Community Spring Cleaning week is here! Join your fellow Maveryx in digging through your old posts and marking comments on them as solved. Learn more here!
Free Trial

Desafios Semanais

Resolva o desafio, compartilhe sua solução e lidere nossa Comunidade!

Desafio #23: Tudo junto e misturado, será?

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá pessoal!

 

Semana passada postei um exercício em que desafiei usuários mais experientes a usar apenas uma ferramenta. Veja as soluções postadas.

Quero dar os parabéns ao @carlosteixeira , @fabioabr , @cpmonteiro , @dougperez  que cumpriram o desafio com excelência. Cada um com sua estratégia, mas todos chegaram ao resultado e usando apenas a ferramenta Fórmula (spoiler!). 

 

giphy

 

 

O desafio desta semana é um pouquinho mais complexo e não creio que consigamos usar apenas uma ferramenta. Ou será que podemos?

 

Nosso conjunto de dados contém o endereço completo de alguns estabelecimentos, porém os dados estão em um formato fora do padrão, faltam vírgulas, alguns nomes de cidades são compostos por duas palavras e outros por apenas uma, o que torna nossa análise bem mais complicada.

 

O objetivo deste desafio é criar um fluxo que transformará os dados em uma tabela com colunas separando a cidade, o estado e o CEP.

Aproveitem para conferir o artigo sobre a ferramenta Texto para Colunas que já está disponível em nossa base de conhecimento. Acredito que ela será útil para esse desafio. 🙂

 

Como sempre, estou curiosa para ver as diferentes soluções que vocês encontrarão.

Até mais!

Sylvia
dougperez
Quasar
Saqueador

dougperez_1-1594156713729.png

Segue minha solução! Usei apenas Regex!

SylviaP
Moderator
Moderator

Caracaaaaa @dougperez, arrasou demais!

 

Eu, que não sou super conhecedora de Regex, já teria me perdido na primeira linha. 🙂

A única coisa, bobeira mesmo, e por isso acho que não dá para usar uma única ferramenta, é que a primeira coluna deveria ser excluída para não deixar nosso conjunto de dados poluído. 

Mas estou até agora aqui lendo sua expressão! Arrasou!

 

giphy

 

 

Sylvia
dougperez
Quasar

Verdade, retirar a primeira coluna precisaria de um select hahaha

Eu também não sou super fera no regex, mas estou tentando usar o regex em muitas coisas pra treinar, ele é MUITO útil!!

fabioabr
Meteoro

Olá Pessoal, 

 

Fiz uma baita de uma gambiarra para usar apenas uma ferramenta, mas deu certo. 

 

Saqueador

fabioabr_0-1594219703828.png

 


 

(Na saída existem algumas colunas extras q eu usei como "ponte" para chegar no resultado)

Abs!!

 

cpmonteiro
Bola de fogo

Bom dia,

 

pra mim com uma não deu... um regex bem chatinho mais um select...

 

Saqueador
cpmonteiro_0-1594383623695.png

 

Bom fim de semana!

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá @cpmonteiro e @fabioabr,

 

Mas eu vou falar que esse time de usuários adora um desafio! hahaha

@cpmonteiro amanhã postarei a solução, que definitivamente não é usando uma única ferramenta, então eu diria que solução está excelente!

Obrigada por suas contribuições.

Até mais!

Sylvia
Malvim
Bólide

Usando mil ferramentas pra não usar o RegEx... 

Saqueador
Malvim_0-1595133895531.png

 

 

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá @Malvim esse workflow é um colírio para os meus olhos! hahaha

 

Adoro ver todas as ferramentinhas assim, todas juntinhas, criando essa belezura!

Obrigada por sua contribuição!

Sylvia
Malvim
Bólide

Depois de apanhar um pouco, saiu 'com RegEx', mas não só com ela.

 

Saqueador
Malvim_0-1596057127944.png