Free Trial

Desafios Semanais

Resolva o desafio, compartilhe sua solução e lidere nossa Comunidade!

Desafio #24: Fluxo dinâmico ou estático?

SylviaP
Moderator
Moderator

Oi pessoal, tudo bem?

 

A solução para o desafio da semana passada está postada e eu quero agradecer nossos usuários @dougperez , @fabioabr  e @cpmonteiro  que arrasaram nas soluções! Muito obrigada rapazes! Agora precisamos reforçar esse time com presença feminina. 🙂

 

Bom, nosso exercício de hoje é um pouco mais complexo do que os anteriores, massssss, como esse grupo de usuários é fera e adora um desafio, tenho certeza de que vão tirar de letra. E, diga-se de passagem, ele é bem real, daqueles que vemos empresas resolvendo quase todos os dias.

 

Uma organização recebe todo mês um arquivo de entrada como o que está abaixo. Colunas adicionais são incluídas ao arquivo cada vez que ele é extraído, mostrando os dados por semana. Nosso cliente está buscando melhorar sua estratégia de merchandising e precisa de um fluxo de trabalho que organize os dados de forma que o dia final de cada semana seja incluído em uma linha de acordo com a AMD (área de merchandising designada - coluna 1). O fluxo de trabalho precisa permitir que colunas adicionais serão incluídas nos meses posteriores, ou seja, o fluxo precisa ser dinâmico e otimizar o trabalho de nossos analistas de dados.

 

E aí, como você pode ajudar nosso cliente?

 

***Plus (que não precisa estar no seu fluxo): Que área de merchandising teve o maior número de pontos de vendas em uma semana? Que semana foi essa?

 

Se você ainda não conhece bem as ferramentas Tabela de Referência Cruzada e Transpor, esse desafio servirá como um excelente guia para se familiarizar melhor com essas ferramentas. Aproveite para clicar nos links acima e visitar a sessão Domínio de Ferramentas, pois lá você tem uma visão geral e exemplos de como usar com eficiência cada uma delas.

 

Abraços,

Sylvia
cpmonteiro
Bola de fogo

Boa tarde,

 

Esta longe de ser uma solução "elegante" para o problema, mas a idéia aqui é que continue funcionando a medida que se criem novas colunas no relatório dentro deste padrão.

Saqueador
cpmonteiro_1-1594751822922.png

 


 

Parece que existe um erro na Saída enviada junto com o desafio:

Na coluna "Total - Ponto de Venda", para semana de 2016-04-24 o valor está com zero, mesmo que exista valor para  a coluna Ponto de venda - Dentro.

Entendo que deveria ser a soma dos pontos de venda "dentro" e "fora", como propus na minha solução.

 

 

Quanto a pergunta Plus:

Capture.PNG

 

Att,

 

Cristiano

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá @cpmonteiro,

 

Eu diria que antes da solução ser elegante, ela precisa funcionar, e a sua está ótima! 🙂

Porém, quanto ao "erro" na saída apresentada eu diria que aí é que mora a questão, pois se você observar os dados de entrada, a coluna PDV- fora para a semana de 24 de Abril ainda não existe, portanto é impossível fazermos o total de PDVs, a menos que o cliente queira ter essa visão parcial do total, o que a priori não é um requisito.

A ideia é que quando essa coluna entrar, a coluna total seja atualizada com os devidos valores, mas até lá ela é zero mesmo. 🙂🙂

 

Abraços!

Sylvia
Malvim
Bólide

Boa noite! Aqui é Dinâmico!

 

 

Saqueador
Malvim_1-1594874877549.png

 

 

E acabei de perceber que não precisava ter colocado aquele 'Record ID' ali. haha

Acho que eu tive uma ideia no meio do caminho e depois mudei de ideia...

fabioabr
Meteoro

 

Bom dia pessoal,

 

Abaixo seguem a implementação do WF para responder os 2 problemas solicitados.

 

Abraço a todos!!!

 

Saqueador

fabioabr_3-1594993973579.png

 

fabioabr_2-1594993953880.png

 

 

epdrumond
Meteoroide

Bom dia,

 

Segue minha resposta para o desafio.Foto.png

Bem interessante esse ponto de deixar o fluxo dinâmico para possível alterações.
Tive um pouco de dificuldade com o entendimento, principalmente com a leitura dos dados, e não consegui deixar a solução muito diferente da original.

 

Saqueador
Matheus_Rodrigues_0-1626727767784.png

 

rmassambane
Bola de fogo

24!

SylviaP
Moderator
Moderator

Esse deu um trabalhinho hein @rmassambane, mas você tirou de letra! 🙂

Sylvia
bmllima
Asteroide

Resposta!