, a 2a ferramenta de renomeação dinâmica cuida da mudança dos nomes dos campos.

desafio_26_damc.JPG
cpmonteiro
Bola de fogo

Olá,

 

segue minha solução aqui tirando o atraso, mas fiz sem olhar nenhuma das soluções enviadas nem a resposta, pra pensar livremente sem viés.

 

Saqueador
cpmonteiro_2-1598301251241.png

 


 


 

Att,

 

Cristiano

 

 

carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

Fala Galera!!! Responde 3 no dia pode pedir música no Fantástico? kkkkkk

 

Segue mais um pra coleção.

 

Saqueador
carlosteixeira2005_0-1598453298501.png

 

Abraços

Carlos A Teixeira
SylviaP
Moderator
Moderator

@carlosteixeira Pode pedir!

Qualé a múúúúsica? 🙂

Sylvia

Fiquei impressionado na solução oficial! As ferramentas que são Dynamic possuem um poder incrível!

 

Também achei interessante o uso da macro para gerar bases dinâmicas.

 

Saqueador
Matheus_Rodrigues_0-1626731984533.png

 

rmassambane
Bola de fogo

26! Peguei.