Community Spring Cleaning week is here! Join your fellow Maveryx in digging through your old posts and marking comments on them as solved. Learn more here!
Free Trial

Desafios Semanais

Resolva o desafio, compartilhe sua solução e lidere nossa Comunidade!

Desafio #24: Fluxo dinâmico ou estático?

SylviaP
Moderator
Moderator

Oi pessoal, tudo bem?

 

A solução para o desafio da semana passada está postada e eu quero agradecer nossos usuários @dougperez , @fabioabr  e @cpmonteiro  que arrasaram nas soluções! Muito obrigada rapazes! Agora precisamos reforçar esse time com presença feminina. 🙂

 

Bom, nosso exercício de hoje é um pouco mais complexo do que os anteriores, massssss, como esse grupo de usuários é fera e adora um desafio, tenho certeza de que vão tirar de letra. E, diga-se de passagem, ele é bem real, daqueles que vemos empresas resolvendo quase todos os dias.

 

Uma organização recebe todo mês um arquivo de entrada como o que está abaixo. Colunas adicionais são incluídas ao arquivo cada vez que ele é extraído, mostrando os dados por semana. Nosso cliente está buscando melhorar sua estratégia de merchandising e precisa de um fluxo de trabalho que organize os dados de forma que o dia final de cada semana seja incluído em uma linha de acordo com a AMD (área de merchandising designada - coluna 1). O fluxo de trabalho precisa permitir que colunas adicionais serão incluídas nos meses posteriores, ou seja, o fluxo precisa ser dinâmico e otimizar o trabalho de nossos analistas de dados.

 

E aí, como você pode ajudar nosso cliente?

 

***Plus (que não precisa estar no seu fluxo): Que área de merchandising teve o maior número de pontos de vendas em uma semana? Que semana foi essa?

 

Se você ainda não conhece bem as ferramentas Tabela de Referência Cruzada e Transpor, esse desafio servirá como um excelente guia para se familiarizar melhor com essas ferramentas. Aproveite para clicar nos links acima e visitar a sessão Domínio de Ferramentas, pois lá você tem uma visão geral e exemplos de como usar com eficiência cada uma delas.

 

Abraços,

Sylvia
cpmonteiro
Bola de fogo

Boa tarde,

 

Esta longe de ser uma solução "elegante" para o problema, mas a idéia aqui é que continue funcionando a medida que se criem novas colunas no relatório dentro deste padrão.

Saqueador
cpmonteiro_1-1594751822922.png

 


 

Parece que existe um erro na Saída enviada junto com o desafio:

Na coluna "Total - Ponto de Venda", para semana de 2016-04-24 o valor está com zero, mesmo que exista valor para  a coluna Ponto de venda - Dentro.

Entendo que deveria ser a soma dos pontos de venda "dentro" e "fora", como propus na minha solução.

 

 

Quanto a pergunta Plus:

Capture.PNG

 

Att,

 

Cristiano

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá @cpmonteiro,

 

Eu diria que antes da solução ser elegante, ela precisa funcionar, e a sua está ótima! 🙂

Porém, quanto ao "erro" na saída apresentada eu diria que aí é que mora a questão, pois se você observar os dados de entrada, a coluna PDV- fora para a semana de 24 de Abril ainda não existe, portanto é impossível fazermos o total de PDVs, a menos que o cliente queira ter essa visão parcial do total, o que a priori não é um requisito.

A ideia é que quando essa coluna entrar, a coluna total seja atualizada com os devidos valores, mas até lá ela é zero mesmo. 🙂🙂

 

Abraços!

Sylvia
Malvim
Bólide

Boa noite! Aqui é Dinâmico!

 

 

Saqueador
Malvim_1-1594874877549.png

 

 

E acabei de perceber que não precisava ter colocado aquele 'Record ID' ali. haha

Acho que eu tive uma ideia no meio do caminho e depois mudei de ideia...

fabioabr
Meteoro

 

Bom dia pessoal,

 

Abaixo seguem a implementação do WF para responder os 2 problemas solicitados.

 

Abraço a todos!!!

 

Saqueador

fabioabr_3-1594993973579.png

 

fabioabr_2-1594993953880.png

 

 

epdrumond
Meteoroide

Bom dia,

 

Segue minha resposta para o desafio.Foto.png

Bem interessante esse ponto de deixar o fluxo dinâmico para possível alterações.
Tive um pouco de dificuldade com o entendimento, principalmente com a leitura dos dados, e não consegui deixar a solução muito diferente da original.

 

Saqueador
Matheus_Rodrigues_0-1626727767784.png

 

rmassambane
Bola de fogo

24!

SylviaP
Moderator
Moderator

Esse deu um trabalhinho hein @rmassambane, mas você tirou de letra! 🙂

Sylvia
bmllima
Asteroide

Resposta!